Regiane Nitsch Bressan, da Unifesp, considera que o autoritarismo nos países latino-americanos é uma tendência tanto da direita quanto da esquerda, o que desestabiliza as políticas internas e enfraquece as organizações regionais Internacional, América Latina, William Waack, WW Especial CNN Brasil
A América Latina tem se tornado “palco fértil para governos autoritários”, especialmente com o crescimento de movimentos de extrema direita, alertou a professora de Relações Internacionais da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Regiane Nitsch Bressan.
Em participação no programa “WW Especial”, da CNN Brasil, a especialista discutiu como a ascensão de uma direita radical pode colocar em risco a estabilidade política, tanto a nível nacional quanto regional, ao enfraquecer as democracias e as instituições de integração regional.
“Nós temos que fazer uma diferenciação entre essas direitas na América Latina. Existe um temor muito grande daquela extrema direita, que rompe com os paradigmas da democracia e que representa o que é iliberal”, afirmou Bressan.
Ela destacou que essa forma de direita apresenta um perigo maior para os países da região, mas também alertou para o fato de que o autoritarismo não é exclusivo de um espectro político. “Temos na América Latina um palco fértil para governos autoritários, sejam de direita ou de esquerda”, disse a professora.
Bressan também ressaltou que esses governos autoritários não apenas desestabilizam a política interna dos países, mas também enfraquecem os organismos de integração regional.
Para ilustrar esse fenômeno, a professora mencionou o conceito de “regionalismo líquido”, que descreve um tipo de regionalismo que se adapta aos interesses momentâneos dos governantes, sem compromisso com as regras ou instituições democráticas.
“A onda extrema da direita implica no enfraquecimento e na diluição dos organismos regionais na América Latina”, concluiu Bressan, ressaltando que a falta de um compromisso sólido com a democracia e a institucionalidade pode prejudicar seriamente a colaboração entre os países da região, algo fundamental para a estabilidade política e econômica.
WW Especial
Apresentado por William Waack, o programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.
Conheça o Clube de Membros da CNN Brasil no YouTube. Ao se cadastrar, você garante acesso antecipado à íntegra da edição já às sextas-feiras, além de cortes exclusivos e conteúdos de bastidores do programa.

