By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Como infecção por HPV pode virar câncer de colo de útero? Entenda 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Como infecção por HPV pode virar câncer de colo de útero? Entenda 
outros

Como infecção por HPV pode virar câncer de colo de útero? Entenda 

Última atualização: 26 de março de 2025 08:00
Published 26 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Principal fator de risco para o tumor é a infecção pelo vírus sexualmente transmissível; doença pode ser prevenida com vacina
Este conteúdo foi originalmente publicado em Como infecção por HPV pode virar câncer de colo de útero? Entenda no site CNN Brasil.  Saúde, Câncer do colo do útero, HPV, Vacina contra HPV CNN Brasil

Contents
Leia MaisSaúde da mulher envolve diversos aspectos: veja com o que se preocuparCom alta de casos, câncer anal pode ser evitado com vacinaHPV: mais de 36 milhões de mulheres não fazem exame preventivo, diz estudoComo o HPV e as lesões cancerígenas podem ser detectados?Como é feita a prevenção?

O câncer de colo de útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção pelo papilomavírus humano (HPV). Transmitida por meio de relações sexuais desprotegidas, a doença pode ser evitada por meio da vacinação e, portanto, a conscientização é fundamental. Diante disso, nesta quarta-feira (26) é reconhecido o Dia Mundial do Câncer de Colo de Útero.

Na maioria das vezes, a infecção pelo vírus HPV não causa sintomas. No entanto, em alguns casos, as células sofrem alterações que podem evoluir para o câncer ao longo dos anos.

Leia Mais

  • Saúde da mulher envolve diversos aspectos: veja com o que se preocupar

    Saúde da mulher envolve diversos aspectos: veja com o que se preocupar

  • Com alta de casos, câncer anal pode ser evitado com vacina

    Com alta de casos, câncer anal pode ser evitado com vacina

  • HPV: mais de 36 milhões de mulheres não fazem exame preventivo, diz estudo

    HPV: mais de 36 milhões de mulheres não fazem exame preventivo, diz estudo

“O câncer de colo de útero é 98% das vezes relacionado ao HPV”, afirma Márcia Datz Abadi, oncologista e diretora médica da MSD Brasil, à CNN. “O HPV tem uma série de sorotipos, mais de 200, mas existe em torno de 14 deles que são oncogênicos, ou seja, que causam câncer. E esse vírus é latente, fica dentro das células da mucosa do colo do útero e, dentro do DNA desse vírus, podem ocorrer mutações que podem levar ao câncer”, explica.

As mutações nas células infectadas pelo HPV podem ocorrer ao longo da vida. Isso significa que uma pessoa que contraiu o vírus pode levar anos para detectar lesões pré-cancerígenas ou, até mesmo, o câncer.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é de que, para cada ano do triênio 2023-2025, mais de 17 mil novos casos de câncer de colo de útero sejam registrados no Brasil. Entre os fatores de risco estão as relações sexuais sem preservativos, o tabagismo e o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

Como o HPV e as lesões cancerígenas podem ser detectados?

A detecção precoce do câncer de colo de útero é fundamental para aumentar a chance de tratamento e cura. Ela pode ser feita por meio de exames clínicos, laboratoriais e radiológicos. O exame preventivo — ou seja, aquele feito em pessoas sem sintomas sugestivos da doença — é o Papanicolau, capaz de detectar lesões pré-cancerígenas e fazer o diagnóstico precoce.

O exame pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública e sua realização periódica permite reduzir a ocorrência e a mortalidade pela doença.

Além do Papanicolau, a colposcopia permite a visualização da vagina e do colo de útero com um aparelho chamado colposcópio, capaz de detectar lesões anormais nessa região. As células anormais detectadas por esses exames são analisadas em uma biópsia, que confirma o diagnóstico de câncer.

Apesar da importância do diagnóstico precoce, mais de 36 milhões de mulheres não realizaram ao menos um exame preventivo no intervalo de três anos. Os dados são de levantamento feito pela Associação Umane com informações do ImpulsoGov, considerando dados do SISAB (Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica), do Ministério da Saúde.

Os dados do Observatório da Saúde Pública, da Umane, mostram ainda que, em 2023, 21% das mulheres que vivem nas capitais do Brasil nunca tinham feito o exame de Papanicolau, com base em números do Vigitel. As mulheres com menor nível de escolaridade, com até 8 anos de estudo, foram as que mais se precaveram, com 85,7% tendo feito o exame, contra 14,3% dessa faixa que nunca tinham feito o Papanicolau.

Já entre as mulheres com 9 a 11 anos de estudo, 30,2% não fizeram o exame. Entre aquelas com 12 anos ou mais de estudo, 15,4% não investigaram se tinham câncer de colo do útero.

Como é feita a prevenção?

A principal forma de prevenir o câncer é a vacinação contra o HPV. A vacina é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é indicada para:

  • Meninas e meninos de 9 a 14 anos;
  • Mulheres e homens que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos;
  • Vítimas de abuso sexual, imunocompetentes, de 15 a 45 anos (homens e mulheres) que não tenham tomado a vacina HPV ou estejam com esquema incompleto;
  • Usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de HIV, com idade de 15 a 45 anos, que não tenham tomado a vacina HPV ou estejam com esquema incompleto (de acordo com o esquema preconizado para idade ou situação especial);
  • Pacientes portadores de Papilomatose Respiratória Recorrente/PRR a partir de 2 anos de idade.

“O câncer de colo de útero mata, hoje, 19 mulheres todos os dias no Brasil. Esse é um número muito forte, que precisamos mudar”, afirma Abadi. “Entre as mulheres que ainda não se vacinaram, 57% delas responderam que foi por falta de conhecimento. Então, precisamos continuar batendo nessa tecla [sobre a importância da vacinação]”.

O dado citado pela oncologista é de pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos pedido da MSD Brasil. O estudo, feito com 500 pessoas em todo o país, mostrou que a campanha de vacinação foi citada como principal ator que levou à adesão à vacina contra o HPV por 65% dos vacinados.

HPV: mais de 36 mi de mulheres não fazem exame preventivo, diz estudo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Como infecção por HPV pode virar câncer de colo de útero? Entenda no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Polícia prende suspeito de tentativa de sequestro de Sergio Moro

Confira quais itens nunca devem ir ao micro-ondas

Aos 45 anos, Deborah Secco exibe shape definido em passeio de lancha com a filha; assista

Operação da Polícia Militar suspende decolagens em aeroporto; saiba detalhes

Brasil tem apenas um aeroporto entre os 10 melhores do mundo; saiba qual

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Kevin Costner faz 70 e celebra com foto da infância no estilo “Yellowstone” 

18 de janeiro de 2025
De volta ao Bahia, zagueiro deve receber oportunidades durante Campeonato Baiano; confira
Esporte cancela contrato com empresa investigada por corrupção no DF
Incêndios em Los Angeles causam fechamento de escolas e universidade 
Brasil x Alemanha: horário e onde assistir à United Cup 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?