By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Tailândia e Camboja assinam cessar-fogo após semanas de confrontos 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Tailândia e Camboja assinam cessar-fogo após semanas de confrontos 
outros

Tailândia e Camboja assinam cessar-fogo após semanas de confrontos 

Última atualização: 27 de dezembro de 2025 04:07
Published 27 de dezembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Combate durou 20 dias, matou pelo menos 101 pessoas e deslocou mais de meio milhão em ambos os lados da fronteira  Internacional, Ásia, Camboja, Cessar-fogo, Tailândia CNN Brasil

Contents
Leia maisTailândia contraria Trump e promete continuar lutando contra o CambojaTrump sinaliza mediação entre Tailândia e Camboja após novo confrontoPremiê da Tailândia diz que vai falar com Trump sobre conflito na fronteiraIntervenção de Trump

Tailândia e Camboja concordaram neste sábado (27) em interromper semanas de intensos confrontos na fronteira, os piores combates em anos entre os países do Sudeste Asiático, que incluíram missões de caças, troca de foguetes e bombardeios de artilharia.

“Ambos os lados concordam em manter as atuais posições das tropas, sem novos deslocamentos”, disseram seus ministros da Defesa em uma declaração conjunta sobre o cessar-fogo, que entrou em vigor ao meio-dia (2h, no horário de Brasília).

Leia mais

  • Tailândia contraria Trump e promete continuar lutando contra o Camboja

    Tailândia contraria Trump e promete continuar lutando contra o Camboja

  • Trump sinaliza mediação entre Tailândia e Camboja após novo confronto

    Trump sinaliza mediação entre Tailândia e Camboja após novo confronto

  • Premiê da Tailândia diz que vai falar com Trump sobre conflito na fronteira

    Premiê da Tailândia diz que vai falar com Trump sobre conflito na fronteira

“Qualquer reforço aumentaria as tensões e afetaria negativamente os esforços de longo prazo para resolver a situação”, afirma o comunicado divulgado nas redes sociais pelo Ministério da Defesa do Camboja.

O acordo, assinado pelo ministro da Defesa da Tailândia, Natthaphon Nakrphanit, e por seu homólogo cambojano, Tea Seiha, encerrou 20 dias de combates que mataram pelo menos 101 pessoas e deslocaram mais de meio milhão em ambos os lados da fronteira.

Os confrontos foram retomados no início de dezembro após o colapso de um cessar-fogo que havia sido articulado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pelo primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, para interromper uma rodada anterior de violência.

Há mais de um século, Tailândia e Camboja disputam a soberania em vários pontos não demarcados ao longo de sua fronteira terrestre de 817 quilômetros — uma disputa que ocasionalmente explode em escaramuças e confrontos armados.

O cessar-fogo mais recente será monitorado por uma equipe de observadores da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), além de haver coordenação direta entre os dois países, afirmou Natthaphon.

“Ao mesmo tempo, no nível político, haverá comunicação direta entre o ministro da Defesa e o chefe das Forças Armadas de ambos os lados”, disse ele a repórteres.

Intervenção de Trump

As tensões latentes entre os dois países chegaram ao auge em julho deste ano, quando os vizinhos entraram em confronto por cinco dias ao longo de partes da fronteira, deixando pelo menos 48 mortos e 300 mil deslocados antes de Trump intervir para viabilizar uma trégua.

Esse cessar-fogo desmoronou no início de dezembro, com ambos os lados se acusando mutuamente de ações que levaram à retomada dos confrontos.

Desde que o conflito recomeçou, nem Anwar — atual presidente da ASEAN — nem Trump conseguiram costurar um novo cessar-fogo, à medida que os combates se espalharam de regiões florestais próximas ao Laos para províncias costeiras no Golfo da Tailândia.

As novas negociações ocorreram após uma reunião especial, na segunda-feira, de ministros das Relações Exteriores do Sudeste Asiático em Kuala Lumpur, seguida por três dias de conversas entre as partes em conflito em um posto fronteiriço, onde os dois ministros da Defesa se encontraram no sábado.

Na declaração conjunta, os ministros concordaram com o retorno das pessoas deslocadas das áreas de fronteira afetadas e também destacaram que nenhum dos lados usará força contra civis.

A Tailândia também devolverá 18 soldados cambojanos sob sua custódia desde os confrontos de julho, caso o cessar-fogo seja plenamente mantido por 72 horas, segundo o acordo.

O pacto firmado no sábado, no entanto, deixou claro que não afetará as atividades de demarcação de fronteira em andamento entre os dois países, deixando a resolução das áreas disputadas ao longo da fronteira a cargo dos mecanismos bilaterais existentes.

“Guerras e confrontos não deixam felizes nem os dois países nem os dois povos”, disse o marechal do ar tailandês Prapas Sornjaidee a repórteres. “Quero enfatizar que o povo tailandês e o povo cambojano não estão em conflito entre si.”

 

You Might Also Like

Lula ironiza plano de Flávio Bolsonaro para 2026: “Não desista”

Sister desmaia, Quarto Branco do BBB 26 é encerrado e reforça tese de tortura da imprensa internacional; saiba o que aconteceu

Porto x Vitória: onde assistir, arbitragem e prováveis escalações do confronto da terceira rodada do Baianão

Ex-PM de Pernambuco é preso em Juazeiro por agressão contra ex-namorada de 19 anos

Jerônimo Rodrigues decreta luto oficial pela morte de Alan Sanches

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

RJ: motorista de lotação que matou corredor atropelado e fugiu é preso

17 de abril de 2025
VÍDEO: Jerônimo Rodrigues surpreende e promete mostrar jogo do Vitória para Macron
Autoridades devem definir hoje como será nova autópsia de Juliana Marins 
Presidente do Egito rejeita ideia de Trump de deslocar palestinos de Gaza 
O Grande Debate: Passaporte de Eduardo Bolsonaro deve ser apreendido? 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?