Ventos de quase 100 km/h devastaram cidades de São Paulo São Paulo, -agencia-cnn-, Ciclone, ciclone extratropical, Nasa CNN Brasil
O satélite meteorológico GOES-19, da Nasa e da NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos), captaram imagens que mostram o tamanho do ciclone que atingiu o Sul Brasil nestes últimos dias.
A imagem mostra um enorme espiral de nuvens na costa sul do país. A formação mostra a dimensão do fenômeno que provocou estragos em diversas cidades.
O vídeo foi capturado nesta quinta-feira (11).
Veja a imagem:
Ciclone: fenômeno com ventos que varreram SP podem ser mais frequentes
Em São Paulo, a ventania provocada pelo ciclone foi considerada histórica, chegou a 98 km/h e durou cerca de 12 horas. Por conta dos fortes ventos, linhas de transporte foram interrompidas, mais de mil quedas de árvores foram registradas e parques foram fechados temporariamente.
Nas áreas operadas pela Enel, o pico de clientes sem energia chegou a 2,2 milhões.
Além disso, as condições climáticas também causaram danos à rede elétrica e lentidão no trânsito. Os aeroportos de Congonhas e Guarulhos também foram afetados e chegaram a ter mais de 540 voos impactados.
No interior, um homem morreu após o deslizamento de um imóvel, nesta quarta-feira (10), em Campos do Jordão. Quatro pessoas ficaram levemente feridas em diferentes ocorrências envolvendo galhos e árvores caídas.
Em Santa Catarina os ventos chegaram a 80 km/h. Na terça-feira (9), um casal e um bebê foram encontrados sem vida após as fortes chuvas que atingiram a cidade de Palhoça.
São Paulo em caos: cidade falha diante das mudanças climáticas
*Sob supervisão de AR.

