Mensagens de texto e áudios mostram técnico fazendo cobranças para reativar o fornecimento; ele será investigado por corrupção passiva São Paulo, -agencia-cnn-, Enel, Prisão, São Paulo (capital) CNN Brasil
Um funcionário da Enel, concessionária de energia elétrica da Grande São Paulo, foi preso em flagrante por cobrar R$ 2.500 para restabelecer o fornecimento de energia de estabelecimentos comerciais na Vila Mariana, zona Sul de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (11).
Mensagens de texto e áudios que a CNN Brasil teve acesso mostram a dinâmica do golpe. Nas mensagens, o funcionário cobra um dos comerciantes a respeito do valor solicitado para reativar a eletricidade.
SP tem falta de luz pelo 3° dia seguido; mais de 800 mil seguem sem energia
Ele afirma que só faria o serviço depois que o rapaz fizesse a transferência bancária. O técnico chega a dizer que se ele não desse o dinheiro, iria pegar o caminhão e ir embora.

Um vídeo divulgado pelo subprefeito da Vila Mariana, Rafael Minato, mostra o momento em que a prisão ocorre. O político se passou por um comerciante da avenida Sena Madureira e questionou o que precisava ser feito para que a luz de seu estabelecimento fosse religada.
No vídeo, o técnico conta que pediu o dinheiro pois teria que se deslocar até uma outra rua, que não seria a do seu serviço original. “Meu ‘trampo’ é aqui, para ir ali vou cobrar”, diz ele.
Veja o momento da prisão
Procurada, a Enel afirmou que qualquer exigência de pagamento para reparos na rede elétrica está fora das regras de conduta da companhia e que, em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com os canais de atendimento da empresa.
Enel cita evento atípico e evita previsão para volta total de luz em SP
Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) afirmou que o funcionário será investigado por corrupção passiva. A prisão em flagrante foi ratificada, e o caso segue sob investigação pelo 16º DP.
Áudios, vídeos e demais provas apresentadas foram anexadas ao inquérito. Por se tratar de crime cuja pena máxima supera quatro anos de reclusão, não foi arbitrada fiança na delegacia.
São Paulo segue sem energia elétrica
Pelo terceiro dia consecutivo, a Grande São Paulo amanheceu com grande parte da população sem energia elétrica. De acordo com a Enel, neste momento são mais de 700 mil clientes que ainda não tiveram o abastecimento restabelecido pela Enel nesta sexta-feira (12).
Em nota, a companhia informou que, em certas localidades, o restabelecimento é mais complexo por envolver a reconstrução da rede, substituição de postes, transformadores e, em alguns casos, a recondução de cabos quilométricos.
Reconstruir fiação é muito complexo, diz Enel após falta de energia em SP
A empresa informou, ainda, que restabeleceu a energia para 1,8 milhões, dos 2,2 mi de clientes que foram afetados pela falta de luz, e que segue trabalhando para a retomada completa em todo o estado.
Devido ao ciclone extratropical que atingiu o estado nos últimos dias, SP enfrentou as consequências geradas pelo fenômeno.
Foram registrados, desde segunda-feira (8), mais de 1.600 chamados para queda de árvores, além de trânsito intenso, falhas no transporte público e falta de energia.

