Ravi, filho de 1 ano de Viih Tube e Eliezer, precisou de cirurgia após encostar em motor quente de buggy Saúde, Bebês, Crianças, Queimaduras CNN Brasil
A influenciadora Viih Tube, 25, chamou atenção ao contar que o filho, Ravi, 1, foi internado e passou por cirurgia na noite de domingo (21) após sofrer queimaduras de segundo grau. O bebê, que é fruto de seu relacionamento com Eliezer, 35, se acidentou ao encostar a mão no motor quente de um buggy.
O caso acendeu o alerta aos pais sobre possíveis acidentes com os filhos durante o período de férias. No Brasil, cerca de 1 milhão de pessoas sofrem com queimaduras, sendo que 70% delas ocorrem dentro de casa.
A queimadura de segundo grau, como aconteceu com Ravi, é aquela que atinge a camada mais superficial da pele (epiderme) e parte da camada mais profunda (derme). Elas costumam apresentar bolhas, vermelhidão intensa, inchaço, dor e pele com aspecto úmido ou brilhante.
De acordo com Diogo Perrone, cirurgião plástico do Grupo Prontobaby e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, as queimaduras de segundo grau são potencialmente mais graves em crianças e bebês.
“Isso acontece porque a pele é mais fina, então a lesão pode ser mais profunda do que parece; há maior risco de perda de líquidos, levando à desidratação; o risco de infecção é maior; existe maior chance de cicatrizes e retrações, que podem prejudicar o crescimento e a função”, explica. “Além disso, uma área relativamente pequena pode representar uma grande porcentagem do corpo”, acrescenta.
Como fazer os primeiros socorros?
Ao sofrer uma queimadura, a criança deve ser socorrida imediatamente. Em casa, os primeiros cuidados incluem resfriar a área com água corrente fria por cerca de 15 a 20 minutos. As roupas próximas à área devem ser retiradas, assim como os acessórios, caso não estejam grudados na pele.
Também é importante não estourar as bolhas, nem passar pomadas caseiras, pasta de dente, manteiga ou café, pois podem piorar os sintomas e causar infecções. Em seguida, deve-se cobrir a área com gaze limpa ou pano limpo até procurar atendimento médico.
Como tratar?
De acordo com Perrone, o tratamento de queimaduras de segundo grau em crianças depende da extensão, profundidade e localização da queimadura. “Geralmente, inclui limpeza cuidadosa da ferida, curativos adequados, controle rigoroso da dor, hidratação adequada e acompanhamento frequente”, explica.
Em alguns casos, pode ser necessária a cirurgia de desbridamento, a qual Ravi foi submetido. “O desbridamento é um procedimento cirúrgico no qual o médico remove tecidos mortos ou contaminados da queimadura”, afirma. “Ele é necessário quando há tecido necrosado que impede a cicatrização; quando existe infecção ou alto risco de infecção; quando a queimadura é mais profunda do que aparenta, e quando a ferida não evolui bem com tratamento clínico”, explica.
O objetivo é limpar a ferida, reduzir infecção e preparar o leito para cicatrização ou enxerto de pele, quando indicado, segundo o especialista.
“O mais importante é que o tratamento seja feito precocemente e por equipe especializada, para reduzir complicações e garantir a melhor recuperação possível”, alerta Perrone. “Queimaduras em crianças nunca devem ser subestimadas. Quanto mais rápido for o atendimento adequado, menores são os riscos e melhores os resultados.”
Viih Tube revela importância de Lua na introdução alimentar de Ravi

