By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Ações oscilam e dólar cai após Trump aumentar a pressão sobre Powell 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Ações oscilam e dólar cai após Trump aumentar a pressão sobre Powell 
outros

Ações oscilam e dólar cai após Trump aumentar a pressão sobre Powell 

Última atualização: 12 de janeiro de 2026 16:15
Published 12 de janeiro de 2026
Compartilhe
Compartilhe

O presidente do Fed confirmou no domingo (11) que está sendo investigado por não ceder a pressão do governo do presidente Donald Trump para abaixar a taxa de juros do país  Macroeconomia, CNN Brasil Money, Donald Trump, Estados Unidos, FED (Federal Reserve System), Jerome Powell, Juros CNN Brasil

Contents
Leia MaisChina e UE concordam em necessidade de normas de preços para exportaçãoAcordo Mercosul-UE deve impulsionar cafés industrializados, diz CecaféExportações brasileiras aos EUA têm a maior queda desde 2020, mostra Amcham

Ao darem uma olhada na investigação criminal do governo Trump contra o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell , os investidores decidiram ressuscitar a estratégia de “vender os produtos americanos” na noite de domingo, vendendo contratos futuros de ações, títulos e dólares dos EUA.

Mas a onda de vendas de produtos americanos foi relativamente discreta na manhã de segunda-feira (12), com as ações dos EUA reduzindo as perdas. O Dow Jones caiu apenas 90 pontos, ou 0,18%, depois de ter despencado mais de 400 pontos anteriormente. O índice S&P 500 ficou estável. O Nasdaq, com forte presença de empresas de tecnologia, subiu 0,2%.

O dólar americano se desvalorizou em relação a outras moedas importantes. O índice do dólar, que acompanha a força da moeda americana frente a seis outras moedas principais, caiu 0,3%.

Os títulos do Tesouro também caíram um pouco. O rendimento de referência dos títulos de 10 anos, que se move na direção oposta aos preços, subiu para pouco menos de 4,2%, próximo da máxima de um mês. A alta dos rendimentos dos títulos sugere que a ação do governo Trump contra o Fed pode ter um efeito contrário ao desejado, e as taxas de juros podem não começar a cair como o presidente exigiu.

Embora as oscilações tenham sido relativamente pequenas, é incomum que ações, títulos e o dólar caiam em conjunto. Wall Street estará atenta para ver se as ações se manterão estáveis ​​ou retomarão a queda. Enquanto isso, o índice de volatilidade (VIX), o principal indicador de medo de Wall Street, subiu 5%, e ativos considerados seguros, como o ouro, se valorizaram.

Leia Mais

  • China e UE concordam em necessidade de normas de preços para exportação

    China e UE concordam em necessidade de normas de preços para exportação

  • Acordo Mercosul-UE deve impulsionar cafés industrializados, diz Cecafé

    Acordo Mercosul-UE deve impulsionar cafés industrializados, diz Cecafé

  • Exportações brasileiras aos EUA têm a maior queda desde 2020, mostra Amcham

    Exportações brasileiras aos EUA têm a maior queda desde 2020, mostra Amcham

Os contratos futuros de ouro subiram 3,1%, atingindo um recorde histórico acima de US$ 4.600 por onça troy. A prata teve uma alta de 8,5%, superando os ganhos do ouro e também atingindo um recorde histórico.

A independência do Fed é considerada um dos pilares que tornam os mercados financeiros dos EUA excepcionais. Investidores, economistas e historiadores consideram um banco central independente fundamental para a estabilidade dos mercados financeiros, pois permite que os formuladores de políticas definam a política monetária sem levar em conta interesses políticos.

No ano passado, o governo Trump cometeu um ataque extraordinário à independência do Fed, criticando duramente Powell por não reduzir as taxas de juros tão rapidamente quanto o presidente gostaria.

Taxas de juros mais baixas podem levar a taxas de cartão de crédito e custos de empréstimo menores para os consumidores. Mas um banco central que reduz as taxas muito rapidamente, sem levar em consideração a inflação, pode assustar os investidores, que começam a temer que a inflação possa disparar e, portanto, exigem um retorno maior pelo risco de investir em ativos americanos — elevando os rendimentos, ou custos de empréstimo, para o governo dos EUA e para os consumidores.

“Uma erosão prolongada da confiança na independência do Federal Reserve pode pressionar o dólar, elevar os rendimentos de longo prazo e amplificar a volatilidade do mercado global — resultados que contrariam os objetivos declarados do governo”, disse Karl Schamotta, estrategista-chefe de mercado da Corpay, em nota.

As negociações de segunda-feira são um eco mais moderado da onda de vendas de ativos americanos da primavera de 2025, quando o medo da política comercial de Trump levou os investidores a se desfazerem de ativos americanos. Isso fez com que os títulos e o dólar despencassem e as ações ficassem a um passo de um mercado em baixa em abril, antes de se recuperarem acentuadamente até o final de 2025, depois que Trump recuou em algumas de suas ameaças de tarifas mais severas.

“Isto é inequivocamente uma aversão ao risco”, disse Krishna Guha, vice-presidente da Evercore ISI, em nota divulgada no domingo.

“Acreditamos que a negociação pode ganhar força e, em qualquer caso, terá continuidade, com os riscos à independência do Fed sendo um tema central ao longo de 2026”, disse Guha em uma nota divulgada na segunda-feira.

“Mas estamos cientes da possibilidade de o mercado não provocar uma revolta generalizada”, disse Guha. “Os investidores aprenderam a conviver com a intimidação de Trump sobre o Fed, Powell tem apenas mais quatro meses como presidente do Fed, não há ameaça imediata de destituição e Powell prometeu continuar como antes.”

A alta nos preços de metais preciosos como ouro e prata, em meio a novas ameaças à independência do Fed, também reflete o que Wall Street apelidou de “comércio de desvalorização”: os investidores se aglomeram em ativos tangíveis como ouro e prata — que não estão atrelados à reputação de um governo ou instituição — devido à preocupação de que moedas e títulos vinculados a uma nação (neste caso, os Estados Unidos) percam valor cada vez mais em meio à pressão sobre os bancos centrais, ao aumento do endividamento e às preocupações com a credibilidade.

Os mercados tiveram breves momentos de pânico em 2025, quando o presidente Donald Trump criticou abertamente Powell, chamando-o de “tarde demais” e questionando a capacidade do chefe do Fed de administrar o banco central.

“Nossa visão era de que os mercados estavam preocupados com as ameaças à independência do Fed, mas já haviam se acostumado com as hostilidades e não negociariam com base nesse medo, a menos que houvesse alguma prova clara e coordenada”, disse Guha. “As intimações e a resposta de Powell podem muito bem ser essa prova coordenada.”

Trends impulsionam desejo de compra de mais da metade dos brasileiros

 

You Might Also Like

Ofertas do dia: descontos de até 55% no smartphone POCO X7 Pro

Corre Carnaval Folia estreia na orla de Pituaçu com show de Xanddy Harmonia

BBB 26: Matheus vira piada na web por não saber usar utensílio de cozinha; assista

Vídeo mostra PM encontrando esconderijo de armas da facção Amigos dos Amigos; assista

Líder dos Republicanos coloca em dúvida apoio da direita a Flávio

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Coreia do Sul planeja reformar aeroportos após acidente fatal de avião 

13 de janeiro de 2025
Justiça cobra governo sobre programa de distribuição de absorventes 
Moraes abre inquérito para apurar se houve vazamento de dados de ministros 
Trio da mesma família é preso em operação que mira envolvidos em crimes contra bancos na Bahia
Mulher encontrada morta em córrego no DF vivia em situação de rua
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?