By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Nunes Marques interrompe julgamento de Carla Zambelli que pode levá-la a perder mandato
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Nunes Marques interrompe julgamento de Carla Zambelli que pode levá-la a perder mandato
outros

Nunes Marques interrompe julgamento de Carla Zambelli que pode levá-la a perder mandato

Última atualização: 24 de março de 2025 13:02
Published 24 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), interrompeu o julgamento que pode condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por porte ilegal de arma de fogo e fazê-la perder o seu mandato como parlamentar. Ao todo já são 5 votos pela condenação, pois o ministro Cristiano Zanin antecipou sua posição mesmo após o pedido de vista do ministro Nunes Marques.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasO casoAssine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

O julgamento está em sessão virtual desde sexta-feira (21/3) e se estende até a próxima semana (28/3) e até lá outros ministros também podem antecipar os seus votos – o que não é uma prática comum na Corte, em deferência ao colega que fez o pedido de vista.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

A corrente majoritária até então segue o voto do relator, ministro Gilmar Mendes, pela condenação da parlamentar. Na avaliação dele, ao perseguir o jornalista Luan Araújo, em São Paulo, às vésperas do segundo turno das eleições de 2022, Zambelli cometeu os crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. Portanto, não há dúvidas sobre a autoria e materialidade dos crimes. A pena sugerida pelo ministro são cinco anos e três meses de prisão, além disso, a parlamentar deve perder o mandato no Congresso Nacional e ter o porte de armas cassado.

Até o momento já acompanharam o relator os ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin. Cármen Lúcia e Moraes votaram ainda na sexta-feira e Dino, no domingo.

A defesa de Zambelli argumentou que não existe crime em relação ao porte da arma de fogo porque a deputada tem o porte legalizado. Ainda, justificou a ação pelo “estado emocional da acusada”, que estava em situação de preocupação e temor por sua segurança e a de seu filho, em razão do recebimento, na noite anterior aos acontecimentos, de diversas mensagens no celular com conteúdo criminoso, incluindo ameaças de morte. O advogado afirmou também que Luan Araújo premeditou a ação, pois teria avistado a parlamentar almoçando dentro do restaurante e aguardou sua saída para proferir as ofensas.

Contudo, na análise do relator, o porte de arma de fogo para defesa pessoal “não autoriza que a portadora persiga outras pessoas em via pública com sua arma de fogo, ainda que supostos criminosos, em situações nas quais sua integridade física ou a de terceiros não está em risco”. Na avaliação de Mendes, a deputada excedeu os limites da autorização. Por isso, votou pela condenação.

O caso

Carla Zambelli foi filmada no dia 29 de outubro, véspera do segundo turno das eleições, apontando uma arma e perseguindo um homem negro em São Paulo. A deputada sacou uma arma enquanto discutia com o jornalista Luan Araújo.

De acordo com os autos, Luan Araújo repetiu algumas vezes “Amanhã é Lula” dirigindo-se ao grupo que Zambelli integrava. Depois disse: “Vocês vão voltar para o bueiro de que vocês nunca deveriam ter saído, seus filhos da puta”. Ao afastar-se do grupo, Luan Araújo, referindo-se a parlamentar, proclamou: “Te amo espanhola”.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Na sequência, Zambelli tentou ir atrás de Luan, tropeçou, caiu no chão, se levantou e, com a ajuda de um policial militar que a acompanhava, perseguiu Luan. O policial sacou o revólver e efetuou um disparo, que não atingiu Luan. Zambelli também continuou a perseguição usando uma pistola municiada até Luan conseguir se esconder.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) ofereceu a denúncia contra a deputada pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. Como efeito da condenação, solicitou o cancelamento definitivo da autorização do porte de arma de fogo da deputada e a indenização de R$ 100 mil por dano moral coletivo. No entanto, o ministro Gilmar negou a indenização.

O processo tramita como ação penal (AP) 2415.

You Might Also Like

“Três Graças”: casal Lorena e Juquinha chama atenção da web; veja 

Presidente do PL no Ceará diz que partido vai repensar aliança com Ciro 

Alcolumbre cancela sabatina de Messias e critica ausência de envio da indicação pelo governo

Muniz prega cautela sobre projeto que limita eventos na Barra; vereador pressiona aprovação

Defensoria Pública do DF dará apoio jurídico a crianças em creches

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Dia das Mães: como lidar com a data em um momento de luto? 

9 de maio de 2025
Já faz dez dias: cadela perdida por pet shop ainda não foi encontrada
Após prisão, Duterte é levado sob custódia e aguarda julgamento pelo TPI 
ProUni 2025: confira lista de estados com mais aprovados 
Mendonça mantém condenações de Palocci; voto de Nunes Marques será decisivo 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?