By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: “Limitações metodológicas”: CGU rebate queda do país em índice de corrupção 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > “Limitações metodológicas”: CGU rebate queda do país em índice de corrupção 
outros

“Limitações metodológicas”: CGU rebate queda do país em índice de corrupção 

Última atualização: 11 de fevereiro de 2025 10:50
Published 11 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Controladoria-Geral da União afirma que índice pode minar a confiança nas instituições democráticas e reafirma compromisso com a transparência e o combate à corrupção.
Este conteúdo foi originalmente publicado em “Limitações metodológicas”: CGU rebate queda do país em índice de corrupção no site CNN Brasil.  Política, CGU (Controladoria-Geral da União), Corrupção, Governo Lula, Índice de Percepção da Corrupção CNN Brasil

Contents
Leia MaisBrasil despenca em índice de corrupção e tem pior nota desde 2012“Feirão das emendas” ocorria desde 2020 com ameaças a prefeitosEntenda o que pode mudar na Lei da Ficha Limpa

Na manhã desta terça-feira (11), a Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou uma nota em que rebate o Índice de Percepção da Corrupção (IPC), da Transparência Internacional (TI), sobre o Brasil.

A CGU reiterou o compromisso com a transparência e o combate à corrupção, ressaltando que o uso do IPC, como base para debates públicos, pode “levar a distorções” da imagem do país.

Leia Mais

  • Brasil despenca em índice de corrupção e tem pior nota desde 2012

    Brasil despenca em índice de corrupção e tem pior nota desde 2012

  • “Feirão das emendas” ocorria desde 2020 com ameaças a prefeitos

    “Feirão das emendas” ocorria desde 2020 com ameaças a prefeitos

  • Entenda o que pode mudar na Lei da Ficha Limpa

    Entenda o que pode mudar na Lei da Ficha Limpa

“Alimentando narrativas que minam a confiança nas instituições democráticas”, declarou a CGU.

De acordo com a Transparência Internacional, o Brasil despencou no índice de corrupção. Em 2022, ocupava a 96ª posição no ranking; caiu para a 104ª colocação em 2023; e, agora, ocupa o 107º lugar entre 180 países.

A nota da CGU destaca que esse índice foca na percepção da corrupção, e não na ocorrência real dos fatos, além de afirmar que o próprio relatório recomenda cautela na interpretação dos resultados.

“O índice se baseia em pesquisas com grupos específicos, como empresários, e não representa a percepção geral da população”, informou o comunicado.

A Controladoria também ressaltou os avanços do Brasil no fortalecimento da transparência, citando a realização da COP30, e que estão intensificando a participação na Parceria para Governo Aberto (OGP [Open Government Partnership]), exemplos que, segundo a CGU, não são refletidos adequadamente no índice.

A nota finaliza reafirmando a missão da CGU em garantir uma gestão transparente e a necessidade de um debate mais técnico e fundamentado sobre os métodos de avaliação da corrupção no Brasil e no mundo.

Leia a íntegra da nota divulgada pela Controladoria-Geral da União:

“Nota à imprensa

A Controladoria-Geral da União (CGU) reforça seu compromisso com a transparência e o combate à corrupção. Por isso, alerta para limitações metodológicas do Índice de Percepção da Corrupção (IPC), da Transparência Internacional (TI). O IPC mede percepção, não a ocorrência real de corrupção, e seu próprio relatório recomenda cautela na interpretação dos resultados, especialmente em relação a variações (“sutis” ou “estatisticamente irrelevantes”) da pontuação.

Os países que combatem corrupção podem ser penalizados no IPC, uma vez que a exposição de casos e investigações impacta negativamente a percepção sobre o problema. O combate à corrupção não pode ser tratado como um fator negativo para a avaliação de um país.

O uso do IPC, para embasar debates públicos, pode levar a distorções, alimentando narrativas que minam a confiança nas instituições democráticas. O índice se baseia em pesquisas com grupos específicos, como empresários, e não representa a percepção geral da população. Além disso, vários eventos mencionados no relatório como fatores negativos para o Brasil ocorreram após o período de coleta de dados do índice, o que compromete a coerência da análise.

Por outro lado, avanços concretos não são devidamente reconhecidos. O Brasil ampliou sua transparência com melhorias no Portal da Transparência, avançou na rastreabilidade de emendas parlamentares e lançou o Plano de Integridade e Combate à Corrupção 2025-2027, com 260 ações estratégicas. Além disso, a CGU bateu recorde de operações contra a corrupção em 2024, totalizando 47 ações.

O Brasil também retoma protagonismo internacional na transparência, sendo sede da COP 30 e fortalecendo sua participação na Parceria para Governo Aberto (OGP). Esses avanços refletem um compromisso sólido com governança democrática, algo que o IPC não mede de forma adequada.

A CGU segue firme em sua missão de garantir uma gestão pública transparente e reafirma a necessidade de um debate mais técnico e fundamentado sobre os métodos de avaliação da corrupção no Brasil e no mundo.”

 

*Supervisão de Ronald Johnston

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Limitações metodológicas”: CGU rebate queda do país em índice de corrupção no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Lula ironiza plano de Flávio Bolsonaro para 2026: “Não desista”

Sister desmaia, Quarto Branco do BBB 26 é encerrado e reforça tese de tortura da imprensa internacional; saiba o que aconteceu

Porto x Vitória: onde assistir, arbitragem e prováveis escalações do confronto da terceira rodada do Baianão

Ex-PM de Pernambuco é preso em Juazeiro por agressão contra ex-namorada de 19 anos

Jerônimo Rodrigues decreta luto oficial pela morte de Alan Sanches

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Após Zanin, Dino também se diz apto de julgar Bolsonaro no STF 

28 de fevereiro de 2025
Grávida, Rafa Kalimann faz pedido inusitado para Nattan: “Meu desejo”
PF faz buscas em endereços ligados a Daniel Vorcaro 
Fórmula 1: Norris vence GP de São Paulo e abre vantagem na luta pelo título 
“Quem insistir no script de 2018 venderá ingresso pra arquibancada vazia”, diz estrategista político sobre eleição presidencial
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?