By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Jeep Renegade híbrido nacional terá eficiência limitada como Fiat Pulse; entenda
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Jeep Renegade híbrido nacional terá eficiência limitada como Fiat Pulse; entenda
outros

Jeep Renegade híbrido nacional terá eficiência limitada como Fiat Pulse; entenda

Última atualização: 5 de fevereiro de 2026 08:08
Published 5 de fevereiro de 2026
Compartilhe
Compartilhe

Mesmo com mais de dez anos sendo vendido no Brasil sem mudar de geração, o Jeep Renegade está prestes a passar por mais uma atualização. Desta vez, além de mudanças no visual, o SUV compacto receberá o mesmo painel do Jeep Compass e adotará eletrificação em grande parte da gama. Uma escolha técnica, porém, deve limitar a redução no consumo de combustível.

Contents
Cadastro efetuado com sucesso!Sistema elétrico mais parrudo

A Jeep optou por uma mecânica híbrida leve mais simples e menos complexa do que a disponível na Europa. Por lá, o Jeep Renegade E-Hybrid, vendido entre 2022 e 2025, combinava o motor 1.5 GSE Turbo de ciclo Miller, com 131 cv e 24,5 kgfm, a um motor elétrico de 48 volts, com 20 cv e 5,6 kgfm, integrado ao câmbio automatizado de dupla embreagem 7HDT300, de sete marchas. Era justamente essa transmissão que fazia a diferença no funcionamento do sistema.

Graças às embreagens, era possível desacoplar motor e câmbio. Assim, o motor elétrico conseguia mover o carro sozinho em manobras de ré, em deslocamentos em marcha lenta e até em congestionamentos, usando o sistema stop & go. A regeneração de energia também atuava até velocidades muito baixas. Na Europa, esse conjunto permitia reduções de consumo na casa dos 15%.

PlataformaBio-Hybrid2
Maquete do Bio-Hybrid e-DCT, que combinava o BSG com um câmbio de dupla embreagem com motor elétrico integrado, foi mostrada no BrasilDivulgação/Stellantis

A Stellantis chegou a indicar que teria um sistema Bio-Hybrid E-DCT no Brasil, o que abriria caminho para o uso do mesmo câmbio por aqui. No entanto, segundo o site Autos Segredos, o Jeep Renegade Hybrid 2027 nacional manterá o câmbio automático convencional de seis marchas já utilizado atualmente.

Continua após a publicidade

A permanência do câmbio com conversor de torque, em vez de embreagens, impede a desconexão entre motor e transmissão. Com isso, o motor elétrico não consegue mover o carro sozinho e os momentos de regeneração de energia ficam limitados. São restrições semelhantes às enfrentadas pelos Fiat Pulse e Fastback equipados com sistema híbrido leve de 12 volts associado ao motor 1.0 turbo.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.

Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Em teoria, câmbios de dupla embreagem são mais leves e mais eficientes, pois não dependem de um conversor de torque. Isso significa menos perda de potência e uma resposta mais rápida, o que poderia aproveitar melhor o impulso do motor elétrico. No entanto, a Stellantis parece estar priorizando durabilidade e simplicidade, e evitando a má fama dos câmbios de dupla embreagem no Brasil.

Continua após a publicidade

Sistema elétrico mais parrudo

Flagra-Jeep-Renegade-MHEV-48-Volts-2027-10-2048x1368
<span class=”hidden”>–</span>Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Ao menos o sistema elétrico do Renegade Hybrid será mais robusto. De acordo com o Autos Segredos, o SUV utilizará o motor 1.3 Turbo 270 Flex, de 176 cv e 27,5 kgfm, combinado a um sistema híbrido leve MHEV de 48 volts, com motor elétrico de 28 cv e 5,6 kgfm. Além disso, haverá um BSG (belt starter generator) no lugar do alternador e do motor de partida, o que permite partidas mais suaves e rápidas durante o funcionamento do start-stop.

Há, portanto, um avanço em relação aos Pulse e Fastback, que dependem apenas do impulso do BSG para reduzir consumo. Ainda assim, essa solução pode ser explicada pelo peso do Renegade: na versão Altitude, são 1.476 kg, cerca de 250 kg a mais que um Pulse. O motor elétrico dedicado pode ajudar ao fornecer torque adicional e aliviar o esforço do 1.3 turbo em determinadas situações.

Continua após a publicidade

O Jeep Renegade Hybrid 2027 terá a bateria de 48 volts posicionada sob o banco do motorista, como ocorre nos híbridos nacionais da Fiat. Nos modelos europeus, a bateria ficava no túnel central, com arrefecimento líquido. Uma unidade eletrônica será responsável por gerenciar a entrega de potência e a recarga da bateria durante o uso.

Mudanças no visual

Jeep Renegade 2027 em testes
<span class=”hidden”>–</span>Ádanno Girão/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

O Renegade 2027 marcará a quarta reestilização do modelo no mercado brasileiro, agora associada à eletrificação. Na dianteira, os faróis terão luzes diurnas divididas em quatro segmentos, acompanhadas de nova grade — mantendo as sete fendas — e para-choque redesenhado. A lateral contará com novas rodas, enquanto a traseira receberá um novo para-choque.

No interior, a principal novidade será a adoção do painel do Jeep Compass, com central multimídia de 10,1 polegadas destacada do painel. O quadro de instrumentos digital de 7 polegadas será mantido.

Versões e lançamento

O Renegade 2027 tem lançamento previsto para março. A linha será composta pelas versões Sport T270, Altitude Hybrid, Longitude Hybrid, Sahara Hybrid e Willys 4×4. A maioria contará com o sistema MHEV de 48 volts, enquanto a versão de entrada Sport e a topo de linha com tração 4×4 seguirão com a motorização atual, sem eletrificação.

Publicidade

You Might Also Like

BBB 26: Jonas Sulzbach vence a Prova do Líder e define Vip e Xepa 

Cruzeiro sai na frente, mas leva virada do Coritiba pelo Brasileirão 

O Grande Debate: Como decisão de Dino sobre penduricalho impacta Congresso? 

Torcida do Corinthians manda recado de olho em clássico contra o Palmeiras 

BBB 26: Jonas vence a quarta Prova do Líder às vésperas do aniversário de 40 anos

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Aumento do diesel deve encarecer alimentos; entenda 

31 de janeiro de 2025
Motoristas de ambulâncias do Samu podem parar as atividades em Salvador; saiba o motivo
Rival do Palmeiras no Mundial, Chelsea anuncia contratação de João Pedro 
Lula diz que ficou chateado com aprovação da PEC da Blindagem: “Não é uma coisa séria”
Calouros são forçados a beijar cabeça de porco decepada durante trote 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?