By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Crime no Parque: sequestro e morte de professora completam 12 anos
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Crime no Parque: sequestro e morte de professora completam 12 anos
outros

Crime no Parque: sequestro e morte de professora completam 12 anos

Última atualização: 24 de março de 2025 02:40
Published 24 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Há exatos 12 anos, a família de Christiane Silva Mattos convive com o luto pela perda repentina da professora. À época com 37 anos, ela foi vítima de um crime brutal que marcou o Distrito Federal. No dia 28 de março de 2013, a servidora da Secretaria de Educação foi morta no Parque da Cidade, depois de ser abordada por um criminoso no estacionamento do Pátio Brasil.

Contents
Leia tambémCrime da 113: ONG internacional revisa processo e espera “reviravolta”Em 10 anos, crimes raciais e estupro de vulneráveis explodiram no DFSSP: saiba quais crimes aumentaram e diminuíram no DF na última décadaPolícia Civil investiga como latrocínio morte de jovem espancado no DFProfessora Christiane Silva Mattos, presenteCondenação por latrocínio
Leia também
  • Distrito Federal
    Crime da 113: ONG internacional revisa processo e espera “reviravolta”
  • Distrito Federal
    Em 10 anos, crimes raciais e estupro de vulneráveis explodiram no DF
  • Distrito Federal
    SSP: saiba quais crimes aumentaram e diminuíram no DF na última década
  • Distrito Federal
    Polícia Civil investiga como latrocínio morte de jovem espancado no DF

Em entrevista ao Metrópoles as irmãs da professora (foto em destaque), Laila Silva dos Santos, 45 anos, e Ana Christine Silva dos Santos, 43 anos, compartilharam a dor imensa que o falecimento de Christiane causou aos entes. Elas lamentaram pelos sonhos da irmã que foram interrompidos e falaram com admiração sobre legado que a mulher construiu ao longo da vida.

No dia do crime, a professora tinha ido ao shopping para comprar ovos de Páscoa para o casal de filhos, na época com 2 e 7 anos, quando foi surpreendida por Walisson Santos Lemos no momento em que entrava no carro da família. O homem também embarcou no veículo e anunciou o assalto, simulando o porte de arma de fogo.

Em seguida, o criminoso determinou que Christiane o deixasse em um local sem fluxo de pessoas. A vítima parou o veículo no estacionamento 9 do Parque da Cidade, local em que o criminoso mandou que ela lhe entregasse o dinheiro que possuía.

6 imagens

Laila relembra os momentos que teve com a irmã

Christiane foi brutalmente assassinada há 12 anos
Ana Christine Silva dos Santos, 43 anos
Laila e Ana concederam entrevista ao Metrópoles
As irmãs falam da saudade que sentem de Christiane
1 de 6

Laila Silva dos Santos, 45 anos, irmã de Christiane

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

2 de 6

Laila relembra os momentos que teve com a irmã

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

3 de 6

Christiane foi brutalmente assassinada há 12 anos

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

4 de 6

Ana Christine Silva dos Santos, 43 anos

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

5 de 6

Laila e Ana concederam entrevista ao Metrópoles

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

6 de 6

As irmãs falam da saudade que sentem de Christiane

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Walisson agrediu a professora com soco e a segurou pelo pescoço, causando-lhe a morte por esganadura. Ao deixar o veículo, ele levou consigo R$ 200 em espécie, a aliança da vítima e um cartão do BRB, com o qual efetuou quatro saques no valor total de R$ 1.180 da conta bancária dela.

A família da vítima estranhou o fato de Christiane não ter ido buscar os filhos na escola, e foi até a polícia registrar ocorrência de desaparecimento. A 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) iniciou as buscas e encontrou a mulher, já sem vida, dentro do veículo no parque.

Walisson foi preso em flagrante na residência dele, em Santa Maria, no dia seguinte ao crime. Ele confessou o homicídio depois que os policiais o identificaram por meio das impressões digitais deixadas no veículo de Christiane.

O exame de necropsia feito pelo Instituto de Medicina Legal (IML) também constatou que a professora lutou pela vida ao ser atacada pelo criminoso.

Professora Christiane Silva Mattos, presente

À época do crime, Christiane era professora da rede pública de ensino do DF havia seis anos. Segundo as irmãs, ela era apaixonada por pedagogia. A vítima dava aulas para crianças do ensino fundamental, na Escola Classe 204 Sul. O amor dela pela área inspirou Laila e Ana Christine a seguirem a mesma profissão.

“O que me fez ressignificar a perda dela foi a educação. Cada vez que eu entro em sala de aula, eu sinto a presença dela”, conta Ana. Atualmente, as irmãs mantêm uma escola de reforço em Vicente Pires. “Ficou um vazio muito grande que precisávamos preencher de alguma forma com a memória dela. Tudo isso é por ela”, comenta.

No final do ano passado, como forma de manter viva a memória da professora, a equipe de gestão da escola em que ela trabalhava inaugurou uma biblioteca em homenagem à Christiane. Os pais e as irmãs estiveram presentes no evento.

Veja a inauguração da biblioteca: 

Nuna, como era carinhosamente chamada, vivia um dos melhores momentos de sua vida. Para a família, reviver certas lembranças ao lado dela ainda é doloroso, pois esses momentos despertam uma saudade profunda. Ouvir músicas de Fábio Júnior, assistir às novelas antigas e visitar lugares marcantes de Brasília continuam sendo experiências difíceis, pois trazem à tona a lembrança de sua presença.

“Já fazem 12 anos que não pisamos no Parque da Cidade, um lugar que aproveitamos muito na infância juntas, e que, hoje, representa tanta dor para nós”, comenta Laila.

A perda da irmã mais velha às vésperas da Páscoa mudou a tradição de celebrar o feriado. “Só a gente entende a dor que passamos. A data é o dia mais triste da minha vida. Procuro ocupar a cabeça para não reviver esse momento que tanto nos marcou com sofrimento”, diz Laila.

“A gente não consegue entender a razão disso ter acontecido com nossa irmã. Nos culpamos por não termos ido no shopping com ela naquele dia. Eu já briguei comigo, briguei com Deus, briguei com ela. O desejo de que ela estivesse aqui conosco é imenso. A gente tentar achar um culpado, mas sabemos que só existiu um, aquele que tirou a vida dela”, declara Ana.

Laila confidenciou que uma forma que encontrou de se conectar à irmã foi guardar um caderno de receitas que Christiane escreveu à mão. “Eu tenho guardadinho as receitas que ela fez. Ver a letrinha dela ali é uma maneira que a encontrei de fazê-la presente na rotina. Sou grata pelos 37 anos que pudemos estar juntas”.

4 imagens

Ela deixou um casal de filhos

Professora inspirou as irmãs Laila e Ana Christine a seguirem na mesma profissão
Christiane em registro ao lado da mãe
1 de 4

Christiane Silva Mattos tinha 37 anos

Imagem cedida ao Metrópoles

2 de 4

Ela deixou um casal de filhos

Imagem cedida ao Metrópoles

3 de 4

Professora inspirou as irmãs Laila e Ana Christine a seguirem na mesma profissão

Imagem cedida ao Metrópoles

4 de 4

Christiane em registro ao lado da mãe

Imagem cedida ao Metrópoles

Condenação por latrocínio

O resultado das investigações da Polícia Civil do DF revelou que Christiane foi vítima de latrocínio — roubo seguido de morte —, um crime que, em 2013, registrou 29 ocorrências. Mais de uma década depois, dados da Secretaria de Segurança Pública mostram uma redução de 72% nesse tipo de crime, com apenas oito casos notificados em 2024 na capital. Nos primeiros dois meses deste ano, não houve nenhum delito desta natureza.

Durante as diligências, Walisson chegou a apresentar pelo menos três versões diferentes sobre a motivação do crime. Em uma delas, ele alegou ter um relacionamento amoroso com a vítima, mas a história foi descartada. O criminoso e a professora não se conheciam. Antes de render Christiane, ele havia, ainda, tentado assaltar outra mulher no shopping.

Em outubro de 2013, o homem foi condenado, em primeira instância, a 23 anos de prisão em regime inicial fechado. Na sentença, o juiz da 1ª Vara Criminal de Brasília afirmou que o sentenciado agiu com “extrema frieza e violência”.

A reportagem apurou que, desde maio de 2021, Walisson cumpre pena no regime semiaberto. Em fevereiro de 2022, a Justiça do DF concedeu ao preso os benefícios do trabalho externo e das saídas temporárias.

 

 

You Might Also Like

Ex de Pedro recebeu notificação extrajudicial da família do ex-BBB; entenda 

Festa do PT marca início da pré-campanha de Lula para eleições 2026 

Exportações de veículos para Argentina desaceleram, diz Anfavea 

Exportação de carne bovina bate recorde histórico em janeiro 

Museu das Amazônias representa o Brasil em prêmio internacional 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

MP e decreto regulamentam renegociação de dívidas de estados com União 

15 de abril de 2025
Defesa de Braga Netto pede anulação de condenação por golpe de Estado; saiba mais
Instabilidade no Irã pode se espalhar na região, diz ministro da Defesa 
Quem foi Edson Café, ex-integrante da banda Raça Negra 
“Wandinha”: elenco da 2ª temporada e prévia do 1º episódio são divulgados 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?