Presidente colombiano publicou mapa propondo união regional, após ataques dos Estados Unidos contra a vizinha, Venezuela Internacional, América Latina, Colômbia, Estados Unidos, Gustavo Petro CNN Brasil
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, propôs no sábado (10) a reconstrução da “Grande Colômbia”, com uma confederação de nações latino-americanas, com Parlamento, tribunal de justiça e conselho de governo nos moldes da União Europeia.
“Teríamos políticas comuns nos assuntos que o povo proponha”, escreveu Petro em uma publicação na rede social X, propondo que a confederação seja “um centro de energias limpas, de saber, de infraestrutura de alta tecnologia de mobilidade e comunicação”.
Na postagem, o chefe de Estado publicou um mapa que inclui os territórios do Panamá, Venezuela, Colômbia, Equador, parte da América Central e da Guiana.
Está es la Gran Colombia, era la idea de Bolívar y propongo por voto constituyente de la población, que la reconstruyamos como una confederación de Naciones autónomas.
Tendríamos unas políticas comunes en las materias que proponga el pueblo. Indudablemente la política comercial… pic.twitter.com/cUB2R5ZUYm
— Gustavo Petro (@petrogustavo) January 10, 2026
A Grande Colômbia foi um país sul-americano fundado por Simón Bolívar no começo do século XIX que unia territórios hoje equivalentes ao Panamá, Colômbia, Venezuela e Equador.
A proposta de Petro surge em meio às tensões com Donald Trump, após o ataque à Venezuela em 3 de janeiro e às ameaças do republicano ao presidente colombiano e de também realizar operações no país sul-americano.
A tensão entre Trump e Petro, no entanto, diminuiu após um telefonema entre os dois nesta semana, avaliada positivamente por ambos os governos.
O presidente norte-americano chegou a falar que foi uma “honra” conversar com seu par colombiano, e anunciou um encontro entre os dois na Casa Branca.

