By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Exame ocular pode ajudar a prever risco de AVC, diz estudo 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Exame ocular pode ajudar a prever risco de AVC, diz estudo 
outros

Exame ocular pode ajudar a prever risco de AVC, diz estudo 

Última atualização: 30 de janeiro de 2025 15:45
Published 30 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Pesquisadores defendem que a técnica, já utilizada em clínicas de oftalmologia, pode ser alternativa acessível e menos invasiva para a detecção precoce de derrame
Este conteúdo foi originalmente publicado em Exame ocular pode ajudar a prever risco de AVC, diz estudo no site CNN Brasil.  Saúde, AVC, Derrame, Saúde ocular CNN Brasil

Contents
Leia MaisAVC: novas diretrizes destacam riscos associados ao uso de anticoncepcionaisIA pode identificar AVC com o dobro de precisão, mostra estudoCasos de AVC aumentaram cerca de 15% em pessoas jovens; veja riscosSaúde ocular e AVC: qual a relação?

Um exame ocular pode ajudar a prever o risco de acidente vascular cerebral (AVC), segundo estudo publicado neste mês na revista científica Heart, do British Medical Journal. De acordo com os pesquisadores, é possível calcular a probabilidade de um derrame por meio do mapeamento da retina com a mesma exatidão de exames tradicionais, mas sem a necessidade de testes invasivos.

De acordo com o estudo, a análise da retina feita por fotografias detalhadas do fundo de olho pode ser uma ferramenta eficaz para prever o risco de AVC. Isso acontece porque a retina reflete o estado dos vasos sanguíneos no corpo, permitindo identificar alterações microvasculares associadas a problemas cardíacos e cerebrovasculares — como o caso de um derrame.

Leia Mais

  • AVC: novas diretrizes destacam riscos associados ao uso de anticoncepcionais

    AVC: novas diretrizes destacam riscos associados ao uso de anticoncepcionais

  • IA pode identificar AVC com o dobro de precisão, mostra estudo

    IA pode identificar AVC com o dobro de precisão, mostra estudo

  • Casos de AVC aumentaram cerca de 15% em pessoas jovens; veja riscos

    Casos de AVC aumentaram cerca de 15% em pessoas jovens; veja riscos

O trabalho usou parâmetros vasculares da retina que estavam extraídos de imagens do UK Biobank, um grande banco de dados biomédicos do Reino Unido, usando o Retina-based Microvascular Health Assessment System, um sistema de análise da microvasculatura da retina. Essas imagens permitiram avaliar diversos parâmetros como densidade, calibre e complexidade dos vasos sanguíneos.

Os pesquisadores acompanharam 45.161 participantes por cerca de 12 anos. Nesse período, foram registrados 749 casos de AVC. Os dados coletados foram analisados por meio de modelos estatísticos que levaram em conta fatores de risco tradicionais para AVC, como idade, pressão alta, colesterol e tabagismo.

A análise identificou 29 parâmetros vasculares da retina significativos associados ao risco de AVC. A maioria desses parâmetros estava relacionada à densidade dos vasos sanguíneos, ou seja, a quantidade de vasos presentes em uma determinada área da retina.

Segundo os pesquisadores, a diminuição da densidade vascular estava associada a um aumento de 19% no risco de AVC. Essa associação se manteve mesmo após o ajuste para fatores de risco para derrame.

Os autores do estudo defendem que a técnica, já utilizada em clínicas de oftalmologia, pode ser uma alternativa acessível e menos invasiva para a detecção precoce de riscos relacionados ao AVC.

“O novo método apresentado pelo estudo leva em conta a análise de vários pontos observados no fundo do olho, e, através de uma análise estatística, mostrou que algumas alterações nessa região ocular tiveram correlação direta com o risco de um AVC, quando comparado com fatores de risco já conhecidos que podem causar a doença, como diabetes, pressão alta e colesterol, por exemplo”, explica o cardiologista Marcelo Bergamo, que não esteve envolvido no estudo, à CNN.

“A diferença está na maior precisão diagnóstica quando comparado com métodos tradicionais e por se tratar de um exame não invasivo, de fácil replicação”, completa.

Saúde ocular e AVC: qual a relação?

O AVC acontece quando os vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. Existem dois tipos de AVC, de acordo com a sua causa:

  • AVC hemorrágico: acontece quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. É responsável por 15% de todos os casos de AVC;
  • AVC isquêmico: acontece quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. Representa 85% de todos os casos.

Segundo Bergamo, algumas doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, causam alterações estruturais nos vasos sanguíneos que podem ser identificadas no mapeamento da retina, ou fundo de olho. Isso, por si só, já demonstra um maior risco cardiovascular.

“Agora, com esse novo estudo, isso foi mostrado também em relação ao risco de AVC, uma vez que foram avaliados vários critérios que aumentaram, de forma estatisticamente significativa, a predisposição de um paciente e ter um AVC”, afirma o cardiologista.

Para o especialista, utilizar o mapeamento da retina para triagem do AVC é possível, mas o método deve ser realizado por um profissional que conheça quais parâmetros buscar no exame de retina.

“O equipamento para análise de fundo de olho não é caro, a questão é treinamento e capacitação de quais médicos realizarão os exames e os parâmetros que devem ser avaliados”, observa.

No entanto, Bergamo reconhece que essa seria uma forma eficiente de identificar precocemente pacientes com maior risco de AVC, aumentando as chances de uma intervenção precoce no tratamento.

“Hoje em dia, as metas terapêuticas para controle de hipertensão, diabetes e colesterol, por exemplo, em pacientes de alto e muito alto risco, estão cada vez mais baixas. Com essa triagem, se você identificar esse paciente como de risco maior, a atenção para os controles de fatores de risco deve ser intensificada para prevenir um evento”, afirma.

Veja quais são fatores de risco para AVC grave, segundo novo estudo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Exame ocular pode ajudar a prever risco de AVC, diz estudo no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Bella Campos muda visual e é elogiada nas redes sociais; confira

Rede Sustentabilidade estabelece meta para as eleições de 2026 na Bahia

Mick Jagger faz 82 anos; relembre affair bombástico com Luciana Gimenez 

Ludmilla e Ana Carolina homenageiam Preta Gil durante show; veja 

Famosos marcam presença na despedida do Numanice do RJ; veja fotos 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Taylor Swift aparece ao lado do namorado em festa de família; veja 

7 de junho de 2025
Estudante de medicina saca arma para socorrista dentro de UPA em Itinga; ASSISTA
Rick Bonadio reage a um álbum de k-pop pela primeira vez 
Autor de “Caso Harry Quebert” sobre suspense: “Enredo precisa valer a pena” 
Esquema de rifas: MP cancela acordo com casal de influenciadores no RS 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?