Mais de 42 mil pessoas foram convocadas para realizar a segunda fase neste domingo (7); concurso público disponibilizará 3.652 vagas Macroeconomia, Concurso público, Enem dos Concursos, Prova, Vagas CNN Brasil
Os candidatos que realizaram neste domingo (7) a prova discursiva do CNU (Concurso Nacional Unificado) 2025, conhecido como “Enem dos Concursos”, agora devem se atentar às próximas datas no cronograma do certame.
Ao todo, o concurso disponibilizará 3.652 vagas, sendo 3.144 para nível superior e 508 para o nível intermediário, distribuídas em 32 órgãos. Mais de 42 mil pessoas foram convocadas para realizar a segunda fase.
As notas preliminares das provas discursivas estarão disponíveis em 23 de janeiro de 2026.
A primeira lista de classificação no CNU será divulgada em 30 de janeiro. O início das convocações para as vagas está previsto para 16 de março, conforme o cronograma oficial.
Veja cronograma
- 23 de janeiro de 2026: Divulgação das notas preliminares da discursiva
- 30 de janeiro: Previsão de divulgação da primeira lista de classificação
- 18 de fevereiro: Resultado definitivo da discursiva e cotas.
- 20 de fevereiro: Listas de classificação e 1ª convocação para confirmação de interesse.
- 21 de fevereiro a 09 de março: Confirmações em três rodadas.
- 16 de março: Início das nomeações e etapas complementares.
Com funciona avaliação
A nota da fase discursiva, realizada pelos candidatos neste domingo, será atribuída à NFP (Nota Final Ponderada), portanto o sistema poderá estipular diferentes pesos para cada etapa. Nesse sentido, cada nível possui um tipo de avaliação diferente:
- No nível superior, metade da nota dependerá do domínio técnico do conteúdo, incluindo precisão conceitual, atendimento ao enunciado e uso correto dos temas dos Conhecimentos Específicos. Já os outros 50% vão avaliar o uso da língua portuguesa, como ortografia, coesão, coerência e estrutura textual;
- No nível intermediário, a qualidade da escrita e a capacidade de argumentação serão os elementos principais para um bom resultado
A nota final corresponde à NPO (Nota da Prova Objetiva) + NPD (Nota da Prova Discursiva). Para os cargos/especialidades que exigem, será somada a NAT (Nota de Avaliação de Títulos).
Divisão de vagas por blocos
As mais de 3 mil vagas disponibilizadas na segunda edição do CNU 2025 estão divididas em 9 blocos temáticos:
- Seguridade Social: Saúde, Assistência Social e Previdência: 789 vagas
- Cultura e Educação: 130 vagas
- Ciências, Dados e Tecnologia: 212 vagas
- Engenharias e Arquitetura: 306
- Administração: 1.172 vagas
- Desenvolvimento Socioeconômico: 285 vagas
- Justiça e Defesa: 250 vagas
- Intermediário – Saúde: 168 vagas
- Intermediário – Regulação: 340 vagas

