By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Reajuste dos servidores: MP recebeu mais de 500 emendas
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Reajuste dos servidores: MP recebeu mais de 500 emendas
outros

Reajuste dos servidores: MP recebeu mais de 500 emendas

Última atualização: 20 de fevereiro de 2025 07:00
Published 20 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Emperrada até que o Congresso aprove o Orçamento deste ano, o que deve ocorrer em março, a Medida Provisória que oficializa o conjunto de reajustes dos servidores públicos federais recebeu mais de 500 emendas, que, em tese, poderiam impactar negociações salariais, os planos para criar novas carreiras transversais e o esboço de um sistema de avaliação.

Contents
Quer saber os principais fatos ligados ao serviço público? Clique aqui e se inscreva gratuitamente para receber a newsletter Por Dentro da MáquinaDesignação de carreira típica de Estado

Quer saber os principais fatos ligados ao serviço público? Clique aqui e se inscreva gratuitamente para receber a newsletter Por Dentro da Máquina

Naturalmente, a maior parte das 505 propostas de alteração ou supressão no texto encaminhado pelo governo (de 517, 12 foram retiradas) deve ser rejeitada, porém algumas delas estão no radar das entidades de classe e até podem ganhar tração no debate legislativo.

Apresentadas por deputados do PT e do PSol, cinco emendas pedem a supressão do artigo 206 da MP, que trata da ampliação do Sistema de Desenvolvimento na Carreira (Sidec), um esboço de avaliação de desempenho para todos os servidores federais, com critérios de pontuação. Na justificativa, os parlamentares afirmam que não houve diálogo prévio em relação a essa proposta.

“A instituição de novas regras de avaliação de desempenho não foi dialogada com as entidades sindicais nas mesas de negociação, e não há informações sobre quais critérios individuais permanecerão em vigor”, justifica a deputada Erika Kokay (PT-DF), que, até agora, subscreve 46 emendas à MP dos reajustes.

Parlamentares aliados do governo também apadrinham mudanças nas regras de progressão dos servidores do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) e pleitos para reconhecer o nível superior como requisito para o cargo de técnico do Banco Central.

Em outra frente, servidores da Receita e do Ministério do Trabalho já emplacaram propostas de emendas para tentar reajustar os vencimentos básicos de auditores do Trabalho, da Receita Federal e dos analistas tributários, apesar da resistência do governo. O Ministério da Gestão afirma que não há espaço fiscal para reajustar o vencimento dos auditores, após o acordo que ampliou o bônus de eficiência. Diante do impasse, os auditores da Receita estão em greve a mais de 80 dias.

Mas Receita e Trabalho não estão sozinhos na tentativa de alterar as tabelas remuneratórias por meio de emendas à MP. O senador Dr. Hiran (PP-RR) propôs, por exemplo, uma nova tabela remuneratória para peritos médicos federais e supervisores médico-periciais.

Designação de carreira típica de Estado

Além das emendas que tratam dos reajustes, há inúmeras sugestões que versam sobre gratificações e indenizações pleiteadas historicamente pelas carreiras do funcionalismo.

Duas emendas, da deputada Silvia Cristina (PP-RO) e do deputado Valmir Assunção (PT-BA), designam como “típica de Estado” a carreira de especialista em meio ambiente e fazem com que o cargo de analista ambiental seja denominado de auditor ambiental federal. Segundo uma dessas emendas, os cargos de técnico administrativo e técnico ambiental se tornariam “fiscais federais ambientais”.

Por fim, há inúmeras emendas que buscam alterar regras sobre – ou mesmo suprimir da MP – a criação de duas novas carreiras transversais, as carreiras de desenvolvimento socioeconômico e a de desenvolvimento das políticas de Justiça e Defesa. E ainda há propostas para a criação de outras carreiras, como de auditoria do componente federal do Sistema Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde.

“As emendas não asseguram a aprovação das modificações propostas, mas elas chamam a atenção para pontos de interesse da categoria e colocam pressão sobre o governo para que aceite as alterações”, explica a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), que apoia, entre outras, a emenda sobre o PGPE e a que retira da MP a avaliação de desempenho.

As mais de 700 páginas da MP, que ainda não tem relator designado, oficializam 38 acordos salariais, que devem ter impacto de R$ 16,2 bilhões no orçamento deste ano. Se o orçamento for votado em março, os reajustes devem ser pagos a partir de abril, retroativos a janeiro.

You Might Also Like

URGENTE: Imóvel pega fogo no Alto de Ondina e assusta moradores; ASSISTA

Flagra no show do Coldplay pode virar processo judicial? Advogado expõe a verdade

Bebê de dois meses morre com sinais de agressão; pai com histórico violento é preso

Governador que lidera pesquisas para o Senado rejeita impeachment de Moraes; saiba quem

Belo estreia novo visual em show no Rio de Janeiro; veja fotos 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Novas mães denunciam pastor pedófilo: “Deu R$ 2 para o meu filho”

27 de janeiro de 2025
PF prende dois do CV que planejavam matar agentes de segurança do Pará 
Braga Netto no STF: entenda as acusações contra o ex-ministro 
Reforma administrativa e benefícios estão no radar do funcionalismo
Volkswagen Taos com câmbio de 8 marchas chega às lojas; veja preço
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?