By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Dispute boards evita o surgimento de disputas em quase metade dos contratos
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Dispute boards evita o surgimento de disputas em quase metade dos contratos
outros

Dispute boards evita o surgimento de disputas em quase metade dos contratos

Última atualização: 19 de fevereiro de 2025 09:24
Published 19 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Obras de infraestrutura e construção de grandes proporções costumam ser complexas, com altos investimentos e desafios técnicos, regulatórios e ambientais que podem impactar no prazo e custos de um projeto. Não raro, esse ambiente cria impasses entre os agentes envolvidos — levando a uma paralisação dos empreendimentos.

Esse tipo de suspensão em infraestrutura causa prejuízos financeiros e sociais. Dados do Tribunal de Contas da União (TCU) mostram que cerca de 12 mil obras financiadas com recursos federais estavam travadas no fim de 2024 — o que equivale a R$ 29 bilhões. O indicador preocupa pois corresponde a mais da metade dos contratos em execução. 

Uma das soluções nesses casos é recorrer à Justiça comum, caminho caro e demorado. Nos últimos anos, no entanto, a criação de dispute boards (DBs) tem se tornado mais usual em obras de grande complexidade. Esse instrumento atua em caráter preventivo, acompanhando a obra e eventuais disputas que possam aparecer. 

Uma pesquisa recente da King’s College London, chamada “2024 Dispute Boards International Survey: A Study on the WorldWide Use of Dispute Boards over the Past Six Years”, quantificou os efeitos e impacto desse instrumento com base nas respostas de 213 entrevistados. Uma das principais conclusões foi sobre a eficiência dos DBs como uma ferramenta efetiva de prevenção.

De acordo com o levantamento, 45% das pessoas físicas entrevistadas apontaram que os comitês previstos no DB foram os responsáveis por evitar completamente o surgimento de disputas em seus contratos; 41% afirmaram que os entraves reduziram drasticamente; 81% das pessoas físicas e 75% dos financiadores analisaram os DBs como “extremamente úteis” na prevenção de disputas.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Isso acontece porque os especialistas que formam um comitê independente têm a capacidade de identificar potenciais conflitos em estágios iniciais e intervir rapidamente. Isso evita o acúmulo de problemas e o comprometimento do andamento do projeto. O grupo acompanha de perto a execução da obra, com praticidade no processo de recolhimento de documentos e de provas necessárias. 

Christian Lopes, sócio da área de arbitragem e consultoria em contratos do VLF Advogados, explica sobre a atuação do comitê, normalmente composto por três pessoas — com exceções que permitem apenas um único membro. “O grupo acompanha a execução do contrato, recebe documentos, realiza visitas e reuniões e, assim, pode ajudar na prevenção de disputas de duas formas: como um órgão consultivo ou resolutivo.”

Na maior parte dos casos, os DBs são instalados a partir do fechamento do contrato de obras de grande complexidade, como estradas, pontes, hidrelétricas e outras obras públicas e de infraestrutura, além de parcerias público-privadas. 

Silvia Pachikoski, vice-presidente do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC), ressalta que além da obra, o DB preserva o relacionamento entre as partes. “Ele evita que o conflito atinja um nível insustentável, mantendo o equilíbrio ao longo da execução do contrato. Além disso, sua condução eficaz permite que as partes apresentem suas manifestações e argumentos no momento oportuno. Às vezes, o próprio comitê faz uma análise e um julgamento técnico no instante em que o problema ocorre, garantindo eficiência”, diz ele ao indicar que a eficiência do dispute board tem conquistado até empreendimentos de menor complexidade.

A pesquisa da King’s College também aponta que é comum que as decisões dos DBs sejam mantidas quando contestadas em câmaras de arbitragem ou na Justiça. De acordo com o estudo, 79% das pessoas físicas e 68% das empresas responderam que decisões jurisdicionais “nunca” ou “raras vezes” são diferentes das impostas pelo dispute boards.

“O país aprendeu muito com experiências internacionais. O setor de grandes contratos e arbitragem é globalizado, e as práticas adotadas aqui são influenciadas por padrões internacionais. Investidores internacionais frequentemente participam desses projetos e trazem suas experiências, o que eleva a qualidade da implementação no Brasil”, argumenta Pachikoski.

Tanto Pachikoski quanto Lopes afirmam que o custo fixo ao longo de todo o contrato é um entrave para que alguns contratos aceitem adicionar o mecanismo. Mas, para os especialistas, o custo se justifica, já que evita gastos muito maiores com litígios futuros.

A pesquisa da universidade londrina corrobora essa impressão. Por se tratar de empreendimentos com um alto valor, o custo dos DBs dificilmente ultrapassa 0,5% do valor total do processo. “Não vejo desvantagens ou soluções ineficazes. Pelo contrário, a experiência tem demonstrado que, quando bem conduzidos e com cláusulas contratuais bem redigidas, esses comitês geram decisões definitivas e eficazes”, conclui Pachikoski.

You Might Also Like

Tereos vende Usina Andrade para a Viralcool 

Ministério da Saúde aprova lista de 56 oncológicos na Rename

Lenda do esqui sofre acidente uma semana antes das Olimpíadas de Inverno 

Epstein abusou de menor após ela revelar violência anterior, diz FBI 

Caso Master: veja íntegra de depoimento do diretor do BC 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Concurso para técnico de enfermagem da SES-DF tem validade prorrogada

5 de novembro de 2025
Enem 2025: veja quando sai gabarito oficial do 2º dia de prova 
Aumento no número de deputados criaria “nova distorção”, aponta análise 
“Se tirar, leva bala”: CV constrói barricadas e isola moradores do RJ
Bruno Gagliasso abre álbum de viagem com Giovanna Ewbank à Sardenha 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?