Negociador ucraniano disse que estão prontos para trabalhar em diversos formatos, “dependendo do rumo dos diálogos” Internacional, Estados Unidos, Rússia, Rússia x Ucrânia, Ucrânia CNN Brasil
As negociações trilaterais realizadas nos Emirados Árabes Unidos nesta sexta-feira (23) focaram em alcançar uma “paz digna e duradoura”, escreveu o principal negociador ucraniano, Rustem Umerov, em uma publicação no X após o término da reunião.
Ele observou que as autoridades ucranianas “apreciam a mediação dos Estados Unidos” em Abu Dhabi.
“A reunião focou nos parâmetros para o fim da guerra da Rússia e na lógica subsequente do processo de negociação, visando avançar rumo a uma paz digna e duradoura”, disse Umerov.
Outras autoridades ucranianas, incluindo o Chefe do Estado-Maior General, Andrii Hnatov, e o Vice-Chefe da Inteligência de Defesa, Vadym Skibitskyi, vão se juntar às negociações neste sábado (24), ainda segundo o negociador.
“Estamos prontos para trabalhar em vários formatos, dependendo do rumo do diálogo”, acrescentou.
De toda forma, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ponderou que é “cedo demais” para tirar conclusões das negociações.
“Ainda é muito cedo para tirar conclusões sobre o conteúdo das negociações de hoje – veremos como as conversas prosseguem amanhã e quais serão os resultados”, comentou o líder durante pronunciamento diário.
Entenda o que é a Crimeia, região da Ucrânia anexada pela Rússia

