By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: É preciso retomar debate sobre eleição direta para presidentes dos TJs
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > É preciso retomar debate sobre eleição direta para presidentes dos TJs
outros

É preciso retomar debate sobre eleição direta para presidentes dos TJs

Última atualização: 19 de fevereiro de 2025 05:30
Published 19 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A estrutura do Judiciário brasileiro ainda guarda resquícios de um modelo centralizado e pouco democrático quando se trata da escolha dos seus dirigentes. Atualmente, a eleição para a presidência dos Tribunais de Justiça estaduais é restrita aos desembargadores mais antigos, o que limita a renovação e a democratização na gestão.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da eleição direta para presidentes dos Tribunais de Justiça – permitindo a participação de todos os magistrados de primeiro e segundo graus – representa um passo fundamental para modernizar o Judiciário e torná-lo mais alinhado aos princípios democráticos.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

A democratização da escolha dos dirigentes do Judiciário é um tema recorrente e essencial para garantir que as decisões administrativas e institucionais reflitam a diversidade da magistratura e as necessidades da sociedade.

Hoje, a limitação da escolha aos desembargadores mais antigos impede que vozes renovadoras assumam o comando dos tribunais, perpetuando uma lógica de gestão que, muitas vezes, não prioriza a eficiência. Em contrapartida, um dos reflexos mais relevantes da eleição direta para os tribunais seria a melhoria dessa prestação jurisdicional.

Atualmente os presidentes são escolhidos por um pequeno grupo de desembargadores, o que pode resultar em gestões voltadas para interesses internos da cúpula do Judiciário, em detrimento de um modelo mais ágil e eficiente.

A eleição direta permitiria que juízes de primeiro grau, que estão na linha de frente da prestação jurisdicional e conhecem de perto os desafios do Judiciário, tivessem voz ativa na escolha dos dirigentes. E isso não apenas fortaleceria a representatividade interna, mas também poderia impactar positivamente a gestão dos tribunais, tornando-a mais eficiente e conectada com a realidade da magistratura e da sociedade.

Com a participação direta dos juízes de primeiro grau, é provável que as administrações dos tribunais passem a dar mais atenção a questões como maior celeridade processual, aprimoramento da estrutura dos juízos de base e valorização dos magistrados que estão em contato direto com a população.

Ao analisar modelos internacionais, percebe-se que a estrutura brasileira é uma das mais fechadas do mundo. Em países como a Alemanha, a administração judiciária tem forte participação de órgãos colegiados, que incluem representantes de diversas instâncias, garantindo uma gestão mais plural e menos hierarquizada. Nos Estados Unidos, os juízes estaduais, em muitos casos, são eleitos diretamente pela população, o que confere maior legitimidade às decisões judiciais e à condução da administração dos tribunais.

Já em nações como França e Itália, a governança do Judiciário é realizada por conselhos compostos por magistrados de diferentes níveis, permitindo maior diversidade de ideias e uma gestão mais transparente.

O Brasil, por sua vez, ainda mantém um modelo que restringe a participação e dificulta mudanças estruturais, tornando-se cada vez mais um ponto fora da curva em comparação com democracias consolidadas.

Esses modelos de gestões mais representativos favorecem a implementação de políticas mais eficazes e alinhadas às reais demandas da Justiça.

A retomada da discussão sobre a eleição direta para os presidentes dos Tribunais de Justiça é essencial para modernizar o Judiciário brasileiro. A ampliação da participação de toda a magistratura na escolha dos dirigentes traria mais transparência, representatividade e compromisso com uma Justiça mais célere e eficaz.

Se o Judiciário é um dos pilares do Estado democrático de Direito, é fundamental que sua gestão também se aproxime dos princípios democráticos. A resistência à mudança não pode se sobrepor à necessidade de um Judiciário mais eficiente e acessível à sociedade. A eleição direta para presidentes dos TJs é um passo essencial nessa direção.

You Might Also Like

O que Trump busca com acordos comerciais? 

Cão perde visão após intoxicação com plantas em área pet de padaria em SP 

Abaixo de 10ºC: tempo segue gelado em São Paulo até sexta-feira 

Tempo seco: grande parte do Brasil pode ter umidade do ar abaixo de 20% 

Tesla perde US$ 21,43 por ação com “America Party” de Musk 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Lula faz Pix para ‘sanar’ dívida de time de futebol; assista

10 de janeiro de 2025
DF: homem que matou caseiro com mata-leão e simulou afogamento é preso
Morre Pinha, ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei 
Ouro cai após EUA sinalizarem suavização da guerra comercial 
Região do DF ficará sem energia elétrica nesta 2ª feira. Saiba mais
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?