By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Policiais federais criticam competição interna por metas 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Policiais federais criticam competição interna por metas 
outros

Policiais federais criticam competição interna por metas 

Última atualização: 13 de março de 2025 13:11
Published 13 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Comunicado interno prevê premiação a superintendências da PF nos estados que tenham mais produtividade; instituições apontam pressão e desgaste
Este conteúdo foi originalmente publicado em Policiais federais criticam competição interna por metas no site CNN Brasil.  Política, PF (Polícia Federal) CNN Brasil

Contents
Leia MaisOperações da PF aumentam após competição interna; delegados criticamPolícia Federal prepara nova troca em cargo estratégico na cúpulaMoraes pede à PF conversas de Marielle com delegado acusado por assassinatoCompetição

Após a criação do “Desafio PF 2025”, que é uma competição interna de produção da Polícia Federal nos estados, alguns sindicatos de delegados e agentes se manifestaram publicamente contra o projeto.

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), que representa os agentes, divulgou nota em que aponta “veemente repúdio”.

Leia Mais

  • Operações da PF aumentam após competição interna; delegados criticam

    Operações da PF aumentam após competição interna; delegados criticam

  • Polícia Federal prepara nova troca em cargo estratégico na cúpula

    Polícia Federal prepara nova troca em cargo estratégico na cúpula

  • Moraes pede à PF conversas de Marielle com delegado acusado por assassinato

    Moraes pede à PF conversas de Marielle com delegado acusado por assassinato

“Tal projeto soa como uma verdadeira afronta às atividades já desenvolvidas pelos servidores do órgão, que contam com destacado prestígio e respeito pela sociedade e que, mesmo que de forma ainda limitada por conta do modelo de trabalho adotado, apresentam resultados com reconhecida qualidade. Contudo, na contramão do que se busca ordinariamente como resultado, que deveria ser a qualidade do trabalho, a Direção-Geral da PF resolve incentivar uma competição com o viés de aumentar os seus números a todo custo. Lamentável e preocupante”, informa o texto.

Os sindicatos dos policiais federais de Pernambuco e Rio Grande do Sul também se pronunciaram contra o desafio.

“Como se não bastasse o estarrecedor número de suicídios, e o alarmante acometimento de doenças mentais entre os servidores, não é nada razoável admitirmos que esses profissionais sejam submetidos a uma pressão e estresse ainda maiores do que a própria atividade policial já impõe”, diz o Sindicato dos Policiais Federais do RS (Sinpef/RS).

O Sindicato dos Policiais Federais em Pernambuco caracteriza o desafio como “um experimento equivocado que busca transformar a atividade policial em uma competição”. “Como se segurança pública pudesse ser reduzida a uma métrica de produtividade. Não há espaço para a lógica de metas empresariais quando lidamos com o combate ao crime organizado, à corrupção e a outros ilícitos de alta complexidade”, destacou a instituição.

Já na parte dos delegados, o sindicato que os representa no Rio de Janeiro também seguiu o entendimento da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e Federação Nacional dos Delegados de Polícia (Fenadepol), que são contra.

“O SindpfRJ endossa as manifestações da ADPF e da Fenadepol no sentido de repudiar o pretendido desafio , e, ao mesmo tempo, recomenda aos delegados, que atuam na polícia judiciária, que continuem a exercer suas elevadas funções no mais alto nível – como sempre – resguardando, ao mesmo tempo, o máximo respeito às garantias e direitos fundamentais no âmbito do processo penal”, ressalta o texto.

No quesito perícia criminal, que embasa muitas investigações, a Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF) disse, à CNN, que “a missão da Polícia Federal não deve ser tratada como uma competição interna, nem seu desempenho pode estar condicionado a uma lógica de premiação”.

“A segurança pública exige planejamento estratégico, investimentos estruturais e condições adequadas de trabalho — e não a imposição de desafios que transferem, para os servidores, a responsabilidade pela superação de obstáculos institucionais, como a falta de recursos e infraestrutura”, pontua a APCF.

Competição

Por mais “eficiência e celeridade”, a Polícia Federal lançou o Desafio PF 2025, que é uma competição entre as 27 superintendências pelo Brasil. No entanto, passou a receber questionamentos da associação que representa os delegados.

A competição aponta que, “entre o período de 10/03 a 09/09, as superintendências regionais competirão isoladamente e em blocos regionais, buscando a melhor performance nos indicadores de operações, perícias e de polícia judiciária”, segundo texto divulgado na intranet da instituição.

Para a PF, no comunicado aos servidores, o desafio “é uma forma lúdica e objetiva” de estimular a busca de resultados almejados pela instituição. A PF diz que a estratégia vem sendo adotada por inúmeras corporações, públicas e privadas, constituindo uma ferramenta poderosa de integração, pertencimento, comprometimento e de incremento da cultura organizacional. Em 2023 e 2024, a Corregedoria-Geral da PF já havia realizado dois desafios.

Neste ano, a competição tem os objetivos de melhorar os índices operacionais; elevar o senso de pertencimento e comprometimento dos servidores mediante o engajamento e envolvimento do efetivo; e estimular a identificação de boas práticas, oportunidades de melhorias e inovação.

Sobre os questionamentos dos representantes de cada classe, a PF ainda não se pronunciou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Policiais federais criticam competição interna por metas no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Avião com destino a Buenos Aires pousa em Guarulhos sob comando de ‘Mayday’

Sidônio Palmeira adia presença em comissão na Câmara dos Deputados

Jovens confundem abreviação em cardápio e têm prejuízo financeiro; confira

Deborah Secco ganha bolada para trocar de nome no Instagram em campanha publicitária; saiba quanto

Aguinaldo Silva revela segredo para escrever “Vale Tudo” de 1988 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Dia do Livro Didático: quando surgiram os primeiros exemplares no Brasil? 

27 de fevereiro de 2025
Análise: Trump obtém grande vitória na Otan, mas questões-chave permanecem 
Lula avalia visita a acampamento do MST alvo de ataque 
Indicador antecedente de emprego cai em dezembro e aponta desaceleração do mercado de trabalho, diz FGV 
Brad Pitt revela condição para trabalhar com Tom Cruise novamente 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?