By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Ministros da UE veem “nova era” da Europa diante de Trump 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Ministros da UE veem “nova era” da Europa diante de Trump 
outros

Ministros da UE veem “nova era” da Europa diante de Trump 

Última atualização: 24 de fevereiro de 2025 13:30
Published 24 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Autoridades de Relações Exteriores de diversos países europeus se reuniram em Bruxelas nesta segunda-feira (24)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ministros da UE veem “nova era” da Europa diante de Trump no site CNN Brasil.  Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Europa, Rússia x Ucrânia, União Europeia CNN Brasil

Contents
Leia MaisEspanha anuncia novo pacote de ajuda de 1 bilhão de euros para UcrâniaProjéteis explosivos são lançados em consulado da Rússia na FrançaEUA podem cortar acesso à internet na Ucrânia, dizem fontesCúpula extraordinária

Ministros das Relações Exteriores de diversos países da Europa afirmaram nesta segunda-feira (24) que o continente havia entrado em uma nova era com a impressionante reversão de décadas de política externa dos Estados Unidos pelo presidente americano, Donald Trump, mas que ainda esperavam que o relacionamento com Washington pudesse perdurar.

Autoridades europeias foram pegas de surpresa pelas decisões de Trump de manter negociações sobre o fim da guerra na Ucrânia com a Rússia, desprezando Kiev e a Europa, e com o aviso de seu governo de que os Estados Unidos não estavam mais focados principalmente na segurança da Europa.

“Está claro que as declarações dos Estados Unidos nos deixam preocupados”, declarou a chefe de política externa da União Europeia (UE), Kaja Kallas, após uma reunião de ministros das Relações Exteriores da UE em Bruxelas. Mas ela acrescentou que a Europa e os Estados Unidos resolveram suas diferenças antes “e também esperamos fazer isso desta vez”.

Leia Mais

  • Espanha anuncia novo pacote de ajuda de 1 bilhão de euros para Ucrânia

    Espanha anuncia novo pacote de ajuda de 1 bilhão de euros para Ucrânia

  • Projéteis explosivos são lançados em consulado da Rússia na França

    Projéteis explosivos são lançados em consulado da Rússia na França

  • EUA podem cortar acesso à internet na Ucrânia, dizem fontes

    EUA podem cortar acesso à internet na Ucrânia, dizem fontes

“É claro que [o relacionamento transatlântico] vai mudar. Isso é muito claro, mas não devemos jogar pela janela algo que funcionou bem até agora.”

Antes disso, Friedrich Merz, o vencedor das eleições gerais da Alemanha realizadas no domingo (23), questionou se a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) permaneceria em sua “forma atual” até junho e disse que a Europa deve estabelecer rapidamente uma capacidade de defesa independente.

“A era que começou com a queda do Muro de Berlim acabou”, disse o ministro Caspar Veldkamp, da Holanda, ​​quando questionado sobre as observações do provável próximo chanceler da Alemanha.

“Como europeus, precisamos nos organizar, não apenas dentro da UE, mas com os britânicos, os noruegueses e outros países que querem participar, para enfrentar os novos desafios que nos são apresentados, também por Trump”, afirmou Veldkamp antes da reunião de Bruxelas.

Analistas do Eurasia Group disseram em uma nota que os eventos das últimas semanas mostraram que “a Europa está à beira de um mundo muito mais perigoso”, acrescentando que sua sensação era de que os líderes da UE estavam “enlouquecendo”.

“O que está claro agora é que sua capacidade de responder nas próximas semanas e meses pode ajudar a determinar a forma da ordem internacional – e seu lugar nela – nas próximas décadas”, escreveram.

Cúpula extraordinária

Os ministros da UE também concordaram com mais um pacote de sanções contra Moscou, para coincidir com o terceiro aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia, antes de uma enxurrada de reuniões em Bruxelas, Kiev e Washington sobre a Ucrânia nos próximos dias.

Os líderes europeus se reunirão para uma cúpula extraordinária em 6 de março para discutir suporte adicional para a Ucrânia, garantias de segurança e como pagar pelas necessidades de defesa do continente.

“Eu nunca teria pensado que teria que dizer algo assim em um programa de TV mas, depois dos comentários de Donald Trump na semana passada… está claro que este governo não se importa muito com o destino da Europa”, disse Merz à emissora pública alemã ARD após a vitória eleitoral de seus conservadores.

O ministro Jan Lipavsky, da República Tcheca, disse que a Europa teria que mostrar força, mas trabalhar para manter os laços com os Estados Unidos.

“Todos nós podemos sentir a mudança na retórica dos EUA, especialmente como nas últimas duas ou três semanas”, disse Lipavsky em Bruxelas. “Mas isso não significa que paramos com esse engajamento de outra forma. Exatamente o oposto”, declarou ele.

Também nesta segunda-feira, vários líderes e ministros da UE visitaram Kiev para mostrar apoio à Ucrânia, enquanto os líderes da França e do Reino Unido se encontrarão com Trump nos Estados Unidos nesta semana.

“Devemos acelerar a entrega imediata de armas e munições”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Kiev. “E isso estará no centro do nosso trabalho nas próximas semanas.”

O 16º pacote de sanções da UE contra a Rússia inclui uma proibição de importações de alumínio primário e vendas de consoles de jogos, bem como a listagem de proprietários e operadores de 74 navios da chamada frota paralela usados ​​para escapar das sanções.

O que é o Acordo de Paris e por que os EUA saíram

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ministros da UE veem “nova era” da Europa diante de Trump no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Irmã de MC Melody, Bella Angel exibe corpo escultural após lipo; veja vídeo

Governo russo reage à morte de ex-ministro demitido por Putin

Carro de filho de Bolsonaro é rebocado

Edvana Carvalho, atriz de Vale Tudo, apresenta monólogo gratuito em Amélia Rodrigues

Viúva e filhos de Diogo Jota devem herdar fortuna milionária; saiba valor 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Jogador do Bragantino deixa UTI e vai para o quarto, diz boletim médico  

25 de março de 2025
Senegalês é morto pela PM após ter mercadoria apreendida
Ataque de abelhas deixa 13 pessoas feridas e dois cavalos mortos no RS 
Bruna Biancardi mostra brinquedoteca das filhas e enteada, Helena; veja 
Violência sexual contra homens atinge nível alarmante no Brasil; veja números
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?