By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Como as marcas chinesas estão provando ao brasileiro que são confiáveis
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Como as marcas chinesas estão provando ao brasileiro que são confiáveis
outros

Como as marcas chinesas estão provando ao brasileiro que são confiáveis

Última atualização: 25 de março de 2025 18:43
Published 25 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Se fizermos uma pesquisa básica selecionando alguns comentários nos posts das redes sociais, a opinião é do público é bem clara em relação aos carros chineses. Muitos ainda desconfiam da sua qualidade, em modo geral, e da tecnologia de eletrificação.

  • Relacionadas
  • Carros elétricosBYD registra patentes da perua e sedã Denza Z9 de quase 1.000 cv no Brasil12 mar 2025 – 18h03
  • NotíciasOmoda & Jaecoo estreia no Brasil em abril e planeja híbridos flex nacionais19 mar 2025 – 13h03
  • NotíciasGWM Tank 300 entra em em pré-venda e já tem data para ser lançado no Brasil20 mar 2025 – 15h03

Claro que é um recorte pequeno frente ao nosso país. Mas até quem vem de fora consegue perceber isso. “Quando cheguei aqui, em 2010, falava-se muito no produto “xing-ling””, disse Fillippo Vidal, natural de Milão (Itália), e que é sócio e diretor da FutureBrand SP.

Essa é a maior dificuldade das empresas chinesas terão que enfrentar no Brasil: conquistar o brasileiro. A tarefa não é simples, apesar de sermos um “público jovem e curioso”, explicou Fillippo durante o Fórum Direções: Conexão Brasil China, realizado por QUATRO RODAS nesta terça-feira, em São Paulo.

Forum direçoes
Fillippo Vidal, sócio e diretor da FutureBrand SPFlávio Santana/Quatro Rodas

O especialista em marcas explica que há três pilares que as marcas terão que focar para conquistar o público: a já citada origem, algo que as marcas estão tentando desmistificar; a qualidade do produto; e a conexão do cliente com a marca.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

Se dependesse apenas da qualidade, as maiores chinesas do Brasil não teriam com o que se preocupar. “Nós temos certeza e o nosso consumidor comprovou que o nosso produto é confiável. Eles tem relatados poucos problemas” disse Marcelo Albino, chefe de produtos da BYD um dos painelistas do Fórum Direções.

Continua após a publicidade

Fábrica da BYD em Camaçari (BA)
Produção nacional será essencial para tropicalizar o produto, por isso as três marcas já anunciaram planos para iniciar sua produção em breveJoão Vitor Ferreira/Quatro Rodas

Ricardo Bastos, diretor de assuntos institucionais da GWM, assina embaixo, afirmando que o principal responsável por atestar a qualidade é o consumidor. “Vivemos um salto na indústria chinesa, hoje os produtos são mais confiáveis”.

forum direções
Marcelo Albino, chefe de produtos da BYDFlávio Santana/Quatro Rodas

Essa transformação chinesa foi um movimento rápido, algo que não se viu nas empresas ocidentais, de acordo com o André Maranhão, head de pós-vendas da Omoda & Jaecoo. E é justamente nesse pioneirismo que as montadoras atuais se apegam para conquistar os clientes mais desconfiados. “Quando se pensa em híbridos e elétricos, vem um carro chines na cabeça e eu atribuo isso à confiança.”

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

E para agradar o brasileiro, não há outra saída: os carros têm que estar adaptados à nossa realidade. Algo em comum é que as três montadoras já anunciaram a produção nacional. BYD e GWM já estão mais adiantadas e as duas estão iniciando a construção de suas fábricas, na Bahia e em São Paulo, respectivamente.

forum direções
André Maranhão, chefe de pós-venda da Omoda & JaecooFlávio Santana/Quatro Rodas

Mais recente em nosso mercado, a Omoda & Jaecoo estreou já com planos de produção quase que imediata. André Maranhão afirmou que as negociações para uma fábrica para montar carros da Omoda e da Jaecoo no Brasil já estão em andamento e espera-se que ela comece as operações ainda em 2025.

Continua após a publicidade

concessionária omoda jaecoo
Omoda & Jaecoo não quer que seus clientes sofra mcom a falta de peças, por isso abriram fizeram um galpão antes mesmo da chegada dos primeiros veículosOmoda | Jaecoo/Divulgação

Quando ouvimos falar de nacionalização de produto, pensamos em uma redução preço. Mas os executivos afirmam que talvez não seja isso que teremos. Mas a produção no Brasil, segundo eles, facilita a tropicalização e desenvolvimento de soluções mais específicas para o Brasil.

Na BYD, fala-se muito sobre a verticalização da produção. Em poucas palavras, é a solução caseira. A montadora detém a fabricação de boa parte dos seus componentes, entre eles, as baterias, que representam uma gorda porcentagem no custo de produção de um veículo eletrificado.

forum direções
Ricardo Bastos, diretor de assuntos institucionais da GWMFlávio Santana/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

“A BYD trata todos os mercados da mesma forma. Nossa tropicalização será rápida”, explica Marcelo Albino, se referindo aos ajustes que os automóveis importados ou de origem estrangeira costumam demandar antes de serem vendidos no Brasil.

A GWM começará sua produção em breve, daqui a três meses, aproximadamente, disse Bastos. E, para se adequar à realidade do brasileiro, ela aposta em uma parceria com o Senai para capacitar seus futuros vendedores e mecânicos. “Confiança é construir a marca com bons parceiros, uma rede treinada e capacitada.”, afirma Ricardo Bastos.

FÁBRICA GWM
Além da fábrica, GWM também vai capacitar vendedores e mecânicos para atuarem com veículos eletrificados através de uma parceria com o SenaiDivulgação/GWM

Um ponto importante é que os cursos de mecânica serão abertos a todo o público, não somente aos funcionários da GWM. “Sabemos que eventualmente o cliente vai deixar de levar o carro na concessionária e ir no mecânico de confiança.”, explica o executivo da GWM.

Continua após a publicidade

E o conhecimento do público é algo essencial para conquistá-lo, afirma Fillippo Vidal: “Quanto mais a gente conhece o público, mais as pessoas vão se sentir atendidas”.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Do lado da Omoda & Jaecoo, a confiança está sendo construída amenizando um medo que muitos brasileiros ainda têm em relação aos carros chineses: ficar sem peças. “Já temos um galpão de peças antes mesmo das vendas. As peças chegaram quase dois meses antes das primeiras unidades”, antecipou Maranhão. O depósito de peças em questão foi aberto em Cajamar, na região metropolitana de São Paulo.

Todas estas são abordagens diferentes para o mesmo objetivo. “Não queremos fazer um ‘voo de galinha’. Queremos um crescimento sólido”, disse o head de comunicação da Omoda & Jaecoo. É uma fala que vale para todas as outras concorrentes — afinal, não haveria planos de produção se não fosse para vingar. E a confiança do cliente é essencial atingir esse objetivo.

Publicidade

You Might Also Like

Declaração do Brics defende regulamentação da IA e “cessar-fogo imediato” em Gaza

Pabllo Vittar expõe tatuagem íntima em foto nua no espelho; veja clique

Presidente de federação culpa Hugo Calderano após veto de entrada nos EUA 

Sem marca no Lula 3, Sidônio faz nova aposta para garantir PT no 2º turno

Netanyahu diz que conversa com Trump pode contribuir para cessar-fogo 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

“O Agente Secreto”: equipe do filme brasileiro chega a Cannes para estreia 

17 de maio de 2025
“Caminharemos juntos”, diz Lula a Alcolumbre após eleição no Senado 
“Choro pelos momentos que perdemos de viver”, diz viúva de ciclista morto 
Putin elogia Musk e compara bilionário ao pai do projeto espacial soviético 
Trump diz que países têm até julho para fechar acordo sobre tarifas 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?