Casa Branca diz que presidente está frustrado com os dois lados e ainda avalia se enviará representantes para conversas na Europa neste fim de semana Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Guerra Rússia-Ucrânia CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que os Estados Unidos enviarão um representante para participar de negociações na Europa sobre a Ucrânia neste fim de semana se houver uma boa chance de avançar em um acordo de cessar-fogo.
“Vamos ver se participaremos ou não da reunião”, disse Trump a repórteres no Salão Oval. “Estaremos participando da reunião no sábado, na Europa, se acharmos que há uma boa chance. E não queremos perder muito tempo se acharmos que é algo negativo.”
Mais cedo, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, havia dito que “o presidente está extremamente frustrado com os dois lados desta guerra e está cansado de reuniões apenas por fazer reunião”.
A Ucrânia está sob pressão dos Estados Unidos para garantir uma paz rápida, mas resiste a um plano apoiado pelos EUA proposto no mês passado, que muitos consideram favorável à Rússia.
Trump conversou por telefone na quarta-feira com os líderes da França, Alemanha e Reino Unido e disse depois que teve uma troca intensa com eles, incluindo sobre as perspectivas para as negociações na Europa neste fim de semana.
“Ele quer ações para que esta guerra chegue ao fim, e o governo passou mais de 30 horas, somente nas últimas semanas, reunindo-se com os russos, os ucranianos e os europeus. Vamos ver sobre as reuniões deste fim de semana, então fiquem atentos”, disse Leavitt.

