As eleições gerais de 4 de outubro de 2026, com eventual segundo turno em 25 de outubro, vão definir quem comandará o governo de Santa Catarina. A sucessão na Casa d’Agronômica começa a ganhar forma com ao menos sete nomes colocados como possíveis candidatos a governador de Santa Catarina (SC) nas eleições 2026.
Os movimentos iniciais das legendas indicam um cenário com perfis diversos, que vão do atual governador e prefeitos com base regional consolidada a parlamentares experientes e um nome ligado a um partido recém-criado.
A eleição em Santa Catarina colocará em jogo a continuidade ou ruptura do projeto bolsonarista liderado pelo atual governador, Jorginho Mello (PL), um dos aliados mais próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro e sua família.
Na centro-direita, a disputa também embutiu a luta pela hegemonia desse campo conservador a ser travada nas urnas entre PL e PSD. Do lado da centro-esquerda, o desafio é conquistar espaço e ajudar o atual presidente em um Estado historicamente hostil a Lula. O PT nunca venceu a eleição em Santa Catarina.
O primeiro turno das eleições 2026, tanto para o governo do estado de SC quanto para presidente, será realizado no dia 4 de outubro.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a presidente da República nas eleições de 2026
Confira quem são os candidatos a governador de Santa Catarina (SC) nas eleições 2026
Jorginho Mello (PL)
Jorginho Mello é o atual governador de Santa Catarina, cargo que ocupa desde janeiro de 2023. Filiado ao PL, iniciou a trajetória política como vereador em Herval d’Oeste e foi deputado estadual por três mandatos. Posteriormente, elegeu-se deputado federal e senador da República, cargo do qual se licenciou para assumir o Executivo estadual. Ao longo da carreira, consolidou-se como um dos principais nomes do campo conservador no estado, com forte alinhamento ao bolsonarismo. Jorginho Mello será candidato à reeleição ao governo do estado de Santa Catarina (SC) nas eleições 2026.
Adriano Silva (Novo)
Adriano Silva é prefeito de Joinville, maior cidade de Santa Catarina, e um dos principais quadros do Partido Novo no estado. Engenheiro civil e empresário do setor industrial, construiu carreira fora da política antes de ingressar no Novo. Foi eleito prefeito em 2020 e reeleito em 2024, com discurso focado em gestão, eficiência administrativa e controle de gastos públicos. À frente do Executivo municipal, ganhou projeção estadual ao liderar uma das maiores economias municipais do estado. Adriano Silva é um possível candidato a governador de Santa Catarina (SC) nas eleições 2026.
Afrânio Boppré (PSol)
Afrânio Boppré é vereador de Florianópolis e um possível candidato ao governo de Santa Catarina (SC) nas eleições 2026. Professor e militante histórico de movimentos sociais, construiu sua trajetória política com pautas como a defesa de direitos humanos e combate às desigualdades sociais. No Legislativo municipal, tem atuação voltada a temas como mobilidade urbana, habitação, meio ambiente e transparência pública. Representa o campo mais à esquerda entre os pré-candidatos e é um dos principais quadros do PSol no estado.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a governador do Maranhão nas eleições 2026?
Décio Lima (PT)
Décio Lima é presidente do Sebrae Nacional e o principal nome do PT para a disputa ao governo de Santa Catarina. Economista de formação, iniciou a trajetória política no movimento estudantil e foi deputado estadual antes de se eleger deputado federal por três mandatos. Também foi prefeito de Blumenau, cargo no qual ganhou projeção estadual. Ao longo da carreira, disputou o governo catarinense por duas vezes, mas não conseguiu se eleger. Décio Lima pode novamente ser candidato a governador de Santa Catarina (SC) nas eleições 2026.
João Rodrigues (PSD)
João Rodrigues é prefeito de Chapecó e um dos políticos mais experientes do PSD em Santa Catarina. Foi vereador, deputado estadual e deputado federal por vários mandatos, com pautas ligadas ao agronegócio, infraestrutura e desenvolvimento regional. Após retornar à política municipal, foi eleito prefeito de Chapecó em 2020 e reeleito em 2024. Agora João Rodrigues é um possível candidato a governador de Santa Catarina (SC) nas eleições 2026.
Marcos Vieira (PSDB)
Marcos Vieira é deputado estadual e uma das principais lideranças do PSDB em Santa Catarina. Advogado, está há vários mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa, onde já presidiu a Casa e ocupou cargos estratégicos na Mesa Diretora. Foi líder de governo em diferentes gestões e tem perfil de articulador político no Legislativo estadual. Como o PSDB deseja recuperar protagonismo no cenário catarinense, Marcos Vieira é um possível candidato a governador de Santa Catarina (SC) nas eleições 2026.
Marcelo Brigadeiro (Missão)
Marcelo Brigadeiro é ex-atleta e influenciador digital, com trajetória recente na política. Tornou-se conhecido nas redes sociais por sua atuação em pautas conservadoras e de crítica ao sistema político tradicional. Filiado ao partido Missão, legenda recém-criada por lideranças do Movimento Brasil Livre (MBL), tem um perfil diferente dos políticos tradicionais. Marcelo Brigadeiro é um possível candidato ao governo de Santa Catarina (SC) nas eleições 2026 e aposta na comunicação digital e na rejeição aos partidos tradicionais para se viabilizar.

