By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Foragido no Brasil, Allan dos Santos vive nos Estados Unidos; entenda 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Foragido no Brasil, Allan dos Santos vive nos Estados Unidos; entenda 
outros

Foragido no Brasil, Allan dos Santos vive nos Estados Unidos; entenda 

Última atualização: 3 de março de 2025 11:58
Published 3 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Blogueiro é investigado em dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal: um deles investiga a propagação de fake news e outro apura a formação de “milícias digitais”
Este conteúdo foi originalmente publicado em Foragido no Brasil, Allan dos Santos vive nos Estados Unidos; entenda no site CNN Brasil.  Política, -agencia-cnn-, Alexandre de Moraes, Allan dos Santos, Foragido, Rumble, STF (Supremo Tribunal Federal), Twitter CNN Brasil

Contents
ExtradiçãoLeia MaisLula deve visitar acampamento do MST na sexta-feira (7)A vida presta e muito, diz Janja ao comemorar vitória de “Ainda Estou Aqui”Mais um orgulho em ser brasileiro, diz Nunes sobre vitória no OscarVida nos Estados UnidosOs embates entre Moraes, X e RumbleAção contra Moraes

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, motivo de muitos embates entre o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, com redes sociais como o X (antigo Twitter), e agora também o Rumble, é considerado foragido pela Justiça brasileira, mas vive nos Estados Unidos.

Allan dos Santos está foragido desde 2021, quando teve, em 05 de outubro, a prisão preventiva decretada por Moraes, no inquérito das fake news, que investiga a criação de uma organização criminosa para a disseminação de notícias falsas.

O blogueiro, que comandava o canal “Terça Livre” no YouTube, é investigado em dois inquéritos no Supremo: um investiga a propagação de fake news e outro apura a formação das chamadas “milícias digitais”.

Desde que teve a prisão decretada, Allan dos Santos vive nos Estados Unidos. No fim do ano passado, chegou a compartilhar, pelas redes sociais, que se tornou motorista de aplicativo na cidade de Orlando.

“Agora sou motorista de aplicativo e estou gostando muito. Não deixarei de fazer jornalismo, mas tenho prioridades, contas e não faço acordos com criminosos”, afirmou.

Em janeiro, apareceu em um vídeo publicado pelo filho do ex-presidente Jair Bosonaro (PL), Eduardo Bolsonaro, que estava no país, para acompanhar a cerimônia de posse de Donald Trump.

Extradição

Desde 2023, tramita um pedido, por parte do governo brasileiro, de extradição do blogueiro.

Enquanto no Brasil, esses tipos penais são tratados como crimes contra a honra, nos EUA, a visão é de que são crimes de opinião, a chamada liberdade de expressão.

No ano passado, o governo chefiado por Luiz Inácio Lula da Silva reiterou o pedido. O Brasil e Estados Unidos têm acordo de cooperação entre os países que não inclui extradição por crimes de injúria e calúnia.

Leia Mais

  • Lula deve visitar acampamento do MST na sexta-feira (7)

    Lula deve visitar acampamento do MST na sexta-feira (7)

  • A vida presta e muito, diz Janja ao comemorar vitória de "Ainda Estou Aqui"

    A vida presta e muito, diz Janja ao comemorar vitória de “Ainda Estou Aqui”

  • Mais um orgulho em ser brasileiro, diz Nunes sobre vitória no Oscar

    Mais um orgulho em ser brasileiro, diz Nunes sobre vitória no Oscar

Vida nos Estados Unidos

Especialistas ouvidos pela CNN apontam, no entanto, que enquanto o acordo de extradição não for firmado, Allan dos Santos vive legalmente no país.

“O mandado de prisão contra ele, a ordem de prisão, o cumprimento do mandado de prisão, são todos elementos internos do Brasil, as autoridades brasileiras é que cumprem. […] Por uma questão até de soberania dos países, para cumprir coisas em outros países, para as autoridades de outros países se mobilizarem, a gente não tem como forçar isso, a gente tem como pedir isso”, diz o advogado criminalista Guilherme Suguimori.

O professor de direito penal, Armando de Mattos, complementa que Allan dos Santos só “não pode pisar em solo brasileiro”.

“Ele seria preso, caso ele retornasse para solo pátrio, ou entrasse em uma aeronave e quando chegasse no Brasil seria preso”, afirmou.

Os embates entre Moraes, X e Rumble

A briga entre o ministro Alexandre de Moraes e o X, de Elon Musk, é antiga. Um dos pivôs desse embate é justamente Allan dos Santos.

Em julho do ano passado, Moraes intimou o X a tirar do ar a conta do blogueiro, além de fornecer informações. No entanto, a rede social disse que “as operadoras do X não coletam dados cadastrais” e que o usuário “não apresenta ponto de conexão técnica com o Brasil”.

No dia 20 de fevereiro deste ano, o ministro intimou a rede social a pagar uma multa de R$ 8 milhões, por não ter cumprido as decisões.

A mesma solicitação foi feita por Moraes à plataforma de vídeos Rumble.

O magistrado optou por pedir o bloqueio do aplicativo no Brasil, depois que verificou a falta de um representante da plataforma no país, ao tentar intimar o Rumble para bloquear o canal de Allan dos Santos.

Os advogados encontrados teriam informado, segundo o magistrado, “que não tinham poderes para receber citação ou intimação da empresa, uma vez que não eram representantes legais”.

Isso romperia a legalidade para a companhia funcionar no Brasil e foi um obstáculo para autorizar novamente o X (antigo Twitter) no Brasil, durante o ano passado.

Ação contra Moraes

Após a decisão de Moraes, o Rumble e o grupo de mídia do presidente Donald Trump, Truth Social, em conjunto, entraram com um processo contra o ministro na Justiça dos Estados Unidos, alegando “censura” do discurso político de pessoas alinhadas à direita no país.

As empresas acusam Moraes de censurar o posicionamento político nos Estados Unidos e infringir a Primeira Emenda do país, ao ordenar que o Rumble removesse as contas de figuras brasileiras da direita.

No Brasil, diversos influenciadores, que divulgam ideias ligadas a políticas da direita, começaram a usar a plataforma para compartilhar opiniões sem terem os obstáculos da regulação de conteúdo usadas por outros aplicativos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Foragido no Brasil, Allan dos Santos vive nos Estados Unidos; entenda no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Acidente entre um carro e uma moto deixa feridos na tarde deste domingo (17); VEJA VÍDEO

Governo Jerônimo encerra contrato com empresa que administra aeroportos da Bahia

Além de Erick Pulga, Bahia pode ter outro desfalque importante para duelo contra o Santos; saiba quem

Coincidência? Suspenso, Neymar não jogará no dia do aniversário do filho 

De “Priscilla” a “Superman”: relembre os principais papéis de Terence Stamp 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Trump diz que Brasil “não tem sido bom” para EUA e projeta sanção ao país

9 de julho de 2025
Ladrões interrompem brincadeira e roubam bicicleta de menino; vídeo
Ivan Euler anuncia projeto pioneiro de coleta seletiva em Salvador
Carol Castro expõe mensagens de assédio: “10 milhões para noite com você” 
Gleisi diz que Eduardo Bolsonaro “não tem direito de continuar deputado” 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?