By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: 70% das mulheres já desistiram de sonhos por falta de dinheiro, diz estudo 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > 70% das mulheres já desistiram de sonhos por falta de dinheiro, diz estudo 
outros

70% das mulheres já desistiram de sonhos por falta de dinheiro, diz estudo 

Última atualização: 8 de março de 2025 08:00
Published 8 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A discriminação também foi apontada como uma barreira, afetando a realização dos desejos de quase metade das correspondentes (46%)
Este conteúdo foi originalmente publicado em 70% das mulheres já desistiram de sonhos por falta de dinheiro, diz estudo no site CNN Brasil.  Lifestyle, Comportamento, Dia da Mulher, Feminismo CNN Brasil

Contents
Leia MaisOpinião: O que eu descobri quando tentei me desconectar das redes sociaisDiários feitos com “lixo” trazem alívio em um mundo cronicamente onlineEnviar um cartão postal mensal pode ajudá-lo a praticar a gratidãoViajar é o principal desejo de todas as mulheresExposição mostrará dados da pesquisa e histórias inspiradoras

Uma pesquisa mostrou que 70% das mulheres já desistiram de um sonho por falta de recursos financeiros. O levantamento foi feito pelo projeto “Sonhe Como Uma Garota”, idealizado pela produtora cultural Camila Alves e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), em parceria com o Instituto Think Olga.

O estudo “Sonhe Como Uma Garota: uma análise intergeracional dos desejos femininos” investigou os sonhos de 1.080 brasileiras, de todas as regiões do Brasil, nas faixas etárias de 18 a 29 anos, de 30 a 49 anos e 50+. Entre as perguntas feitas às entrevistadas, estão questões sobre desejos atuais e da infância, além de sonhos para o futuro.

Leia Mais

  • Opinião: O que eu descobri quando tentei me desconectar das redes sociais

    Opinião: O que eu descobri quando tentei me desconectar das redes sociais

  • Diários feitos com "lixo" trazem alívio em um mundo cronicamente online

    Diários feitos com “lixo” trazem alívio em um mundo cronicamente online

  • Enviar um cartão postal mensal pode ajudá-lo a praticar a gratidão

    Enviar um cartão postal mensal pode ajudá-lo a praticar a gratidão

De acordo com o levantamento, 75% das entrevistadas já desistiram de algum sonho e a falta de recursos financeiros é o principal motivo do abandono. A discriminação também foi apontada como uma barreira, afetando a realização dos desejos de quase metade das correspondentes (46%). As principais formas de discriminação sentidas foram o machismo e discriminação por classe social.

Segundo o estudo, as classes mais baixas sentem mais o impacto da discriminação na realização de seus sonhos, com metade das pessoas (50,4%) das classes DE sentindo que o preconceito impactou negativamente em suas capacidades de realizar sonhos. Para as classes AB, esse número foi menor (37,1%).

O levantamento também mostrou que o apoio e o suporte das famílias é considerado fator essencial para a realização de sonhos: 1/4 das mulheres já abandonou um sonho por falta de apoio familiar. Para o grupo-geral, esse número é de 19%.

Para 70% das entrevistadas, sonhar era mais fácil na infância. Segundo o estudo, as mulheres desejam mais oportunidades e segurança para conquistar seus objetivos:

  • 64% acreditam que as políticas públicas precisam melhorar o acesso a trabalho, empreendedorismo e oferecer flexibilidade no trabalho para as mulheres;
  • 59% acreditam que é preciso investimento em educação de qualidade e capacitação para a realização de sonhos;
  • 52% precisam de mais segurança e enfrentamento à violência de gênero.

Apesar dos desafios atuais, 88% das correspondentes acreditam que puderam sonhar mais alto do que suas mães e avós. O mesmo percentual afirmou perceber impactos positivos nas mudanças sociais e do movimento feminista nas oportunidades e possibilidades de novos sonhos.

Viajar é o principal desejo de todas as mulheres

Segundo o levantamento, todas as mulheres sonhavam em viajar para conhecer o mundo quando crianças. O desejo se manteve ao longo da juventude para 51% das mulheres entre 30 e 49 anos, e para 45% daquelas com mais de 50 anos. O desejo ainda é atual para 67% das mulheres entre 18 e 29 anos e para 59% das participantes das demais faixas etárias.

O estudo mostrou, também, que as diferentes fases da vida e as mudanças de prioridade impactam quase todos os sonhos. Além de viajar — sonho que se manteve em primeiro lugar em todas as faixas etárias –, para mulheres com mais de 50 anos, o principal desejo é garantir saúde física e bem-estar mental (56%), enquanto para as faixas etárias mais jovens (18-29 e 30-49) ter estabilidade financeira é o principal desejo (60% e 53%, respectivamente).

Exposição mostrará dados da pesquisa e histórias inspiradoras

Além do lançamento da pesquisa, o projeto “Sonhe Como Uma Garota” ganha uma exposição na Biblioteca Parque Villa-Lobos a partir deste sábado (8). A mostra propõe um percurso narrativo e visual onde arte, poesia, humor e ciência se encontram para ressignificar o papel das mulheres na sociedade.

Além dos dados do levantamento, a exposição apresenta histórias reais de 13 mulheres que fazem diferença em diversas áreas, desde a ciência e a educação até a arte e o ativismo social. Em um ambiente imersivo e sensorial, o público será convidado a conhecer essas trajetórias por meio de uma linguagem inspirada na estética circense, tornando a experiência envolvente, acessível e cheia de encantamento.

Um dos destaques da exposição é a apresentação biográfica de mulheres extraordinárias, transformadas em ficção pelas escritoras Gabriela Romeu e Penélope Martins, e interpretadas por artistas da palhaçaria.

Dentre as personalidades homenageadas estão a arqueóloga paraense Edithe Pereira, a educadora paulistana Ketiene da Silva, a cientista baiana Jaqueline Goes de Jesus, a cordelista cearense Auritha Tabajara, a poeta carioca Roseana Murray, entre outras. Além da interpretação cênica das biografias, a exposição contará com uma série de instalações.

Exposição “Sonhe Como Uma Garota”

  • Data: 8 a 30 de março de 2025
  • Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos
  • Endereço: Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP
  • Horário: 10h às 18h
  • Entrada gratuita

Este conteúdo foi originalmente publicado em 70% das mulheres já desistiram de sonhos por falta de dinheiro, diz estudo no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Conhecido ladrão do Guará é preso após arrombar hamburgueria

Após rumores de crise, Vini Jr. reage em publicação de Virginia; confira

O Grande Debate: Foi bom ou ruim para Derrite relatar o PL Antifacção? 

Com hat-trick de Deyverson, Fortaleza arranca empate heróico do Atlético-MG pelo Brasileirão

Ronaldo Fenômeno sobre Neymar na Copa de 2026: “Depende só dele” 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Empresário morto em Autódromo de SP: o que sabemos sobre morte até agora 

19 de junho de 2025
Soldados da PM são demitidos após beber em serviço
Com sede de poder, suplente é preso por mandar matar vereador
Acidente com trator-carreta na Índia deixa 11 mortos que iam para festival 
Polônia e EUA assinam acordo de defesa aérea no valor de quase US$ 2 bi 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?