Expectativa no tribunal e no entorno de Jorge Messias é a de que a sabatina do ministro deve ser marcada para depois do Carnaval Política, Jorge Messias, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), Senado, STF (Supremo Tribunal Federal) CNN Brasil
Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) acreditam que a Corte terá composição completa ainda em março. A aposta é a de que Jorge Messias terá o nome aprovado pelo Senado entre o final de fevereiro e o início de março.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve enviar, a partir da próxima semana, a mensagem presidencial ao Senado com a indicação do advogado-geral da União para ministro do STF.
O envio da mensagem formaliza aos senadores a indicação feita pelo presidente e permite o início da tramitação da indicação no Senado, com a definição de uma data para a sabatina de Messias.
O STF é composto por 11 ministros. Desde outubro, quando Luís Roberto Barroso antecipou sua aposentadoria e deixou o tribunal, a Corte conta com dez ministros em atuação aguardando a análise do nome do indicado de Lula.
A expectativa no STF e no entorno de Messias é a de que a sabatina do ministro deve ser marcada para depois do Carnaval. A tendência no Senado é de votar a indicação no plenário da Casa no mesmo dia, tão logo a sabatina seja concluída.
Lula indicou Messias para o STF em novembro do ano passado. Diante dos recados de que a escolha enfrentava resistência entre os senadores, o presidente deixou de enviar a mensagem presidencial ao Senado.
O entorno de Lula, senadores e ministros do STF avaliam agora que as articulações avançaram nos últimos meses, as resistências diminuíram e que o cenário está mais favorável para aprovação no Senado da indicação de Messias.
Enquanto aguarda o envio da mensagem presidencial, Messias segue em contato com os senadores em busca de apoio. O ministro tem afirmado nessas conversas que pretende atuar de maneira discreta e que exercerá a autocontenção caso seja aprovado pelo Senado para o cargo de ministro do STF.

