Compra do estúdio cinematográfica pela gigante do streaming deixou internautas preocupados com o futuro da indústria Entretenimento, #CNNPop, Cinema, HBO, Netflix, Streaming, Warner Bros. CNN Brasil
A notícia de que a Netflix adquiriu a Warner Bros. e a HBO, divulgada nesta sexta-feira (5), deixou muitos fãs de cinema preocupados com o que isso poderia significar para o futuro da indústria.
Um dos maiores estúdios cinematográficos do mundo acabou de ser comprado pela plataforma de streaming em um acordo exorbitante de US$ 72 bilhões (cerca de R$ 390 bilhões). Internautas levantaram preocupações sobre como isso pode impactar a indústria cinematográfica e a experiência coletiva de sentar na poltrona do cinema para assistir os novos lançamentos.
Quais os planos da Netflix para a empresa que acabou de adquirir? Uma plataforma de streaming vai investir em lançar seus filmes no cinema ou as produções da Warner passarão a ser lançadas diretamente para seus assinantes?
É o fim do lançamento de filmes no cinema?
O comunicado divulgado à imprensa pela Netflix esclarece que pretende manter as operações atuais da Warner Bros, “incluindo os lançamentos de filmes nos cinemas”. Mas isso não quer dizer que tudo deve seguir exatamente da mesma maneira.
Segundo a Variety, o co-CEO da Netflix Ted Sarandos disse que a empresa não se opõe a lançar longa-metragens nos cinemas, mas que deve reduzir o tempo que eles ficam disponíveis em cartaz.
“Não é que tenhamos alguma oposição à exibição de filmes nos cinemas”, disse Sarandos em uma chamada de vídeo com investidores e jornalistas nesta sexta (5). “Minha principal objeção reside nos longos períodos de exclusividade, que não consideramos muito favoráveis ao consumidor.”
“No entanto, quando falamos em manter a HBO em funcionamento, praticamente como está, isso também inclui o contrato de distribuição de filmes com a Warner Bros., que prevê um ciclo de vida que começa nos cinemas, e que continuaremos a apoiar”, disse ele, segundo a Variety.
Segundo Sarandos, é improvável que filmes da Warner Bros. que já estejam sendo produzidos sofram mudanças significativas a curto prazo, mas a Netflix pode mudar os processos de lançamento em produtos futuros.
“Acho que, com o tempo, as janelas de lançamento evoluirão para serem muito mais amigáveis ao consumidor, para que possamos alcançar o público onde ele estiver mais rapidamente…”, acrescentou o co-CEO.

