Após ter sido flagrado chegando na sede da BYD no Brasil, o supercarro elétrico BYD Yangwang U9 foi flagrado circulando pela Avenida Europa, em São Paulo, um conhecido ponto de encontro de carros esportivos nas manhãs de domingo. O flagrante foi publicado pelo Placa Verde, no Instagram.
Quem estaria ao volante seria o ex-piloto de Fórmula 1 Felipe Massa.
O carro segue usando placa verde, de uso temporário para carros de testes, e era seguido de perto por uma BYD Shark. O supercarro elétrico tem 1.305 cv e não só é capaz de girar no próprio eixo e usar sua suspensão adaptativa para dançar, como também é capaz de usar o mesmo sistema para saltar obstáculos – recentemente, a BYD ainda demonstrou que o carro é capaz de fazer isso correndo e de forma 100% autônoma, sem motorista dentro.
A suspensão em questão é a Disus-X, que controla os movimentos laterais, longitudinais e verticais da carroceria de maneira independente em cada uma das rodas, permitindo até que ele ande com apenas três pneus em contato com o solo. Mas o que fez a fama do modelo é sua teórica capacidade de até saltar sobre buracos ou obstáculos, cerca de 6m a 120 km/h.
–

O Yangwang U9 é enorme para os padrões dos supercarros: tem 4,96 m de comprimento, 2,02 m de largura, 1,29 m de altura, e 2,9 m de entre-eixos. E ainda pesa 2.475 kg, culpa da bateria Blade de 100 kWh fabricada pela FinDreams, uma subsidiária da BYD.

Há um motor de 326 cv em cada uma das rodas, o que totaliza 1.305 cv e e 130,5 kgfm de torque. Mas a aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 2 s, como promete a BYD, e a velocidade máxima de 300 km/h soam quase um milagre diante do peso do U9.

A presença do BYD Yangwang U9 no Brasil não necessariamente indica que o supercarro elétrico será vendido por aqui. A empresa também trouxe uma unidade do Yangwang U8, seu SUV mais sofisticado, que vem sendo usado em eventos fechados para testar a receptividade do seu público potencial. Nós já pudemos dirigir o Yangwang U9 na China, veja as impressões aqui.