Normalmente se divulga a capacidade das baterias em kWh. Gostaria de saber a tensão do GWM Haval H6, em volts. Conde Linhares, via e-mail
Quem nos ajuda a responder essa questão é a engenheira que atua no CPQD, desde 1989, na Área de Sistemas de Energia (ASE), Maria de Fátima Rosolem. A resposta simples: a tensão não é divulgada porque esta é “uma informação complementar e indiferente, pois não acrescenta informação relevante de desempenho para o usuário do veículo elétrico”, explica.
A tensão é medida em volts (V), por isso é comum falarmos de “voltagem” da bateria para se referir a sua tensão elétrica (ou ddp), embora esse termo não seja tecnicamente aceito. “Quanto mais elevada (a tensão), maior o perigo de choque elétrico fatal no ser humano. Porém, em contrapartida, menor é a corrente elétrica associada a uma mesma potência demandada no circuito.”
Quanto um fabricante de carros elétricos fala em tensão, é para destacar a arquitetura dos seus carros. Carros elétricos de última geração têm arquitetura de 800V, o que proporciona vantagens como baterias que recarregam mais rápido e entregam mais energia, uso de cabos de menor calibre (porque a corrente tende a ser menor), mais leves, além da adoção de motores mais potentes e com maior regeneração sem que precisem ser maiores, ou que o carro fique mais pesado.

Sobre o H6 citado pelo leitor, a versão híbrida plena, HEV2, tem uma bateria de 1,6 kWh e com 335,8 V. Já a híbrido plug-in, PHEV19, tem bateria de 19 kWh e 313 V. Por fim, as versões PHEV34 e GT têm células de 34 kWh e 310,8 V.
Glossário do carro elétrico
O que é tensão?
Vulgarmente chamada de voltagem, representa, principalmente, o grau de risco de um circuito elétrico. Quando falamos em tensão, estamos nos referindo à “diferença entre os potenciais de oxidação e redução dos materiais ativos dos cátodos e ânodos de uma bateria”, explica Fátima.
O que é Corrente?
A citada corrente é medida em ampere (A). A engenheira explica que ela “representa a quantidade, por unidade de tempo, do fluxo ordenado de elétrons em um fio ou circuito conectado entre dois polos com uma certa ddp (ou tensão) de corrente contínua (CC) ou duas fases de corrente alternada (CA)”. Assim como o termo voltagem, amperagem também não é um termo técnico válido e deve ser evitado.
O que é potência?
A medida em watts (W), é que determina o desempenho de uma bateria ou de um circuito elétrico. Segundo Fátima, a potência “corresponde ao produto instantâneo entre a tensão e a corrente elétrica aplicada em um circuito, no caso no motor do veículo elétrico”. Logo, multiplicar a tensão pela corrente resulta na potência em Watt.
Por isso que, em alguns casos, vemos as potências dos motores elétricos sendo descritas em kW e nós convertemos para cv, já que é mais convencional em nosso meio. Vale ressaltar que 1 cv corresponde a 735,5 W, ou 0,7355 kW. E essa potência está diretamente relacionada com a capacidade de aceleração e torque de um veículo elétrico, explica a engenheira.
O que é capacidade da bateria?
Esse que é o parâmetro elétrico da bateria que costumamos divulgar em kWh. Como o nome sugere, ela refere-se à quantidade de energia que a bateria pode fornecer em função do tempo. Logo, ela se relaciona com a autonomia do carro.

“Sua unidade é o watt/hora (Wh), que representa a potência total (em watts) que pode ser armazenada e/ou fornecida pela bateria durante o período de uma hora”, diz Fátima. “Desse modo, a energia e a potência de uma bateria são as grandezas (parâmetros) que definem o comportamento de um veículo em termos de, respectivamente, autonomia e torque/aceleração, indicando assim características importantes de desempenho.”
O que é mais perigoso, tensão ou corrente?
“Ao contrário da tensão, a intensidade da corrente elétrica não representa perigo potencial para o ser humano, desde que a tensão seja mantida suficientemente baixa para não causar danos. Dessa forma, um circuito elétrico com poucos volts de tensão e centenas de amperes de corrente não representa condição de perigo, ao passo que o contrário, um circuito elétrico com poucos amperes e centenas de volts é extremamente perigoso, apesar de poderem estar manuseando a mesma potência elétrica.