By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Israel impede volta de palestinos ao norte de Gaza após soltura de reféns 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Israel impede volta de palestinos ao norte de Gaza após soltura de reféns 
outros

Israel impede volta de palestinos ao norte de Gaza após soltura de reféns 

Última atualização: 25 de janeiro de 2025 17:25
Published 25 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Partes trocam acusações sobre violação do acordo de cessar-fogo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Israel impede volta de palestinos ao norte de Gaza após soltura de reféns no site CNN Brasil.  Internacional, -cnn-international-, Faixa de Gaza, Guerra de Israel, Israel CNN Brasil

Contents
Leia MaisCasa Branca diz que “Trump garantiu a libertação” de reféns do HamasHamas diz que mulher israelense será libertada no próximo sábado (1°)Israel e Hamas trocam acusações sobre violação do acordo de cessar-fogoSoldados israelenses abrem fogo contra palestinosReféns soltas

O Hamas libertou quatro soldados israelenses em uma segunda rodada de libertações sob um acordo de cessar-fogo que também viu Israel acusar o Hamas de não cumprir suas obrigações de libertar civis primeiro.

Após a soltura, Israel libertou 200 prisioneiros palestinos de centros de detenção, incluindo 121 que haviam sido condenados à prisão perpétua.

Logo após as libertações, porém, o Gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que os civis em Gaza não teriam permissão para voltar para suas casas no norte de Gaza, conforme planejado, porque uma civil israelense que seria libertada no sábado (25) não estava entre os libertados.

Leia Mais

  • Casa Branca diz que “Trump garantiu a libertação” de reféns do Hamas

    Casa Branca diz que “Trump garantiu a libertação” de reféns do Hamas

  • Hamas diz que mulher israelense será libertada no próximo sábado (1°)

    Hamas diz que mulher israelense será libertada no próximo sábado (1°)

  • Israel e Hamas trocam acusações sobre violação do acordo de cessar-fogo

    Israel e Hamas trocam acusações sobre violação do acordo de cessar-fogo

Soldados israelenses abrem fogo contra palestinos

Centenas de deslocados que esperavam retornar para suas casas no norte fugiram em pânico depois que os militares israelenses abriram fogo para impedí-los de cruzar para o norte de Gaza, mostram imagens da CNN Internacional.

Os militares israelenses alertaram as pessoas no início do dia que elas não poderiam viajar para o norte, passando pelo Corredor Netzarim – que divide o território – como planejado, dizendo que o Hamas não libertou Arbel Yehud durante a última libertação de reféns.

Israel tem pressionado pela libertação de Yehud, 29, que foi sequestrada de sua casa no kibutz Nir Oz. Israel diz que ela é uma civil e deveria ter sido libertada no sábado.

Na expectativa de serem autorizados a retornar, dezenas de famílias se reuniram na rua Al Rasheed – a estrada costeira ao norte. Mas em meio a tiros, elas se dispersaram, muitas se abaixando no chão. Não está claro se houve vítimas.


Moradores de Gaza se protegem de disparos israelenses
Moradores de Gaza se protegem de disparos israelenses • Reprodução: CNN Internacional

A CNN Internacional entrou em contato com o exército israelense para comentar.

Antes que a multidão se dispersasse, muitas pessoas disseram à CNN Internacional que queriam retornar para o norte, apesar de não saberem o que aconteceu com suas casas.

Uma mulher, Yusra Mahmoud Judat Abdel Rabbo, disse que queria voltar para casa em Jabalia, no norte, onde seu marido estava. “Desde o início da guerra, estávamos esperando por este momento para retornar para nossas casas no norte”, disse ela.

Hamna Ramadan Abdullah, também de Jabalia, disse à CNN Internacional que, embora sua casa tenha sido bombardeada, ela estava ansiosa para voltar para casa.

“A terra é minha alma, meu coração, minha vida, minha religião, minha moral e meu povo. Vim cedo porque estava ansioso e desejando voltar”, disse Abdullah da rua Al Rasheed.

“Vamos ver se vamos morar em uma escola ou em uma barraca”, ela disse.

Mohammad Al-Ghazali, da Cidade de Gaza, descreveu os últimos 15 meses de guerra como “os piores dias de nossas vidas”. Ele disse à CNN Internacional: “Perdemos tudo o que era querido e valioso. Agora, tudo o que nos resta é retornar à Cidade de Gaza e beijar seu solo”.

Reféns soltas

As quatro reféns libertadas no sábado – Karina Ariev, Daniella Gilboa, Naama Levy, todas com 20 anos, e Liri Albag, 19 – estavam mantidas em Gaza desde os ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023.

Todas as quatro estão em condição estável, de acordo com a Dra. Lena Koren Feldman, diretora do Hospital Beilinson, onde as mulheres estão sendo avaliadas.

Combatentes do Hamas levaram as mulheres, vestidas com uniformes militares improvisados, para o palco na Praça Palestina na Cidade de Gaza antes de entregá-las à Cruz Vermelha.

Elas pareciam eufóricas enquanto acenavam para a multidão, com os israelenses visivelmente emocionados enquanto assistiam às imagens ao vivo na Praça dos Reféns, em Tel Aviv.

O Hamas fez uma demonstração de força durante a transferência, agitando bandeiras verdes e exibindo um cartaz de líderes israelenses atuais e antigos ao lado da palavra “fracasso”, no que pareceu ser uma mensagem para Israel de que o grupo permanecia poderoso apesar de ter sido atingido pela ofensiva em Gaza.

O porta-voz da IDF, Daniel Hagari, disse anteriormente que as quatro reféns libertados no sábado foram reunidas com suas famílias. A família de Daniella Gilboa expressou sua alegria com sua libertação de Gaza.

“Nós só queremos abraçá-la, vê-la e abraçá-la. E dizer a ela que ela está segura agora e que todos estão esperando por ela”, disse a tia de Gilboa, Dekele Sherabi, à CNN Internacional.

Após se reunirem com a família, as quatro militares foram transportadas de Re’im, no sul de Israel, para o hospital Beilinson, chegando em dois helicópteros militares separados. Algumas centenas de israelenses se reuniram ao redor do heliporto perto do hospital para recebê-las.

Uma cortina branca foi levantada para garantir a privacidade das reféns enquanto elas saíam dos helicópteros e iam para as vans que as levariam para dentro do centro médico.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Israel impede volta de palestinos ao norte de Gaza após soltura de reféns no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

VÍDEO: Marcelo Sangalo dança e curte show de Ivete Sangalo com Liniker; assista

Trump renova pedido de emergência para demissão de Lisa Cook, do Fed 

Com esposa 17 anos mais nova, ex-ator da Globo abre o jogo e diz que idade não atrapalha: “Temos química”

Dia de Neymar na Arena MRV tem vaias, fotos, chances incríveis e “treta” 

Pyramids vence o Auckland City em estreia da Copa Intercontinental 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Santos anuncia contratação do atacante Tiquinho Soares, ex-Botafogo 

24 de janeiro de 2025
Justiça reduz penas de condenados por incêndio na Boate Kiss 
Veja como foi a ultima aparição pública do papa Francisco 
Fifa elege o Flamengo como “time mais brasileiro” do Mundial; entenda 
Debochado, homem dá rolezinho e faz vídeo em viatura furtada do CBMDF
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?