By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Preços da alface e da batata caem no atacado em janeiro, aponta Conab 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Preços da alface e da batata caem no atacado em janeiro, aponta Conab 
outros

Preços da alface e da batata caem no atacado em janeiro, aponta Conab 

Última atualização: 21 de fevereiro de 2025 11:49
Published 21 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

No caso da folhosa, a queda foi de 13,23%, puxada pela diminuição das cotações na Ceagesp; para a batata, a média ponderada do preço caiu 11,58% em janeiro
Este conteúdo foi originalmente publicado em Preços da alface e da batata caem no atacado em janeiro, aponta Conab no site CNN Brasil.  Macroeconomia, -agencia-estado-, CNN Brasil Money, Conab, Frutas, Hortaliças, preços CNN Brasil

Contents
Leia MaisAgro critica planejamento fiscal do governo após suspensão no Plano SafraPlano Safra suspenso: FPA diz que falta responsabilidade fiscal do governoHaddad irá recorrer ao TCU para liberar crédito do Plano SafraFrutas

Os preços da alface e da batata registraram queda em janeiro no atacado das principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do País.

As informações estão no 2º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta sexta-feira (21) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A pesquisa da Conab considera as cinco hortaliças (batata, cenoura, cebola, tomate e alface) e as cinco frutas (laranja, banana, mamão, maçã e melancia) com maior representatividade na comercialização nas principais Ceasas do País e que registram maior destaque no cálculo do índice de inflação oficial (IPCA).

Segundo a estatal, no caso da folhosa, a queda foi de 13,23%, puxada pela diminuição das cotações na Ceagesp. No entanto, em algumas Ceasas analisadas as cotações subiram.

Leia Mais

  • Agro critica planejamento fiscal do governo após suspensão no Plano Safra

    Agro critica planejamento fiscal do governo após suspensão no Plano Safra

  • Plano Safra suspenso: FPA diz que falta responsabilidade fiscal do governo

    Plano Safra suspenso: FPA diz que falta responsabilidade fiscal do governo

  • Haddad irá recorrer ao TCU para liberar crédito do Plano Safra

    Haddad irá recorrer ao TCU para liberar crédito do Plano Safra

“Nesta época, é comum a variação significativa de preço das folhosas, tanto em razão de chuvas nas áreas produtoras que dificultam a colheita e diminui a oferta, como também pelo excesso de calor, aumentando a demanda e pressionando os preços para cima”, explicou a Conab.

Para a batata, a média ponderada do preço caiu 11,58% em janeiro. “Os valores na comercialização no atacado vêm sendo influenciados pela oferta abundante do produto.”

Já os preços da cenoura e do tomate registraram alta em virtude de fatores climáticos, na média ponderada, de 47,89% e 9,55% respectivamente. Mesmo com a elevação, algumas cotações dos dois produtos estiveram inferiores aos valores de 2024.

Na Ceagesp, por exemplo, o preço da raiz em janeiro de 2025 ficou 48% inferior ao mesmo mês do ano passado. No caso do tomate, a Central de Abastecimento em Belo Horizonte (CeasaMinas) registrou redução de 28% na comparação com o mesmo período.

A Conab argumentou que a menor oferta de cenoura e de tomate nos principais mercados atacadistas influenciou esse movimento de alta nos preços no mês de janeiro. A elevação nas cotações dos dois produtos ocorreu logo após um período em que os preços registraram constantes quedas.

De acordo com a análise da Conab, nos dois casos, esse declínio verificado principalmente no 2º semestre de 2024, ocorreu logo após um período de preços bastante altos, na safra 2023/24, justamente por causa das intempéries climáticas, como chuvas intensas e constantes; assim, os altos preços estimularam a produção destes alimentos resultando em maior oferta e subsequente quedas.

Nesse cenário de cotações baixas, o produtor não obteve ganhos e se desestimulou pelas culturas.

Influenciada pela menor quantidade do produto nos mercados, a cebola também registrou aumento na média ponderada de preços.

“O movimento é esperado para o período, quando a distribuição da produção do bulbo passa a ter como principal ofertante a Região Sul, com destaque para Santa Catarina, o que eleva os custos com logística para os centros consumidores mais distantes”, relatou.

Frutas

No caso das frutas mais comercializadas no atacado, laranja e mamão ficaram mais baratas no último mês, com queda na média ponderada de 6,31% e 3,59% respectivamente. A Conab verificou alta na oferta desses produtos, influenciando na redução registrada nas cotações.

Já para a banana e maçã, os preços ficaram praticamente estáveis, segundo a Conab.

No caso da banana houve uma ligeira queda de 0,63% na média ponderada de preços em virtude do aumento da oferta, principalmente da banana nanica paulista e catarinense, aliada a uma menor demanda explicada pelas férias escolares.

Já para a maçã, a Conab verificou pequena alta de 0,49% para a maçã. Os estoques da safra 2023/24 foram praticamente finalizados, com a oferta ainda baixa no mês de janeiro. A expectativa é que a safra 2024/25 da maçã gala entre no mercado a partir deste mês.

De acordo com o Boletim da Conab, a melancia teve alta nos preços. A elevação foi registrada mesmo em meio a uma demanda mais fraca no início do mês, após as Festas de fim de ano.

A produção subiu nas praças baiana e gaúcha nos primeiros vinte dias do mês, vindo a cair em sequência, e os preços de venda repassados ao atacado e varejo também aumentaram, por causa da restrição de oferta.

O ano foi iniciado de forma bastante promissora para a exportação de frutas, com faturamento e volume superiores em relação aos anos anteriores e com comercialização destacada dos melões e das mini melancias potiguares.

Em janeiro de 2025, o volume total enviado ao exterior foi de 111,9 mil toneladas, alta de 33,4% em relação ao mesmo mês de 2024.

As vendas ao mercado externo resultaram em um faturamento de U$S 107,1 milhões (FOB), superior 12,54% em relação ao mesmo período de 2024 e de 7,72% em relação ao mesmo mês de 2023.

Frutas lideram alta de preços dos alimentos; veja quais mais subiram

Este conteúdo foi originalmente publicado em Preços da alface e da batata caem no atacado em janeiro, aponta Conab no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Deputada bolsonarista cita Lady Gaga em projeto para mudar prisão preventiva

Bolsas asiáticas fecham sem direção única, com foco em acordos tarifários 

Juízes terão aumento de 20% no salário para quem aceitar trabalhar em cidades do interior da Bahia; saiba o motivo

“Caminha para ser o maior e melhor Bahia da história”, diz Rogério Ceni durante entrevista; confira

Investigação aponta possível latrocínio em morte de empresário assassinado dentro de Porsche; saiba detalhes

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Looks de festa junina: combine o estilo caipira com toque fashion 

10 de junho de 2025
Oferta do dia: 77% de desconto nos fones sem fio boAt Airdopes
SP tem o mês de fevereiro com mais casos de estupro registrados em 24 anos 
Preta Gil reaparece após cirurgia de 20 horas e agradece apoio de amiga: “não sai do lado”
Confusão por hinos de Corinthians e Palmeiras em casamento acaba na Justiça 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?