By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: De Rocky a Setembro 5: 10 filmes de esporte que se destacaram no Oscar 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > De Rocky a Setembro 5: 10 filmes de esporte que se destacaram no Oscar 
outros

De Rocky a Setembro 5: 10 filmes de esporte que se destacaram no Oscar 

Última atualização: 1 de março de 2025 05:00
Published 1 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Cerimônia acontece na noite deste domingo (2)
Este conteúdo foi originalmente publicado em De Rocky a Setembro 5: 10 filmes de esporte que se destacaram no Oscar no site CNN Brasil.  Esportes, #CNNPop, CNN Esportes, Oscar CNN Brasil

Contents
Leia maisSeis vezes campeã olímpica, maior cestinha da WNBA anuncia aposentadoriaBrasil perde para o Panamá em última rodada de eliminatórias da AmeriCupMorte de Kobe Bryant: piloto de helicóptero ficou desorientado com mau tempoDe Rocky a Setembro 5: 10 filmes de esporte que se destacaram no OscarRocky – Um LutadorTouro IndomávelCarruagens de FogoMenina de OuroUm Sonho PossívelO Homem que Mudou o JogoEu, TonyaFord v FerrariKing Richard: Criando CampeãsSetembro 5

Com o Brasil sonhando com a primeira estatueta, já que Ainda Estou Aqui concorre a Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz e Melhor Filme, a cerimônia do Oscar acontece na noite deste domingo (2). Tradicionalmente, aliás, películas com a temática esportiva costumam aparecer na premiação.

Isso quando não saem vitoriosos, como aconteceu em 2018, quando a lenda da NBA e ex-camisa 8 e 24 do Los Angeles Lakers, Kobe Bryant, levou a estatueta de Melhor Curta Animado por “Dear Basketball”. Mas outras obras de ficção conseguiram ainda mais destaque ao longo de quase um século de Oscar.

Leia mais

  • Seis vezes campeã olímpica, maior cestinha da WNBA anuncia aposentadoria

    Seis vezes campeã olímpica, maior cestinha da WNBA anuncia aposentadoria

  • Brasil perde para o Panamá em última rodada de eliminatórias da AmeriCup

    Brasil perde para o Panamá em última rodada de eliminatórias da AmeriCup

  • Morte de Kobe Bryant: piloto de helicóptero ficou desorientado com mau tempo

    Morte de Kobe Bryant: piloto de helicóptero ficou desorientado com mau tempo

Alguns, inclusive, chegaram a vencer Melhor Filme. Outros, se saíram de mãos abanando ao final da noite, são lembrados até hoje como marcos. Por isso, relembre dez filmes de esporte que se destacaram no principal prêmio do cinema mundial.


  • 1 de 10

    Rocky – Um Lutador
    O filme, protagonizado por Sylvester Stallone. levou Melhor Filme, Melhor Direção para John G. Avildsen e Melhor Edição para Richard Halsey e Scott Conrad no Oscar de 1977 • @rockymovie


  • 2 de 10

    Touro Indomável
    Clássico de Martin Scorsese deu a Robert De Niro a estatueta de Melhor Ator e o de Melhor Montagem a Thelma Schoonmaker no Oscar de 1981 • Reprodução


  • 3 de 10

    Carruagens de Fogo
    Longa levou Melhor Filme e deu Melhor Roteiro Original a Colin Welland, Melhor Figurino a Milena Canonero e Melhor Música a Vangelis no Oscar de 1982 • Divulgação


  • 4 de 10

    Menina de Ouro
    Película teve sete indicações e conseguiu fazer a dobradinha com Melhor Filme e Melhor Direção para Clint Eastwood no Oscar de 2005 • Reprodução


  • 5 de 10

    Um Sonho Possível
    Sandra Bullock saiu com a estatueta de Melhor Atriz no Oscar de 2010 • Warner Bros Pictures/Reprodução


  • 6 de 10

    O Homem que Mudou o Jogo
    Brad Pitt protagoniza filme que concorreu a seis estatuetas no Oscar de 2012 • Sony Pictures Brasil/Reprodução


  • 7 de 10

    Eu, Tonya
    Margot Robbie concorreu ao prêmio de Melhor Atriz no Oscar de 2018 • @itonyamovie


  • 8 de 10

    Ford v Ferrari
    Filme sobre bastidores do automobilismo levou os prêmios de Montagem e Edição de Som no Oscar de 2020 • Merrick Morton/20th Century Fox


  • 9 de 10

    King Richard: Criando Campeãs
    Will Smith venceu Melhor Ator no Oscar de 2022 • Warner Bros. Pictures Brasil/Reprodução


  • 10 de 10

    Setembro 5
    Setembro 5 concorre a Melhor Roteiro Original neste domingo (2) • @september5movie



De Rocky a Setembro 5: 10 filmes de esporte que se destacaram no Oscar

Rocky – Um Lutador

A cerimônia de 1977 é uma das mais clássicas. Rocky – Um Lutador saiu vitorioso em três categorias — Melhor Filme, Melhor Direção para John G. Avildsen e Melhor Edição para Richard Halsey e Scott Conrad.

No principal prêmio da noite, o filme desbancou Todos os Homens do Presidente, Esta Terra É Minha Terra, Rede de Intrigas e Taxi Driver. Ainda concorreu a outros seis prêmios — em Ator Coadjuvante, teve dupla indicação com Burgess Meredith e Burt Young.

Touro Indomável

No ano passado, Martin Scorsese concorreu a Melhor Diretor por Assassinos da Lua das Flores, longa que esteve entre os finalistas a Melhor Filme. O veterano cineasta, dono de longas lendários como Os Bons Companheiros, Os Infiltrados e Taxi Driver, já se aventurou (e fez história) em uma película com temática esportiva. Touro Indomável, assim com Rocky – Um Lutador, conta a história de um boxeador.

Ao contrário do filme protagonizado pelo fictício Rocky Balboa, de Sylvester Stallone, a história de Scorsese é inspirada na vida de Jake LaMotta. Touro Indomável deu a Robert De Niro o Oscar de Melhor Ator e o de Melhor Montagem a Thelma Schoonmaker em 1981. Ainda concorreu a outras seis estatuetas, mas a noite foi de Gente como a Gente, que levou prêmios como Melhor Filme e Melhor Direção para Robert Redford.

Carruagens de Fogo

Um ano depois, na cerimônia de 1982, mais um filme com temática esportiva concorreu a uma série de estatuetas — e Carruagens de Fogo, que conta a história real de dois atletas buscando a glória olímpica nos Jogos de 1924, saiu como “campeão” da noite do Oscar.

Levou Melhor Filme e deu Melhor Roteiro Original a Colin Welland, Melhor Figurino a Milena Canonero e Melhor Música a Vangelis por Titles, que depois passou a ser identificada pelo original nome do filme, Chariots of Fire.

Menina de Ouro

Na cerimônia de 2005, mais um filme com o boxe no centro das atenções se destacou. Menina de Ouro teve sete indicações ao Oscar e conseguiu fazer a dobradinha com Melhor Filme e Melhor Direção para Clint Eastwood, além de ter vencido ainda Melhor Ator Coadjuvante com Morgan Freeman e dado à protagonista do filme, Hilary Swank, a estatueta de Melhor Atriz.

Um Sonho Possível

Polêmicas à parte sobre a história de Michael Oher, ex-jogador da NFL, Um Sonho Possível foi um dos nomeados a Melhor Filme, em 2010, em uma cerimônia na qual Guerra ao Terror foi o grande vitorioso — o longa venceu a categoria principal e foi o responsável por premiar Kathryn Bigelow com o primeiro Oscar de Melhor Direção a uma mulher. Sandra Bullock, com Um Sonho Possível, saiu com a estatueta de Melhor Atriz.

O Homem que Mudou o Jogo

Talvez um dos filmes sobre esportes mais lembrado da última década, O Homem que Mudou o Jogo teve reconhecimento da Academia, sendo, ao lado de Cavalo de Guerra, o terceiro longa com mais indicações na cerimônia de 2012: seis, contra 11 de A Invenção de Hugo Cabret e 10 de O Artista (que acabaria como o vencedor da noite ao levar Melhor Direção com Michel Hazanavicius e Melhor Filme).

Em O Homem que Mudou o Jogo, Brad Pitt interpreta Billy Beane, gerente do Oakland Athletics, franquia da MLB, a principal liga de baseball dos Estados Unidos. No longa, o dirigente é o responsável por liderar uma melhora significativa nos resultados da equipe após promover uma revolução estatística, desafiando o status quo dos olheiros e tradicionalistas do esporte.

Eu, Tonya

Esnobada no ano passado ao não ser indicada a Melhor Atriz por Barbie, Margot Robbie, na cerimônia de 2018, concorreu ao prêmio por Eu, Tonya, filme no qual interpreta Tonya Harding, patinadora artística suspeita de participar de uma conspiração para agredir uma adversária às vésperas dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994.

Mas quem deu uma estatueta a Eu, Tonya foi mesmo Allison Janney, vencedora em Melhor Atriz Coadjuvante. A película ainda tentou levar Edição, que acabou com Dunkirk. Foi o ano de A Forma da Água, filme de Guillermo del Toro que faturou Filme, Direção, Trilha Sonora Original e Design de Produção.

Ford v Ferrari

Se Ferrari não conseguiu uma indicação sequer ao Oscar do ano passado, Ford v Ferrari concorreu a quatro, incluindo Melhor Filme e Melhor Mixagem de Som na cerimônia de 2020, que acabou dominada por Parasita, vencedor de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Original.

Ford v Ferrari levou uma das principais categorias, Montagem, e Edição de Som para confirmar o refino técnico da produção. O longa traz luz à história sobre a busca da Ford por derrotar a Ferrari em uma das principais provas do automobilismo mundial, a 24 Horas de Le Mans, na França, em 1966.

King Richard: Criando Campeãs

King Richard: Criando Campeãs chegou à cerimônia de 2022 concorrendo a seis prêmios e como favorito a vencer o Oscar de Melhor Ator. E foi o que aconteceu. Will Smith finalmente levou uma estatueta para casa.

Só que a noite ficou mesmo marcada pelo tapa que o intérprete do pai das lendas do tênis Venus e Serena Williams deu em Chris Rock após uma piada sobre Jada Pinkett Smith, esposa de Will. Foi o ano da surpreendente vitória de No Ritmo do Coração como Melhor Filme.

Setembro 5

Setembro 5, produção distribuída pela Paramount Pictures no Brasil que concorre a Melhor Roteiro Original, é o representante da temporada. O longa-metragem mira a cobertura jornalística da equipe esportiva da emissora de televisão ABC sobre o ataque do Setembro Negro à Vila Olímpica durante os Jogos Olímpicos de 1972, na Alemanha. O evento ficou conhecido como Massacre de Munique após terminar com 17 mortes, dos quais 11 membros da delegação de Israel.

Este conteúdo foi originalmente publicado em De Rocky a Setembro 5: 10 filmes de esporte que se destacaram no Oscar no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

O que Trump busca com acordos comerciais? 

Cão perde visão após intoxicação com plantas em área pet de padaria em SP 

Abaixo de 10ºC: tempo segue gelado em São Paulo até sexta-feira 

Tempo seco: grande parte do Brasil pode ter umidade do ar abaixo de 20% 

Tesla perde US$ 21,43 por ação com “America Party” de Musk 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Dupla é denunciada após sequestrar e decapitar cadela e filhotes em GO

12 de março de 2025
Brasil registra menor número de nascimentos em quase 50 anos, diz IBGE 
Dólar despenca e atinge menor valor desde novembro; Ibovespa tem forte alta
Jornal espanhol repercute volta de Neymar ao Santos: “Fracasso” 
Onça-pintada mais velha do mundo em cativeiro morre aos 25 anos em Goiás 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?