By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: James Webb descobre buracos negros ocultos no Universo primitivo 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > James Webb descobre buracos negros ocultos no Universo primitivo 
outros

James Webb descobre buracos negros ocultos no Universo primitivo 

Última atualização: 17 de janeiro de 2026 10:32
Published 17 de janeiro de 2026
Compartilhe
Compartilhe

Pesquisa publicada na Nature reinterpreta observações do Universo jovem  Ciência, -agencia-cnn-, Astronomia, Buraco negro, descoberta, Telescópio James Webb, Universo CNN Brasil

Contents
Leia MaisVeja “achados” da Nasa em Marte que fizeram muita gente duvidar se é realVidro “extraterrestre” é encontrado no Brasil; entenda descoberta inéditaDNA de da Vinci pode estar escondido em suas obras, dizem pesquisadoresGALERIA – Veja descobertas astronômicas deste anoAstrônomo compara o fenômeno a uma distorção óptica

Observações realizadas pelo JWST (Telescópio Espacial James Webb) identificaram centenas de pequenos objetos avermelhados em imagens profundas do Universo primitivo. Conhecidos como LDRs (Little Red Dots), esses pontos aparecem em regiões formadas poucas centenas de milhões de anos após o Big Bang e vinham sendo classificados, inicialmente, como possíveis galáxias antigas ou regiões de intensa formação estelar.

Um estudo liderado por Rusakov et al., publicado na revista Nature neste mês de janeiro, apresentou uma nova interpretação para esses objetos. De acordo com os autores, os LRDs correspondem a buracos negros em fase inicial de crescimento, envolvidos por envelopes densos de gás ionizado, o que afeta a forma como sua radiação é observada.

Segundo o astrônomo Dr. Marcelo de Cicco, coordenador do projeto Exoss, ligado ao Observatório Nacional, as primeiras análises apontavam para galáxias muito antigas:

“Quando surgiram as primeiras imagens, acreditava-se que aqueles pontos vermelhos difusos fossem galáxias muito antigas, da época da reionização do Universo, algumas centenas de milhões de anos após o seu início.”

A hipótese de que os objetos seriam buracos negros supermassivos gerou questionamentos porque as estimativas iniciais de massa indicavam valores muito elevados para a idade do Universo naquele período.

Leia Mais

  • Veja “achados” da Nasa em Marte que fizeram muita gente duvidar se é real

    Veja “achados” da Nasa em Marte que fizeram muita gente duvidar se é real

  • Vidro "extraterrestre" é encontrado no Brasil; entenda descoberta inédita

    Vidro “extraterrestre” é encontrado no Brasil; entenda descoberta inédita

  • DNA de da Vinci pode estar escondido em suas obras, dizem pesquisadores

    DNA de da Vinci pode estar escondido em suas obras, dizem pesquisadores

“A análise das bandas de emissão sugeria massas de milhões ou até bilhões de vezes a massa do Sol, o que é impensável para uma fase tão inicial do Universo, extrapolando o chamado limite de Eddington, que equilibra a pressão da radiação e a atração gravitacional,” explicou De Cicco.

O limite de Eddington define a taxa máxima de acreção de matéria por um buraco negro, considerando o equilíbrio entre a força gravitacional e a pressão da radiação emitida. Valores acima desse limite por longos períodos não são previstos pelos modelos astrofísicos tradicionais.


• Reprodução NASA, ESA, CSA, STScI, JWST; Dale Kocevski (Colby College)

O estudo indica que a superestimação das massas ocorreu devido ao espalhamento da radiação no gás que envolve os objetos. Esse efeito altera o perfil das linhas espectrais utilizadas nos cálculos de massa.

GALERIA – Veja descobertas astronômicas deste ano


  • 1 de 6

    Descobertas de 2026 – (1): Astrônomos do Observatório Europeu do Sul identificaram uma “onda de choque” em torno de uma estrela morta. O fenômeno foi formado a partir de uma colisão entre o gás e a poeira ejetados pela estrela morta RXJ0528+2838, e foi identificado com auxílio do VLT (Very Large Telescope) • ESO/K. Iłkiewicz and S. Scaringi et al. Background: PanSTARRS


  • 2 de 6

    Descobertas de 2026 – (2): A lua Europa, de Júpiter, está na lista restrita de lugares do nosso Sistema Solar considerados promissores na busca por vida além da Terra, com um grande oceano subterrâneo que se acredita estar escondido sob uma camada externa de gelo. No entanto, novas pesquisas estão levantando dúvidas. Após modelar as condições de Europa, os pesquisadores concluíram que seu assoalho rochoso provavelmente é mecanicamente forte demais para permitir esse tipo de atividade. • Nasa/JPL-Caltech/SETI Institute


  • 3 de 6

    Descobertas de 2026 – (3): O vento solar, em combinação com o campo magnético da Terra, tem transportado partículas da atmosfera do nosso planeta para a superfície da Lua há bilhões de anos, revela pesquisa da Universidade de Rochester • Shubhonkar Paramanick/Universidade de Rochester


  • 4 de 6

    Descobertas de 2026 – (4): Astrônomos podem ter descoberto um tipo de objeto até então desconhecido, apelidado de “Cloud-9”, que pode lançar luz sobre a matéria escura. Pesquisa publicada no periódico The Astrophysical Journal Letters mostra que Cloud-9 é uma nuvem de matéria escura que pode ser um remanescente da formação de galáxias nos primórdios do universo • NASA/ESA/VLA/Gagandeep Anand/Alejandro Benitez-Llambay/Joseph DePasquale


  • 5 de 6

    Descobertas de 2026 (5) – Um objeto vindo do espaço chocou-se com a Terra há cerca de seis milhões de anos, espalhando fragmentos pelo Brasil. Somente agora, em 2026, a ciência conseguiu confirmar o evento, que deu origem a pedaços de vidro conhecidos como tectitos. • Álvaro Cóstra/Unicamp


  • 6 de 6

    Descobertas de 2026 (6) – Observações realizadas peloTelescópio Espacial James Webb identificaram centenas de pequenos objetos avermelhados em imagens profundas do Universo primitivo. Um estudo liderado por Rusakov et al., publicado na revista Nature em janeiro, apresentou uma nova interpretação para esses objetos. De acordo com os autores, os LRDs correspondem a buracos negros em fase inicial de crescimento • Reprodução NASA, ESA, CSA, STScI, JWST; Dale Kocevski (Colby College)



Astrônomo compara o fenômeno a uma distorção óptica

“É como observar uma lâmpada envolta por uma névoa: à distância, ela parece maior do que realmente é, porque a luz se espalha no meio. O gás ao redor do buraco negro provoca esse mesmo efeito nas linhas do espectro.”

Com o uso de instrumentos de alta resolução do JWST, como o espectrógrafo NIRSpec, os pesquisadores conseguiram separar o efeito do espalhamento gasoso da emissão real do objeto. A partir dessa correção, as massas estimadas passaram a variar entre cerca de 10⁴ e alguns milhões de massas solares.

“Ao remover o efeito do envoltório gasoso, os cálculos se tornam mais realistas. São buracos negros com massas menores, compatíveis com os modelos de evolução do Universo primitivo,” afirmou o De Cicco.

O estudo indica que os chamados Little Red Dots correspondem a buracos negros jovens, envolvidos por envelopes densos de gás ionizado. Com a revisão das estimativas de massa, os dados passam a ser compatíveis com os modelos atuais de crescimento de buracos negros no Universo primitivo. As observações ampliam o conjunto de informações disponíveis para estudos sobre a formação das primeiras estruturas cósmicas.

 

You Might Also Like

Após briga, mulher tenta matar companheiro a facadas e é presa

Trump faz proposta a Lula e Milei; presidente argentino aceita, brasileiro ainda não respondeu

Filho de Alan Sanches, Duda Sanches se despede do pai: “Meu maior exemplo de caráter, fé e amor”

Em vídeo, Flávio cita Michelle e Tarcísio e pede união da direita contra PT 

João Pedro e Cole Palmer garantem vitória do Chelsea na estreia de Rosenior 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Refrigerante e remédio: o que mudou na regulamentação da reforma tributária 

16 de dezembro de 2025
Mulher é morta com facada pelo ex-marido durante festa na zona Leste de SP 
Romário reage à contratação de Gerson pelo Cruzeiro e faz projeção 
CNH gratuita: governo da Bahia abre vagas para estudantes da rede pública 
JBS estreia BDRs na bolsa nesta segunda (9) após processo de dupla listagem 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?