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Brasil cogita baixar tarifa sobre etanol em negociação com Trump 

Última atualização: 6 de março de 2025 10:10
Published 6 de março de 2025
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Medida está sendo avaliada com duplo objetivo: negociar com EUA e atacar preço dos combustíveis no mercado interno
Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil cogita baixar tarifa sobre etanol em negociação com Trump no site CNN Brasil.  Macroeconomia, CNN Brasil Money, Donald Trump, Estados Unidos, Etanol, Tarifas CNN Brasil

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Leia MaisBrasil avalia buscar México após tarifaço dos EUAAlckmin se reúne com secretário de Trump nesta quinta para discutir tarifasTarifas de Trump não levarão a menos exportações, diz associação do agroNegociação

Pressionado por Donald Trump e sua promessa de adotar tarifas recíprocas nos Estados Unidos, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cogita reduzir a alíquota de importação sobre o etanol, o que pode acelerar a entrada no Brasil do biocombustível americano produzido a partir do milho e servir como um instrumento de negociação comercial com a Casa Branca.

A tarifa brasileira sobre o etanol está em 18% e já foi alvo de reclamações públicas da administração Trump.

Uma redução para zero — ou algo próximo de zero — passou a ser considerada como possibilidade de “matar dois coelhos com uma só cajadada”, conforme afirma um funcionário do governo brasileiro ouvido reservadamente pela CNN.

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Explicação: de um lado, o Brasil colocaria a queda da tarifa sobre o etanol na mesa de discussões com os Estados Unidos, em vez de simplesmente baixar a alíquota como medida unilateral. Seria uma forma de extrair concessões comerciais também dos americanos.

De outro lado, a entrada de mais etanol de milho americano poderia forçar uma queda de preços no mercado brasileiro, inclusive da gasolina (por causa da mistura de 27%), em um momento de baixa popularidade do governo Lula, muito por causa da alta dos alimentos e dos combustíveis.

Uma sensibilidade é o desgaste político junto aos usineiros — público já bastante arredio a Lula e ao PT.

No passado recente, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o Brasil diminuiu a alíquota de importação do etanol em uma tentativa de contar os preços dos combustíveis. Elas só voltaram para 18% no início de 2023.

Na avaliação de integrantes do governo Lula, o momento agora é diferente. O Nordeste, onde a produção é mais cara, inaugurou projetos importantes nos últimos anos e estaria mais preparado para enfrentar a concorrência sem tarifas do etanol de milho americano.

O Piauí, por exemplo, tirou do papel empreendimentos de grande porte para a produção de biocombustíveis a partir de cereais (milho e sorgo).

Ao mesmo tempo, o Brasil já vem estudando elevar de 27% para 30% a mistura de etanol anidro na gasolina.

O aumento do teor foi permitido pela Lei do Combustível do Futuro, sancionada em 2024, e as montadoras iniciaram testes – que deverão ser concluídos nos próximos meses – para verificar a capacidade de adaptação dos motores na frota de automóveis.

Se não forem constatados impactos relevantes, uma decisão pode ser tomada ainda no primeiro semestre.

A eventual elevação da mistura de etanol na gasolina geraria demanda adicional pelo anidro de 1,2 bilhão a 1,4 bilhão de litros por ano — o que atenuaria o impacto da abertura de mercado para os Estados Unidos.

Negociação

O governo Trump anunciou uma tarifa de 25% para o aço e para o alumínio importados — afetando diretamente exportações brasileiras de quase U$ 3 bilhões ao ano.

O vice-presidente Geraldo Alckmin — também à frente do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) — tem um telefonema agendado para esta quinta-feira (6) à tarde com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick.

Mesmo sem uma decisão sobre baixar a alíquota do etanol, essa mera possibilidade é objeto de visões diferentes dentro do governo brasileiro.

No MDIC, a prioridade é livrar o aço e o alumínio das sobretaxas. Portanto, caso a redução de tarifas sobre o etanol seja levada adiante, a tendência é usá-la como barganha nessas negociações.

Já o Ministério da Agricultura vê uma excelente oportunidade de aproveitar o aceno de queda da alíquota para o etanol americano como uma forma de cobrar concessões da Casa Branca também na área agrícola.

Duas prioridades são mencionadas nos bastidores: maior abertura dos Estados Unidos para o açúcar brasileiro, que enfrenta cotas muito restritivas, e a abertura do mercado para limões, que foi fechado há mais de duas décadas.

Em tese, lembram autoridades em Brasília, o potencial de negociação é alto por causa da sensibilidade eleitoral do etanol para Trump.

O “Corn Belt” (Cinturão do Milho) – principal região produtora de etanol nos Estados Unidos – tem base trumpista.

Dos seis estados que compõem o cinturão, cinco deram vitória para o republicano nas eleições presidenciais: Iowa, Nebraska, Missouri, Indiana e Kansas. A democrata Kamala Harris venceu apenas em Illinois.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil cogita baixar tarifa sobre etanol em negociação com Trump no site CNN Brasil.

 

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