Hoje são isentas PLRs de até R$ 7.640; ofício ao qual CNN teve acesso propõe zerar tributo para todos trabalhadores
Este conteúdo foi originalmente publicado em Sindicatos encontram Haddad e pedem isenção para PLR na reforma no site CNN Brasil. Macroeconomia, CNN Brasil Money, Fernando Haddad, Isenção Imposto de Renda, Lucros, Sindicatos CNN Brasil
epresentantes de centrais sindicais se reúnem na noite desta terça-feira (25), em Brasília, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para apresentar demandas relacionadas à reforma do Imposto de Renda (IR).
A CNN teve acesso a um ofício que será entregue pela Central dos Sindicatos Brasileiros (CBS) ao ministro. O principal pedido é que a reforma zere o IR sobre a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos trabalhadores.
Atualmente é isenta a PLR de até R$ 7.640. Rendimentos superiores são tributados em uma tabela progressiva de 7,5% a 27,5%. Os sindicatos consideram a fórmula defasada.
Um segundo pedido será a possibilidade de dedução no Imposto de Renda para gastos com certificação e qualificação profissional em tecnologia da informação. Seria alterado trecho da Lei nº 11.482, de 2007.
As centrais afirmam que há necessidade de incentivar a qualificação dos profissionais de TI, visto que o setor enfrenta déficit de mão de obra qualificada no país. A estimativa dos demandantes é de que nos próximos anos a lacuna pode chegar a 800 mil profissionais.
“É notório que, em um cenário globalizado, a constante evolução das tecnologias disruptivas – como inteligência artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) –, impõe a necessidade de atualização contínua dos conhecimentos técnicos”, justificam as centrais.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Sindicatos encontram Haddad e pedem isenção para PLR na reforma no site CNN Brasil.