Cantora está internada em São Paulo desde a última segunda-feira (20), para acompanhamento do seu estado clínico e do desenvolvimento da bebê
Este conteúdo foi originalmente publicado em Assim como Lexa, veja outas famosas que tiveram pré-eclâmpsia na gestação no site CNN Brasil. Entretenimento, #CNNPop, Gravidez, Lexa CNN Brasil
A cantora Lexa, 29, foi hospitalizada em São Paulo na última segunda-feira (20), com diagnóstico de pré-eclâmpsia precoce.
Grávida da primeira filha, fruto de seu romance com o ator Ricardo Vianna, 32, a artista está internada na Unidade Semi-Intensiva para acompanhamento tanto do seu estado clínico quando do desenvolvimento da sua bebê, segundo o boletim médico compartilhado na quarta-feira (22).
Segundo dados da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a incidência de pré-eclâmpsia no Brasil varia de 1,5% a 7%. A condição não tem uma causa única definida, mas está relacionada a fatores de risco como hipertensão pré-existente, diabetes tipo 1 ou 2 antes da gravidez, doença renal, doenças autoimunes ou uso da fertilização in vitro, de acordo com a Mayo Clinic.
Se não tratada, pode evoluir para eclâmpsia, podendo levar a convulsões ou síndrome HELLP, que envolve comprometimento do fígado e das plaquetas.
Nos últimos anos, outras famosas também foram diagnosticadas com a condição. Relembre abaixo:
Isa Scherer
Em setembro de 2022, Isa Scherer, 28, atriz e vencedora do Masterchef 2021, contou ter sido diagnosticada com pré-eclâmpasia antes do nascimento dos gêmeos, Mel e Bento – hoje com 2 anos.
“Na madrugada de domingo para segunda tive muito mal-estar. Comecei a vomitar muito, a passar mal, me sentindo estranha. A gente repetiu os exames e fui diagnosticada com pré-eclâmpsia e marcamos a cesária para o mesmo dia”, disse nas redes sociais.
Scherer também afirmou ter apresentado quadro de pressão alta e outros momentos complicados na maternidade. “O parto foi lindo, tranquilo, só que no pós a minha pressão subiu bastante. Demorei muito para me recuperar e conseguir vir para o quarto. Ainda tive uns picos de pressão, que geraram crises de ansiedade e aumentava ainda mais a pressão. Tomei uns remédios para acalmar e fiquei meio chapadona”, acrescentou.

Maite Perroni
Conhecida por viver Lupita em RBD, a atriz Maite Perroni, 41, enfrentou o diagnóstico durante a gestação de Lía. Em entrevista a um veículo mexicano, a estrela deu detalhes do ocorrido.
“No final da minha gravidez tive pré-eclâmpsia e foi um momento muito delicado. Inevitavelmente me fez ganhar muito peso e também criou um risco na hora do parto. Eu precisei fazer uma cesariana, porque minha pressão já estava muito alta e havia risco caso eu tentasse um parto natural. Tudo isso foi um desafio gigantesco e, além disso, eu estava 30 kg acima do meu peso e a três meses de estar no palco dando início à turnê do RBD… Tudo isso foi um turbilhão (…)”, contou.

Nanda Costa
Mãe das gêmeas Kim e Titê, 3, a atriz Nanda Costa, 38, antecipou a gravidez por conta do diagnóstico.
“Minha pressão subiu, meus rins começaram a parar e, com 35 semanas e 3 dias de gestação, precisamos antecipar o parto. Pré-eclâmpsia! Minha obstetra foi precisa, cirúrgica e, graças a Deus, salvou a minha vida! Minha mulher não saiu do meu lado um segundo sequer”, disse no Instagram.

Entenda por que Lexa precisou controlar doença para engravidar
Este conteúdo foi originalmente publicado em Assim como Lexa, veja outas famosas que tiveram pré-eclâmpsia na gestação no site CNN Brasil.