B-SUV aumenta nota de segurança no Latin NCAP graças a novo recurso; Renault Kardian tem seis airbags e frenagem autônoma de emergência Auto, Latin NCAP, Renault CNN Brasil
O Renault Kardian teve sua segurança aprovada pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP), obtendo cinco estrelas. A entidade também testou o Volkswagen Taos, que ganhou novamente a nota mais alta após atualizações estruturais e de equipamentos.
O Renault Kardian já havia passado pelos testes em 2024, quando recebeu quatro estrelas. Agora, após modificações promovidas pelo próprio fabricante, o modelo foi reavaliado. A principal novidade foi a inclusão do sistema de Frenagem Autônoma de Emergência para Usuários Vulneráveis das Vias (AEB-VRU), além de melhorias na calibração do pacote de assistência.
O Kardian oferece seis airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) de série, enquanto o AEB é disponibilizado como opcional. O SUV alcançou 83,41% em proteção a ocupantes adultos, 82,92% em ocupantes infantis, 72,96% para pedestres e usuários vulneráveis e 83,78% em assistência à segurança.
O teste de impacto frontal demonstrou comportamento estrutural estável, mas com área dos pés classificada como instável. Em proteção ao peito, o desempenho variou: marginal para o motorista e adequado para o passageiro. Já no impacto lateral, os resultados foram superiores, com atuação eficiente dos airbags de tórax e cortina.
Taos é 5 estrelas
O Volkswagen Taos, produzido no México, já havia sido avaliado em 2021 com cinco estrelas. A reavaliação ocorreu após atualização de projeto, especialmente com mudanças na dianteira, obrigando novas análises relativas à proteção de pedestres e calibração de AEB (frenagem autônoma de emergência). O modelo traz seis airbags, ESC e AEB como itens de série e alcançou um desempenho ainda superior: 90,69% em ocupante adulto, 89,80% em ocupante infantil, 67,67% para proteção de pedestres e 92,15% no índice de assistência à segurança.
Nos testes de impacto frontal, a estrutura permaneceu estável, com área dos pés igualmente segura. Na proteção ao tórax do motorista, o desempenho foi marginal, enquanto o peito do passageiro teve avaliação adequada. No impacto lateral, a proteção foi plena, e no impacto lateral de poste, o desempenho foi classificado como bom para cabeça, pelve e abdômen, e adequado para o tórax. Em ocupante infantil, os resultados foram classificados como completos, tanto no impacto frontal quanto no lateral.
Os resultados do Taos são válidos para unidades produzidas a partir de 28 de outubro de 2024. Para o Brasil, a Volkswagen vai lançar o Taos 2026, previsto para chegar neste mês às concessionárias com visual renovado.

