Vice-presidente americano declarou que aliados devem atender ao apelo de Trump e admite “providências” se houver inação; Casa Branca cita até opção militar Internacional, Estados Unidos, Europa, Groenlândia, JD Vance CNN Brasil
Os líderes europeus devem levar a sério o presidente Donald Trump no que diz respeito ao seu renovado interesse na Groenlândia, afirmou hoje o vice-presidente JD Vance.
Questionado por repórteres na Casa Branca sobre qual seria sua mensagem para os líderes europeus que rejeitam a ideia de que o território ártico governado pela Dinamarca esteja à venda, Vance disse que eles deveriam acreditar na palavra de Trump.
“Então, o que estamos pedindo aos nossos amigos europeus é que levem a segurança daquela massa de terra mais a sério, porque, se não o fizerem, os Estados Unidos terão que tomar alguma providência”, disse Vance.
O vice-presidente disse que deixaria essa decisão a cargo de Trump, afirmando que o que seria esse “algo”. A Casa Branca declarou em comunicado na terça-feira (6) que usar as forças armadas para adquirir a Groenlândia é uma opção.
Vance afirmou que Trump argumentou que a Groenlândia é importante tanto para a defesa dos EUA quanto para a defesa mundial e que “adversários hostis” demonstraram interesse no território.
O secretário de Estado Marco Rubio deverá se reunir em breve com os líderes da Dinamarca e da Groenlândia, disse Vance, acrescentando que os EUA continuarão a “engajar-se na diplomacia” com os líderes europeus.
Entenda por que Trump quer o território da Groenlândia para os EUA

