By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Petrobras aposta em extração equilibrada com a preservação na Amazônia 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Petrobras aposta em extração equilibrada com a preservação na Amazônia 
outros

Petrobras aposta em extração equilibrada com a preservação na Amazônia 

Última atualização: 28 de janeiro de 2026 04:30
Published 28 de janeiro de 2026
Compartilhe
Compartilhe

Maior reserva terrestre de petróleo e gás natural do Brasil está localizada na base de Urucu, no Amazonas  Negócios, Amazonas (estado), Amazônia, CNN Brasil Money, Petrobras, reflorestamento, Sustentabilidade CNN Brasil

Contents
Leia MaisAlemanha propõe Europa de “duas velocidades” com bloco de seis paísesProdução de minério de ferro da Vale supera meta e cresce 2,6% em 2025Sabesp compra fatia da Iguá em empresa de saneamento no interior paulistaVida isolada, mas sustentávelRumo ao carbono zero

No coração da floresta amazônica, a Petrobras desenvolve uma operação que busca equilibrar dois mundos frequentemente vistos como opostos: a extração de petróleo e gás com a preservação ambiental.

A 650 quilômetros de Manaus, no município de Coari (AM), está localizada a base de Urucu, onde está a maior reserva terrestre de petróleo e gás natural do Brasil.

Desde que foi descoberta, em 1986, a área vem sendo explorada com rígidos protocolos ambientais — e agora, a Petrobras se prepara para um novo salto. A empresa planeja perfurar 22 novos poços a partir de 2026, ampliando a produção no campo da Bacia do Solimões.

Leia Mais

  • Alemanha propõe Europa de "duas velocidades" com bloco de seis países

    Alemanha propõe Europa de “duas velocidades” com bloco de seis países

  • Produção de minério de ferro da Vale supera meta e cresce 2,6% em 2025

    Produção de minério de ferro da Vale supera meta e cresce 2,6% em 2025

  • Sabesp compra fatia da Iguá em empresa de saneamento no interior paulista

    Sabesp compra fatia da Iguá em empresa de saneamento no interior paulista

Esse avanço ocorre sob um compromisso firme com a conservação, segundo a Petrobras. A empresa afirma que apenas 2% da área total da concessão é ocupada por suas operações, enquanto os outros 98% seguem preservados.

Não há estradas para chegar ao local, e todo o transporte é feito por aviões e balsas, justamente para evitar a criação de novos acessos ou ocupações na floresta.

A produção de Urucu representa 3,5% do consumo diário de petróleo no Brasil, com 105 mil barris de óleo equivalente por dia. O campo também responde por 13,5 milhões de metros cúbicos de gás natural diariamente, que ajuda a gerar 65% da energia elétrica de Manaus. Já o gás de cozinha atende as necessidades do Norte e parte do Nordeste, com cerca de 80 mil botijões abastecidos por dia.

Uma das ações em desenvolvimento é a instalação de sistemas de energia fotovoltaica para o funcionamento dos poços — alguns tão isolados que só é possível chegar a eles de helicóptero.

Urucu em si é autossuficiente em energia, o que dispensa linhas de transmissão que tenham de cortar a floresta, por exemplo.

O processo de produção é altamente controlado e automatizado. Centenas de sensores, válvulas e máquinas são monitorados em tempo real por técnicos na base, que opera 24 horas por dia.

A estrutura conta ainda com uma complexa rede de dutos: o gás natural segue por um gasoduto de 663 km até Manaus. O óleo e o gás de cozinha são transportados também por outros dutos até Coari, de onde são escoados por balsas e navios.

Vida isolada, mas sustentável

Mais de mil trabalhadores vivem em Urucu em regime de escala, passando 14 dias na base e 21 dias em casa. Para amenizar o isolamento e suprir quase todas as necessidades que surgirem, o local conta com restaurantes, alojamento, ambulatório, farmácia, academia, salão de jogos, biblioteca e quadras de esporte, por exemplo.

Além das condições de trabalho, há também uma preocupação crescente com os impactos deixados pela própria operação. Sempre que um poço é desativado, a área é reflorestada com espécies nativas, com a ajuda de um viveiro instalado na base. Mais de 1,5 milhão de mudas já foram plantadas para revitalizar antigas áreas de produção, até mesmo alojamentos.

O lixo orgânico da base é transformado em adubo no próprio local, e o restante dos resíduos segue para tratamento em Manaus. Parte da água usada também consegue ser reaproveitada.

Rumo ao carbono zero

A Petrobras quer neutralizar suas emissões operacionais de gases de efeito estufa até 2050. A ambição é de emissão líquida neutra. Entre as principais fontes de emissão na base de Urucu estão os turbocompressores e turbogeradores, que vêm sendo alvo de ações de mitigação e melhorias em eficiência energética.

“A transição energética justa precisa garantir que todos tenham acesso aos serviços energéticos. Isso precisa e pode ser feito sem abrir mão da preservação”, afirma Emanuela Santos.

A ausência de estradas externas, o reflorestamento sistemático e o monitoramento constante do impacto ambiental fazem parte de uma estratégia pensada para conciliar produtividade e sustentabilidade.

A base, instalada no meio da floresta, opera como um modelo de engenharia e logística, mostrando que é possível extrair valor do subsolo sem destruir o que está acima dele.

*A repórter viajou a convite da Petrobras

Demanda por energia aumentará 25% até 2034, diz governo

 

You Might Also Like

Explosão de botijões de gás deixa duas pessoas em estado grave no DF

Carf mantém cobrança de IRPF contra Carla Vilhena por contrato PJ com a Globo

Após trocar União por PSD, Caiado envia carta aberta a Rueda: “devolver o Brasil aos brasileiros”

EXCLUSIVO! Natural de Juazeiro, Ivete Sangalo exalta relação com Salvador e importância da cidade em sua carreira: ‘aqui me entendem’

Líder de facção baiana que faturou R$ 10 milhões com atividades ilícitas é alvo de operação; saiba mais

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Caminhão capota e esmaga trator em Alagoas; motorista morreu 

8 de janeiro de 2025
O Grande Debate: Decisões individuais no STF precisam ou não de limite? 
Estamos libertando Favela do Moinho de situações de risco, diz Tarcísio 
Resumo de “Dona de Mim”: de 1 a 6 de setembro 
Craque Neto revela nome preferido para assumir o Corinthians; não é Dorival 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?