By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Oposição na CLDF e sindicatos reagem às mudanças na chefia da Saúde
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Oposição na CLDF e sindicatos reagem às mudanças na chefia da Saúde
outros

Oposição na CLDF e sindicatos reagem às mudanças na chefia da Saúde

Última atualização: 20 de fevereiro de 2025 19:42
Published 20 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O pedido de exoneração da secretaria da Saúde Lucilene Florêncio (foto em destaque) e a recente nomeação de Juracy Cavalcante Lacerda, presidente do Iges-DF, para substituí-la na pasta gerou repercussão entre a oposição na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e sindicatos dos médicos e dos enfermeiros da capital.

Contents
Leia tambémDF: secretária de Saúde pede demissão, e Ibaneis nomeia Juracy LacerdaApós demissão, Lucilene aparece emocionada em vídeo com Ibaneis. VejaSubstitutoSindicatos preocupadosExoneração

Na Casa Legislativa, a deputada Dayse Amarilio (PSB), presidente da Comissão de Saúde, disse receber com preocupação a mudança no órgão. “A saúde do Distrito Federal está em situação grave, e precisamos resolvê-la. A recente demissão da Secretária de Saúde ocorreu logo após um decreto de intervenção de outra pasta na área, medida que contestamos por sua ilegalidade e desnecessidade. Defendemos que a Secretaria tenha autonomia, livre de interferência política e maior liberdade orçamentária para melhorar as condições de trabalho dos servidores”, disse a parlamentar.

Leia também
  • Grande Angular
    DF: secretária de Saúde pede demissão, e Ibaneis nomeia Juracy Lacerda
  • Grande Angular
    Após demissão, Lucilene aparece emocionada em vídeo com Ibaneis. Veja

“Também nos preocupa a possível privatização da saúde, já observada no Iges e na própria secretaria, algo que já comprovamos não ser a solução para o DF. Estamos vigilantes e solicitamos uma reunião para fortalecer o SUS e reorganizar os serviços, garantindo que interesses políticos não comprometam essa área essencial”, pontuou.

A suposta expansão da terceirização na Saúde também foi pontuada pelo distrital Max Maciel (PSol). Segundo o deputado, “mais do que nunca, é fundamental” a instauração da “CPI da Saúde” pela CLDF.

“Vamos reunir todos os gestores, analisar contratos e apurar os fatos, pois estamos falando de um orçamento de R$ 14 bilhões, enquanto a população continua sem atendimento adequado na atenção primária, secundária e em toda a complexidade da saúde. Sem dúvida, será um grande debate. A Câmara terá um papel fundamental e precisamos resgatar essa memória. Há um pedido de CPI na mesa, a crise na saúde persiste e seguiremos firmes na fiscalização”, declarou Maciel.

Substituto

Nas redes, o deputado Fábio Felix (PSol) também expressou a preocupação com a mudança na gestão da Secretaria de Saúde. “Nos preocupa muito que o atual presidente do Iges-DF seja o nome escolhido para substituí-la [Lucilene]”, escreveu.

Em nota, o distrital Gabriel Magno (PT) diz enxergar a indicação de Juracy Lacerda como “grave”. “O Iges que não presta conta, não tem controle social, não consegue atender a população na ponta, e agora vai assumir o comando da Secretaria de Saúde. Temos uma CPI na Câmara para discutir, inclusive, investigar as várias denúncias do Iges. Agora, o governador resolve colocar esse senhor para ser o Secretário de Saúde, o que não me parece correto. Avalio que essa troca pode piorar a situação atual”, disse o deputado.

O vice-presidente da CLDF, Ricardo Vale (PT), por sua vez, contou que respeita a decisão de Lucilene em deixar o cargo e que “espera mudança” com a nova gestão.

“Não podemos ignorar que a população do DF também está exausta com o modelo ineficiente de gestão da saúde. Nos últimos anos, enfrentamos a falta de médicos, insumos, hospitais superlotados, déficit de servidores e crises no Iges-DF. Espero que essa mudança traga melhorias reais, porque a população já não aguenta mais esperar”, declarou.

Sindicatos preocupados

O Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) disse acompanhar “com preocupação a saída” de Lucilene e a nomeação de Juracy para o cargo. Conforme relatado, a “mudança reforça a política do GDF de avançar com a terceirização e privatização dos serviços de saúde, em prejuízo dos profissionais da área e da população que depende do SUS”.

“Essa troca apenas escancara a estratégia do governo: sucatear o serviço público para justificar a entrega da saúde ao setor privado. O famoso ‘precarizar para privatizar’. O SindMédico-DF reitera sua defesa intransigente do SUS e dos médicos e dos demais servidores da saúde, que garantem o atendimento à população, mesmo em condições precárias, como essas que temos acompanhado nos últimos anos”, disse o sindicato, em nota.

“Seguiremos atentos às ações da nova gestão e cobraremos medidas que fortaleçam a rede pública. A privatização da saúde pública não será aceita”, pontuou.

Para o Sindicatos dos Enfermeiros, a nomeação de Juracy tem o papel de “acelerar o processo de terceirização na Saúde do Distrito Federal”: “Gerou muita estranheza para o sindicato a saída de Lucilene Florêncio e a nomeação do então presidente do Iges-DF, Juracy Lacerda, para a Secretaria de Saúde. A gente sabe que Iges-DF foi denunciado pelo Ministério Público recentemente por corrupção[…]. E a gente sabe que Juracy não é um quadro efetivo e não é servidor da Saúde”, declarou o sindicato.

“Isso [mudança] acontece no momento de criação de um comitê gestor da Saúde que passou a ser um comitê de planejamento da Saúde. Na nossa avaliação, esse comitê tem o papel de acelerar o processo de terceirização na Saúde do Distrito Federal.  Como Juracy Lacerda vem do Iges, a gente avalia que essa nomeação tem o papel de ampliar essas terceirizações em um momento de crise sanitária de Saúde no df”, finalizou.

Exoneração

A justificativa apresentada por Lucilene a Ibaneis para entregar o cargo envolveu motivos pessoais. Recentemente, ela havia comunicado ao governador sobre a intenção de cuidar da própria saúde. “Ela me disse que estava há seis anos sem tirar férias. Está cansada”, declarou Ibaneis Rocha (MDB)

O anúncio da demissão se deu dias após o Governo do Distrito Federal (GDF) criar um comitê gestor para adotar ações na Saúde. O grupo, que seria presidido pelo atual secretário de Economia, Ney Ferraz Júnior, ficaria responsável por orientar, coordenar e planejar medidas no setor.

Pouco depois, porém, após questionamentos de entidades e deputados, o governador reformulou o comitê e colocou a então secretária de Saúde como líder, dias antes do pedido de exoneração.

“Juracy é um excelente gestor. No lugar dele, colocarei Cleber Monteiro, atual vice-presidente do Iges”, disse Ibaneis ao Metrópoles.

You Might Also Like

Endereços no Lago Sul e Águas Claras ficarão sem energia nesta terça

Fundos multimercados batem CDI após dois anos abaixo 

Ouro fecha estável com dólar forte e tarifas no radar 

Queda do Brent traz chance de redução no preço da gasolina, diz ministro 

Edu Guedes agradece apoio de amigos após diagnóstico de câncer 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Fuvest 2026: como montar um calendário de estudos 

14 de janeiro de 2025
Como funciona a declaração pré-preenchida e a preferência na restituição 
Carlo Ancelotti revela condição para assumir o comando da Seleção Brasileira; saiba qual
Primeira-dama Janja reabre perfil no Instagram após ser alvo de ataques misóginos
Eduarda Bezerra desbanca campeã do Mr. Olympia e vence Arnold Classic Ohio 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?