By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: IA: adolescentes não conseguem distinguir o que é real e falso, diz estudo 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > IA: adolescentes não conseguem distinguir o que é real e falso, diz estudo 
outros

IA: adolescentes não conseguem distinguir o que é real e falso, diz estudo 

Última atualização: 29 de janeiro de 2025 12:28
Published 29 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Segundo levantamento feito nos Estados Unidos, mais de um quarto dos jovens já esteve em dúvida se, em uma interação virtual, estava falando com um chatbot ou com um humano
Este conteúdo foi originalmente publicado em IA: adolescentes não conseguem distinguir o que é real e falso, diz estudo no site CNN Brasil.  Tecnologia, Adolescentes, IA generativa, Inteligência Artificial CNN Brasil

Contents
Leia MaisDeepSeek está entre apps mais baixados do Brasil; saiba como usarChatbot de IA francês é tirado do ar após dar respostas absurdasPesquisadores criam IA capaz de gerar imagens de futuras enchentesEstudo também aponta para desconfiança de jovens em relação a empresas de tecnologia

Embora os adolescentes passem grande parte do seu tempo conectados nas redes sociais, um novo estudo, divulgado nesta quarta-feira (29) pela Common Sense Media, descobriu que jovens entre 13 e 18 anos estão desconfiando cada vez mais do conteúdo que consomem online. Segundo o relatório, com o surgimento da inteligência artificial (IA), os adolescentes não conseguem distinguir o que é real e o que é falso.

O estudo, chamado “Adolescentes, confiança e tecnologia na era da IA“, foi feito com base em uma pesquisa com 1.045 adolescentes dos Estados Unidos de 13 a 18 anos. O levantamento mostrou que 41% dos adolescentes estão cientes de terem visto imagens ou vídeos que eram reais, mas enganosos.

Leia Mais

  • DeepSeek está entre apps mais baixados do Brasil; saiba como usar

    DeepSeek está entre apps mais baixados do Brasil; saiba como usar

  • Chatbot de IA francês é tirado do ar após dar respostas absurdas

    Chatbot de IA francês é tirado do ar após dar respostas absurdas

  • Pesquisadores criam IA capaz de gerar imagens de futuras enchentes

    Pesquisadores criam IA capaz de gerar imagens de futuras enchentes

Além disso, mais de um terço (35%) relata ter sido enganado por conteúdo falso divulgado online, e um em cada cinco adolescentes (22%) relata que compartilhou conteúdo que, posteriormente, descobriu que era falso. Mais de um quarto (28%) já esteve em dúvida se, em uma interação virtual, estava falando com um chatbot ou com um humano.

Na visão dos pesquisadores, esses achados mostram que os adolescentes enfrentam desafios significativos para distinguir entre conteúdo autêntico e manipulado, o que pode levar à desconfiança em plataformas online.

A pesquisa também mostrou que 72% dos adolescentes mudaram a maneira como avaliam a precisão das informações online após terem tido experiência com conteúdo falso ou enganoso. Mais de um terço (35%) diz que os sistemas de IA generativa tornarão mais difícil confiar na precisão das informações que veem online.

Estudo também aponta para desconfiança de jovens em relação a empresas de tecnologia

O levantamento mostrou que dois terços (64%) dos jovens na faixa etária dizem que não confiam que as empresas de tecnologia se importem com o bem-estar dos adolescentes. Além disso, 62% duvidam que as empresas coloquem a segurança do usuário antes dos lucros.

O levantamento também mostrou que mais da metade dos adolescentes pesquisados relatam ter baixos níveis de confiança nas principais empresas de tecnologia para tomar decisões éticas e responsáveis (53%), manter as informações pessoais dos adolescentes seguras (52%) ou ser inclusivas e justas ao considerar as necessidades de diferentes usuários (51%).

Quase metade (47%) dos adolescentes tem pouca ou nenhuma confiança de que as empresas de tecnologia tomarão decisões responsáveis ​​sobre como usar a IA em seus produtos. Cerca de sete em cada dez adolescentes apoiam salvaguardas de privacidade e medidas de transparência para sistemas de IA.

O estudo também descobriu que 39% dos adolescentes que usaram IA generativa para realizar trabalhos escolares encontraram imprecisões nos resultados gerados pela ferramenta. Diante disso, 73% querem que o conteúdo gerado por IA seja claramente rotulado ou tenha marca d’água.

“Os jovens americanos são claramente céticos em relação às empresas de tecnologia e não confiam nelas para proteger seu bem-estar ou tomar decisões éticas sobre IA”, disse James P. Steyer, fundador e CEO da Common Sense Media, em comunicado à imprensa.

“Para reconstruir a confiança, a indústria deve tomar medidas imediatas para implementar medidas de segurança robustas, aumentar a transparência sobre os sistemas de IA e dar aos adolescentes uma voz genuína na formação dos espaços digitais que impactam suas vidas. Embora as empresas de tecnologia tenham que agir, todos nós temos um papel a desempenhar para responsabilizá-las — precisamos de ações coordenadas de formuladores de políticas, educadores, pais e os próprios jovens para manter a pressão sobre as empresas de tecnologia para criar um mundo digital que realmente sirva e proteja nossa juventude.”

IA generativa: especialista explica como é o treinamento da ferramenta

Este conteúdo foi originalmente publicado em IA: adolescentes não conseguem distinguir o que é real e falso, diz estudo no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Lua pode ser impactada por asteroide em 2032; veja quais são as chances 

O que o solo da Lua diz sobre a origem da água na Terra 

Tarcísio visita Bolsonaro pela primeira vez desde prisão do ex-presidente 

China executa 11 criminosos ligados a gangues de Mianmar 

DF tem 447 vagas nesta quinta-feira (29/1). Salários chegam a R$ 2,8 mil

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Fotógrafo da Rede Globo é preso suspeito de mandar matar mulher com 13 tiros; polícia revela detalhes

23 de agosto de 2025
Os 10 melhores filmes do século 21, segundo Pedro Almodóvar 
Neto e Casagrande detonam Neymar após jogo contra o Atlético: “Ridículo” 
Noiva de MC Guimê mostra ultrassom da filha em 8K e divide opiniões; veja 
Eslovênia x Suécia: horário e onde assistir ao jogo das Eliminatórias 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?