By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Caged surpreende com 431 mil vagas em fevereiro e mostra mercado de trabalho resiliente
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Caged surpreende com 431 mil vagas em fevereiro e mostra mercado de trabalho resiliente
outros

Caged surpreende com 431 mil vagas em fevereiro e mostra mercado de trabalho resiliente

Última atualização: 28 de março de 2025 17:32
Published 28 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O Brasil criou 431 mil vagas formais de emprego em fevereiro de 2025, resultado 40% maior em comparação com o mesmo mês em 2024 e quatro vezes superior a janeiro de 2025. Foi o maior do mês para a série histórica e veio muito acima das expectativas de mercado, que na mediana estavam em torno de 300 mil. No acumulado do ano, o saldo foi de 576.081 postos ante 480.733 no mesmo período em 2024, um aumento de 20%.

Contents
Conheça o JOTA PRO Tributos, plataforma de monitoramento tributário para empresas e escritórios com decisões e movimentações do Carf, STJ e STFPolítica MonetáriaInscreva-se no canal de notícias tributárias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões!PNAD Contínua

Conheça o JOTA PRO Tributos, plataforma de monitoramento tributário para empresas e escritórios com decisões e movimentações do Carf, STJ e STF

O setor de serviços foi o principal responsável pela resultado no mês, gerando 254.812 postos de trabalho no mês, um aumento de de 1,10% ante mês anterior e também foi o maior crescimento no acumulado de 12 meses, com saldo de 304.149 postos formais de trabalho (+1,32%). Todos os demais também tiveram saldo positivo: Indústria com 69.884 vagas, variação positiva de 0,78%, seguida pelo Comércio (46.587 ou 0,44%), Construção (+40.871 ou 1,41%) e Agropecuária (+19.842 ou 1,08%).

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, lembrou que, apesar do recorde histórico, o mês de fevereiro é tradicionalmente positivo. Ele explicou que enxerga o número como um resultado de dois anos de políticas de crédito e incentivo à indústria, citando programas como o Nova Indústria Brasil (NIB), mas que ainda é difícil afirmar que seja uma tendência. Para o ministro, não é necessário gerar desemprego para conter a inflação.

Política Monetária

O quadro divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta sexta-feira (28/3) corrobora com o cenário apresentado pelo Banco Central (BC) de uma economia ainda operando acima de sua capacidade, pelo menos neste primeiro trimestre. Já no horizonte de médio prazo, porém, no Relatório de Política Monetária (RPM) divulgado nesta quinta (27/3), o BC revisou a estimativa de crescimento econômico em 2025 de 2,1% para 1,9%. 

Há uma expectativa de que a política monetária mais restritiva comece a ter efeitos na atividade a partir dos próximos trimestres. O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a Taxa Selic em 1 p.p, atingindo 14,25% ao ano na última reunião em março e sinalizou manutenção da alta nos juros, porém com ritmo menor nas próximas reuniões.

Ao ser questionado pelo JOTA sobre esse aumento na Selic, Luiz Marinho, disse que não tem uma posição sobre a política monetária e que na sua cadeira quer “mais empregos, salário crescendo e gente feliz trabalhando”. 

Inscreva-se no canal de notícias tributárias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões!

O ministro concordou que o controle da inflação é importante, mas isso precisa ser feito de uma forma saudável, ou seja, com mais produção, e não aumento de juros. “Eu acho que o Brasil precisa de um pacto de mais produção para conter inflação e não o contrário”, disse.

Apesar de não apresentar estimativa de PIB para 2026, a autoridade monetária prevê sinais de uma desaceleração mais forte no ano eleitoral, com o hiato do produto ficando negativo em -0,8% no terceiro trimestre.

PNAD Contínua

Em contrapartida, o desemprego se mantém em ritmo de crescimento, com a taxa de desocupação atingindo 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro de 2025. O indicador segue apresentando alta desde o trimestre encerrado em novembro de 2024, com 6,1%. O resultado divulgado nesta sexta-feira (28/3), porém, ainda é o mais baixo para o mês desde 2014. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) do IBGE.

You Might Also Like

Operação investiga grupo que se passava por policiais para aplicar extorsões

“X-9 vai morrer”: veja ameaças de traficantes a moradores no DF

Benfica “ajuda” Manchester City na Champions e Guardiola agradece Mourinho 

Moraes nega pedido para Valdemar e Magno Malta visitarem Bolsonaro 

Servidora pública fica em estado vegetativo após cirurgia de vesícula em Recife

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Ministério da Saúde aprova parceria de fundação baiana para produção de medicameto para doença rara

29 de maio de 2025
Joelma sobre não beijar na boca há sete anos: “Nunca tive tanta paz” 
Alejandro Domínguez é reeleito presidente da Conmebol até 2030 
Manual do usuário da democracia (versão beta)
BNews Summer: Dicas para um treino eficaz e seguro para manter a forma no verão
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?