Conselho Europeu se reúne em Bruxelas para debater o conflito no leste europeu; Kiev receberá empréstimo de 90 bilhões de euros para o período de 2026-2027 Internacional, França, Guerra da Ucrânia, Ucrânia, União Europeia CNN Brasil
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, anunciou nesta sexta-feira (19), no horário local, que o bloco havia chegado a um acordo para fornecer 90 bilhões de euros (US$ 105,5 bilhões) em apoio à Ucrânia para o período de 2026-2027.
“Chegamos a um acordo”, escreveu o presidente em seu perfil no X. “A decisão de conceder 90 mil milhões de euros em apoio à Ucrânia para 2026-2027 foi aprovada. Nos comprometemos e cumprimos o nosso compromisso.”
O chanceler alemão Friedrich Merz confirmou o acordo.
“O pacote financeiro para a Ucrânia está definido. Conforme solicitado, inclui um empréstimo sem juros de 90 bilhões de euros. A Ucrânia só terá que reembolsar esse empréstimo se receber uma indenização da Rússia. Como sabem, nós, europeus, já decidimos na última sexta-feira congelar os ativos russos e mantê-los congelados até que a Rússia pague a indenização”, disse Merz.
*em atualização

