By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Chineses estão 10 anos na frente em tecnologia de baterias, diz CEO da Ford
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Chineses estão 10 anos na frente em tecnologia de baterias, diz CEO da Ford
outros

Chineses estão 10 anos na frente em tecnologia de baterias, diz CEO da Ford

Última atualização: 10 de fevereiro de 2025 16:50
Published 10 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Entre todas as fabricantes fora da China, a Ford é a que costuma falar publicamente sobre o que acham dos rivais chineses. Jim Farley, CEO da Ford, falou diversas vezes sobre como a indústria automotiva chinesa evoluiu e que estamos ficando para trás, até mesmo dizendo que está dirigindo um Xiaomi SU7 e que não quer devolver.

  • Relacionadas
  • Carros elétricosBateria com recarga mais rápida do mundo surpreende a própria fabricante31 jan 2025 – 18h01
  • Carros elétricosCATL mostra bateria padrão para aluguel e trocas frequentes em carros elétricos27 dez 2024 – 13h12
  • Carros elétricosNova bateria promete levar híbridos mais longe do que muito elétrico28 out 2024 – 11h10

Farley aproveitou a entrevista para o jornal The New York Times para afirmar que os chineses estão muito à frente das fabricantes ocidentais na tecnologia de baterias. Na visão do executivo, a indústria ocidental está “uma década atrás no desenvolvimento de baterias.”

A situação está tão crítica que, na opinião de Farley, a única chance das fabricantes norte-americanas sobreviverem é fazer uma transferência de tecnologia com os chineses, licenciando as baterias e aprendendo a fazê-las, para então acelerar a pesquisa local e não depender mais da tecnologia emprestada.

Mustang Mach E
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

É o oposto do que aconteceu 25 anos atrás, quando a China abriu as portas para as fabricantes, mas exigiu que todas fizessem uma joint venture com empresas locais e ensinassem a desenvolver e produzir carros.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

Após a decisão da China de apostar totalmente nos elétricos, o país conseguiu avançar consideravelmente, com carros mais cheios de tecnologia e com baterias muito mais eficientes. E isto criou uma situação difícil para as fabricantes. Se elas desistirem dos carros elétricos, a China irá avançar ainda mais neste mercado e deixá-la totalmente de fora com o passar dos anos.

Ford Explorer EV
Ford Explorer EVDivulgação/Ford
Continua após a publicidade

Uma das formas de impedir este cenário foi o incentivo do governo Biden para a produção de carros elétricos e baterias nos EUA. A Ford aproveitou para erguer uma nova fábrica em Michigan, dedicada a montar baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) em 2026. As baterias feitas lá usarão a tecnologia da chinesa CATL por meio de uma licença.

Isto está alinhado com a visão de Farley. “O caminho para competir [com a China] é ter acesso às propriedades intelectuais deles da mesma forma que eles precisaram das nossas há 20 anos, e então usar nosso ecossistema inovador, a ingenuidade americana, nossa grande escala e nossa intimidade com os clientes para superá-los globalmente. Esta será uma das corridas mais importadas para salvar a nossa economia industrial”, explica o executivo.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

O The New York Times ainda lembra que a tecnologia das baterias LFP não foi criada pelos chineses, e sim pelos americanos. O composto usado foi desenvolvido pela Universidade do Texas e vendido para uma startup chamada A124 Systems. Apesar de receber milhões de dólares em incentivos do governo Obama, a demanda por elétricos ainda não existia e, em 2013, pediu falência, sendo vendida para a CATL, que hoje controla 83% da produção de baterias LFP.

Publicidade

You Might Also Like

O Grande Debate: Depoimento de Cid no STF muda situação de Bolsonaro? 

Leo Lins debocha de prisão após receber ‘kit cadeia’: “Vou processar”

Alternativas ao IOF: Tributamos quem já deveria pagar imposto, diz Edinho 

Snoop Dogg ganhará cinebiografia com ator de “Outer Banks”, diz site 

Amanda Seyfried revela condição para sequência de “Garota Infernal” 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Apesar de rompimento, PDT emplaca nome no governo Lula

14 de maio de 2025
Na mira do STF: Um em cada cinco prefeitos das maiores cidades nomeia parentes como secretários
Oficina de redação: USP oferece aulas gratuitas em 2025 
Saiba para qual time torce o papa Francisco 
Cauã Reymond x Bella Campos: veja os melhores memes da polêmica 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?