By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: ‘Incompatível com valores democráticos’, diz EUA sobre bloqueio e multas a plataformas
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > ‘Incompatível com valores democráticos’, diz EUA sobre bloqueio e multas a plataformas
outros

‘Incompatível com valores democráticos’, diz EUA sobre bloqueio e multas a plataformas

Última atualização: 26 de fevereiro de 2025 16:01
Published 26 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O Gabinete de Departamento de Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou na rede social X nesta quarta-feira (26/2) que “bloquear o acesso à informação e impor multas a empresas sediadas nos EUA por se recusarem a censurar pessoas que vivem nos Estados Unidos é incompatível com os valores democráticos, incluindo a liberdade de expressão”.

Contents
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu emailConheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasViolação à soberania norte-americana?

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

O texto cita nominalmente o Brasil e, embora não mencione o Supremo Tribunal Federal (STF), faz referência a decisões do ministro Alexandre de Moraes. Na terça-feira (25/2), a Justiça dos Estados Unidos negou pedido de liminar da plataforma de vídeos Rumble e do conglomerado de mídia do presidente Donald Trump para suspender os efeitos das decisões de Moraes, que determinam a retirada de conteúdos de plataformas digitais.

A manifestação, traduzida e repostada pela Embaixada dos EUA no Brasil, inicia dizendo que “o respeito à soberania é uma via de mão dupla com todos os parceiros dos EUA, incluindo o Brasil”.

O respeito à soberania é uma via de mão dupla com todos os parceiros dos EUA, incluindo o Brasil. Bloquear o acesso à informação e impor multas a empresas sediadas nos EUA por se recusarem a censurar indivíduos que lá vivem é incompatível com os valores democráticos, incluindo a… https://t.co/58fNVzN3Cd

— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) February 26, 2025

A nota foi mal recebida pelo governo brasileiro e considerada grosseira. Segundo o JOTA apurou, ainda está em avaliação se ela será respondida.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Em agosto do ano passado, ainda sob o governo de Joe Biden, a embaixada dos Estados Unidos em Brasília divulgara nota em que citava a importância da liberdade de expressão “em uma democracia saudável”, ao comentar a suspensão do X. O texto era muito menos ameaçador. Foi lido como uma forma de os EUA cumprirem tabela e defenderem as empresas americanas, sem necessariamente questionar a Justiça brasileira.

O X havia sido suspenso em território nacional no dia 30 de agosto do ano passado, por decisão de Alexandre de Moraes, após o fim do prazo de 24 horas dado pelo ministro ao bilionário sulafricano Elon Musk, dono da rede social, para indicar um representante legal no Brasil. Em nota, a embaixada dos EUA afirmara que acompanhava o caso e falava em liberdade de expressão. “A Embaixada dos EUA está monitorando a situação entre o Supremo Tribunal Federal e a plataforma X. Ressaltamos que a liberdade de expressão é um pilar fundamental em uma democracia saudável. Por política interna, não comentamos decisões de tribunais ou disputas legais”.

Mais cedo, o presidente Lula afirmou que “grandes corporações não têm o direito de silenciar e desestabilizar nações inteiras com desinformação”. Na primeira reunião de Sherpas do Brics deste ano, realizada em Brasília, Lula acrescentou que: “mitigar os riscos e distribuir os benefícios da revolução digital é uma responsabilidade compartilhada”.

Violação à soberania norte-americana?

A empresa Rumble e o grupo de Trump acusam Moraes de promover uma censura além do território brasileiro ao exigir que as plataformas digitais bloqueiem conteúdos e forneçam dados de usuários. Uma das ordens contestadas é a suspensão do perfil do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.

As empresas argumentaram que as decisões do ministro brasileiro violam a soberania do país norte-americano e que há risco de abrir precedentes internacionais.

Na Justiça americana, a juíza Mary S. Scriven, da Flórida, entendeu que não há motivos para a liminar e que a questão ainda não está “madura”. A magistrada entendeu que as decisões de Moraes não se aplicam às empresas nos Estados Unidos e que elas não são obrigadas a cumprir as determinações nos Estados Unidos, para isso, ela cita a Convenção de Haia e um tratado de assistência jurídica mútua assinado por Estados Unidos e Brasil.

No dia 20 de fevereiro, Moraes  determinou que a rede social X, do bilionário Elon Musk, pague uma multa de R$ 8,1 milhões por descumprimento de ordens judiciais. O X não forneceu os dados cadastrais do blogueiro Allan dos Santos, como o requisitado por Moraes. No ano passado, o ministro chegou a suspender a operação do X no Brasil por 40 dias por desobediência às decisões do STF.

You Might Also Like

Torcedor processa LeBron James após boato sobre possível aposentadoria; entenda

Quem é o dono do IBS?

Criminosos roubam carro de empresa de internet e ateiam fogo no meio da rua em bairro de Salvador

Planejamento tributário e a posição do Carf à luz da Teoria do Propósito Negocial

VÍDEO: Trabalhadores da BYD e donos de autoescola protestam contra o governo Lula em Camaçari

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Após término, Virginia e Zé Felipe esclarecem dúvidas: “Não é marketing” 

28 de maio de 2025
Veja os classificados para semifinal da Liga das Nações Masculina de Vôlei 
Investir contra crise climática custa 2% do PIB e evita perda de 27% 
PCDF identifica mãe de técnica de enfermagem após 32 anos de mistério
Homem morre após ser esfaqueado em briga de torcidas na Itália; saiba mais
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?