By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Surto de sarampo nos EUA representa maior risco para grávidas e bebês 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Surto de sarampo nos EUA representa maior risco para grávidas e bebês 
outros

Surto de sarampo nos EUA representa maior risco para grávidas e bebês 

Última atualização: 12 de março de 2025 14:46
Published 12 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Caso faz parte de surto que já afetou 258 pessoas em três estados americanos. Especialistas alertam sobre perigos para gestantes não vacinadas e seus bebês
Este conteúdo foi originalmente publicado em Surto de sarampo nos EUA representa maior risco para grávidas e bebês no site CNN Brasil.  Saúde, -traducao-ia-, Estados Unidos, Gravidez, Sarampo, Saúde pública, Texas CNN Brasil

Contents
EUA têm primeira morte por sarampo em dez anos; surto já passa de 130 casosDoença misteriosa no Congo: o que já se sabe sobre os casos?Osteomielite: entenda o que é e veja principais sintomasSarampo e gravidezVacina protege além do sarampoVeja também: Como a corrida da vacina da Covid avançou o tratamento de outras doenças

Um recém-nascido com sarampo está entre os casos relatados no crescente surto no oeste do Texas, segundo autoridades de saúde pública de Lubbock. Especialistas afirmam que o caso serve como um lembrete de que a doença pode ser especialmente perigosa para gestantes e crianças muito pequenas.

“É assim que essa epidemia está disseminada, chegando até a afetar gestantes não vacinadas”, disse o Peter Hotez, codiretor do Centro de Desenvolvimento de Vacinas do Hospital Infantil do Texas e diretor da Escola Nacional de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina Baylor.

Pelo menos duas gestantes foram infectadas neste surto, segundo funcionários do Hospital Covenant em Lubbock. Oitenta e um casos de sarampo foram relatados em crianças de 4 anos ou menos no Texas e Novo México. Isso faz parte do surto maior que agora abrange três estados norte-americanos, incluindo Oklahoma, totalizando 258 casos relatados.

O bebê, que já se recuperou, nasceu de uma mãe não vacinada que foi recentemente infectada pelo vírus, segundo Katherine Wells, diretora de Saúde Pública de Lubbock.

  • EUA têm primeira morte por sarampo em dez anos; surto já passa de 130 casos

    EUA têm primeira morte por sarampo em dez anos; surto já passa de 130 casos

  • Doença misteriosa no Congo: o que já se sabe sobre os casos?

    Doença misteriosa no Congo: o que já se sabe sobre os casos?

  • Osteomielite: entenda o que é e veja principais sintomas

    Osteomielite: entenda o que é e veja principais sintomas

Sarampo e gravidez

O sarampo é uma doença altamente contagiosa transmitida pelo ar que pode causar erupção cutânea, febre, olhos vermelhos e tosse. Casos graves podem resultar em cegueira, pneumonia ou encefalite, inflamação do cérebro. Em alguns casos, a doença pode ser fatal.

Tanto recém-nascidos quanto gestantes têm maior risco de complicações pelo vírus do sarampo.

Mães não vacinadas que contraem sarampo no início da gravidez arriscam baixo peso ao nascer, parto prematuro e natimorto.

Para aquelas que contraem a infecção mais tarde na gravidez, há maior chance de transmitir a infecção ao bebê por transmissão vertical – quando o vírus passa pela placenta – ou, mais comumente, por transmissão aérea logo após o nascimento.

Quando suas mães têm imunidade contra o sarampo, bebês menores de 6 meses terão alguma imunidade através dos anticorpos dela. Mas se a mãe não é vacinada ou não tem imunidade, os bebês ficam suscetíveis.

“Neonatos têm um sistema imunológico mais frágil, e sua recuperação pode ser mais complicada”, diz a Dra. Lynn Yee, professora de obstetrícia e ginecologia da Escola de Medicina Feinberg da Northwestern.

Gestantes não vacinadas têm maior risco de complicações do sarampo, como pneumonia.

Pessoas que não estão grávidas podem receber a vacina contra sarampo-caxumba-rubéola até 72 horas após exposição ao vírus, para prevenir a infecção. Mas gestantes não podem receber a vacina; em vez disso, podem receber imunoglobulina, ou anticorpos, até seis dias após exposição ao sarampo. Bebês menores de 6 meses também podem receber imunoglobulina após exposição.

Yee nunca tratou um paciente com sarampo, mas aconselhou gestantes que foram expostas ao vírus e não haviam sido vacinadas quando crianças devido aos desejos dos pais.

“Acho que a maioria das pacientes quer se proteger, e talvez haja algum sentimento de arrependimento ou raiva por não terem sido melhor protegidas”, disse ela.

Vacina protege além do sarampo

Embora o sarampo apresente graves riscos à saúde, os médicos geralmente estão mais preocupados com como a infecção viral rubéola pode afetar recém-nascidos.

“Mulheres que não são vacinadas contra o sarampo também não são vacinadas contra a rubéola”, observou o William Moss, pediatra que dirige o Centro Internacional de Acesso a Vacinas da Escola Bloomberg de Saúde Pública de Johns Hopkins.

Entre mulheres infectadas com rubéola no início da gravidez, há 90% de chance de o bebê ter síndrome da rubéola congênita. Isso pode causar atrasos no desenvolvimento, defeitos cardíacos, surdez e cataratas. Segundo o CDC, 1 em cada 3 bebês com síndrome da rubéola congênita morrerá antes do primeiro ano de vida. Há menos risco quando a infecção ocorre após 20 semanas de gravidez.

A vacina MMR é altamente segura e eficaz, segundo especialistas. Uma dose confere 93% de imunidade contra o sarampo e 97% contra a rubéola. Com a segunda dose, a imunidade contra o sarampo também sobe para 97%.

“A coisa mais importante que você pode fazer é… se vacinar”, disse Yee. “Vacinas funcionam. …Isso é evitável. Isso não deveria estar acontecendo.”

Veja também: Como a corrida da vacina da Covid avançou o tratamento de outras doenças

OMS: 5 vidas são salvas por vacinas contra o sarampo a cada segundo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Surto de sarampo nos EUA representa maior risco para grávidas e bebês no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Trump promete tarifa de 10% para quem se alinhar às políticas dos Brics 

Trump diz que enviará cartas tarifárias a mais de 100 países nesta segunda 

PMDF apreende 43 kg de skunk, com valor estimado em R$ 600 mil

“Vale Tudo”: bastidores mostram gravação de cena icônica da novela 

China e Rússia apoiam Brasil e Índia no Conselho de Segurança; entenda 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Monitores de sono podem causar ansiedade e insônia, alertam especialistas 

11 de março de 2025
Orgulho, acrobacia e resistência: balizas gays e trans conquistam espaço no 2 de Julho, a data mais popular da Bahia
EUA aplicam novas sanções econômicas contra o Irã, diz agência 
Contas do Vitória são aprovadas em votação turbulenta e passivo de R$ 41 milhões
Caso Vitor Lobo: Polícia investiga envolvimento de médico influente e participação de empresa autorizada pela Anvisa
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?