Durante a ação em São Paulo houve troca de tiros, um suspeito foi atingido e morreu São Paulo, -agencia-cnn-, Operação, Operação policial, São Paulo (capital), São Paulo (estado) CNN Brasil
Uma operação policial ocorreu nesta sexta-feira (19) na Favela do Moinho, região central de São Paulo, com alvo em endereços ligados ao traficante Leonardo Monteiro Moja, conhecido como Leo do Moinho ou Leo Moja, que está preso desde 2024.
Segundo informações que a CNN Brasil obteve com a Polícia Militar, uma pessoa foi baleada e morreu após ser socorrido para a Santa Casa – a identidade ainda não foi divulgada.
O objetivo da ação é cumprir mandado de busca e apreensão.
Além de ser chefe da facção na favela do Moinho, localizada entre os trilhos de trem da Linha 8-Diamante no centro de São Paulo e próxima da Cracolândia, Leo também operava na Baixada Santista e era da “sintonia” da PCC.
A Polícia Militar de São Paulo informou à CNN Brasil que as equipes participantes da operação são a 3ª CIA do 3°CHOQUE e a 77 DP.
Alvos da operação
Os suspeitos teriam ligação com a família Moja e a atuação do PCC (Primeiro Comando da Capital) na Favela do Moinho. Leonardo Moja é suspeito de liderar a facção no local. Moja está preso desde agosto do ano passado.

O líder, segundo as investigações, utilizava uma complexa estrutura de imóveis e estabelecimentos comerciais na comunidade para facilitar o tráfico de drogas e disfarçar a lavagem de dinheiro, garantindo a continuidade do domínio do PCC na área.
A família Moja cobrava propina de famílias envolvidas em acordos de reurbanização com a CDHU, condicionando a liberação de cadastros e assinaturas ao pagamento exigido.
A Favela do Moinho é definida pelo MPSP como um ponto estratégico que auxilia como “fonte de abastecimento de drogas e centro de comando”, sendo vital para a organização do PCC na região central da capital paulista.

