By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Experimento na ISS faz “missô espacial” com feijões; veja como ficou 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Experimento na ISS faz “missô espacial” com feijões; veja como ficou 
outros

Experimento na ISS faz “missô espacial” com feijões; veja como ficou 

Última atualização: 2 de abril de 2025 15:52
Published 2 de abril de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Astronautas estão buscando ampliar as opções culinárias no espaço e fizeram o primeiro alimento fermentado
Este conteúdo foi originalmente publicado em Experimento na ISS faz “missô espacial” com feijões; veja como ficou no site CNN Brasil.  Tecnologia, Culinária, Espaço, Estação Espacial Internacional CNN Brasil

Contents
Leia maisSatélites movidos a metal sólido podem usar lixo espacial como combustível?Experimentos em microgravidade: qual sua importância na exploração espacialApós 9 meses no espaço, astronautas dizem que não tinham pressa para voltarRelembre: Astronauta francês serve crepe no espaço

Um experimento a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) produziu pasta de missô, que se acredita ser o primeiro alimento deliberadamente fermentado fora da Terra — um feito que os cientistas esperam que esclareça o potencial da vida no espaço e amplie as opções culinárias para astronautas.

O “missô espacial” apresentou um umami semelhante ao preparo feito na Terra. No entanto, segundo os pesquisadores que o experimentaram, havia uma diferença essencial: um sabor mais torrado e com notas de nozes.

Leia mais

  • Satélites movidos a metal sólido podem usar lixo espacial como combustível?

    Satélites movidos a metal sólido podem usar lixo espacial como combustível?

  • Experimentos em microgravidade: qual sua importância na exploração espacial

    Experimentos em microgravidade: qual sua importância na exploração espacial

  • Após 9 meses no espaço, astronautas dizem que não tinham pressa para voltar

    Após 9 meses no espaço, astronautas dizem que não tinham pressa para voltar

Os cientistas Maggie Coblentz, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e Joshua Evans, da Universidade Técnica da Dinamarca, enviaram um pequeno recipiente com pasta de soja cozida para a ISS em março de 2020, onde foi deixado para fermentar por 30 dias antes de retornar à Terra já transformado em missô .

A receita foi armazenada em um recipiente com sensores que monitoravam de perto a temperatura, umidade relativa, pressão e radiação, de acordo com o artigo revisado por pares publicado na revista iScience nesta quarta-feira (2).

A culinária japonesa não seria a mesma sem o preparo — mas astronautas que desejem usar esse alimento básico fermentado à base de soja no espaço podem ter que se acostumar com uma diferença no sabor.

Como parte do experimento, outros dois lotes de missô foram fermentados na Terra para comparação — um em Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos, e outro em Copenhague, na Dinamarca.

“Não sabíamos o que esperar — a fermentação nunca havia sido feita antes no espaço”, disse Evans, coautor do estudo, à CNN.

“O missô espacial era mais escuro e claramente mais agitado — o que faz sentido, já que viajou muito mais do que os misos da Terra. Foi emocionante sentir o cheiro e provar a primeira mordida.”


A mistura de missô, feita de soja, sal e koji, antes de ser lançada ao espaço para fermentação
A mistura de missô, feita de soja, sal e koji, antes de ser lançada ao espaço para fermentação • Maggie Coblentz via CNN Newsource

Ele explicou que algumas características ambientais do espaço, especialmente a microgravidade e o aumento da radiação, podem ter influenciado a forma como os micróbios crescem e metabolizam, impactando, por sua vez, o processo de fermentação.

“Combinando microbiologia, química de sabores, ciência sensorial e considerações sociais e culturais mais amplas, nosso estudo abre novas direções para explorar como a vida muda ao viajar para novos ambientes como o espaço”, disse Evans.

Além disso, ele afirmou que a pesquisa pode “melhorar o bem-estar e o desempenho dos astronautas” e “convidar a novas formas de expressão culinária, expandindo e diversificando a representação gastronômica e cultural na exploração espacial, à medida que essa área cresce”.

O missô, uma pasta fermentada e salgada de soja, é a base de muitas sopas, molhos e marinadas. Cada região do Japão tem sua própria receita especial.

Ele é tradicionalmente feito com soja embebida, água, sal e koji (um tipo de fungo), e leva cerca de seis meses para desenvolver seu sabor umami característico, que se intensifica com o tempo de fermentação.

Muitos alimentos fermentados contêm probióticos, microrganismos vivos que, quando ingeridos, podem atuar em conjunto com as bactérias benéficas do microbioma intestinal, ajudando a regular o sistema digestivo.

No entanto, Evans disse que ainda são necessárias mais análises para avaliar o valor nutricional do missô espacial, incluindo sua composição macromolecular e a presença de compostos bioativos.

Coblentz, também coautora do estudo, destacou que a fermentação do missô na ISS demonstra “o potencial da vida existir no espaço”, ao mostrar como uma comunidade microbiana pode prosperar fora da Terra.

Os cientistas há muito tempo experimentam o cultivo e a colheita de alimentos frescos no espaço, incluindo diversos tipos de alface e rabanetes. Em 2021, a ISS até sediou uma festa de tacos para celebrar a colheita das primeiras pimentas cultivadas fora da Terra.

Uma empresa japonesa também está produzindo uma versão especial de saquê fermentado no espaço. A Asahi Shuzo, fabricante da popular marca Dassai, pagou à Agência de Exploração Aeroespacial do Japão pelo acesso ao módulo experimental Kibo, parte da ISS, para conduzir testes.

A empresa também está desenvolvendo equipamentos para fermentação espacial, com lançamento planejado para 2025.

Relembre: Astronauta francês serve crepe no espaço

Nasa aponta melhores fotos da Estação Espacial Internacional em 2024

Este conteúdo foi originalmente publicado em Experimento na ISS faz “missô espacial” com feijões; veja como ficou no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Ações do Japão e Coreia do Sul sobem apesar das novas tarifas de Trump 

CNN Talks discute futuro climático e infraestrutura 

Justiça dos EUA volta intimar Moraes no caso Trump Media e Rumble 

Brasil vive uma crise grave e inédita, diz professor após impasse do IOF 

O Grande Debate: Lula erra ou acerta ao responder Trump sobre Bolsonaro? 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Pistons x Celtics: horário e onde assistir ao jogo da NBA 

26 de fevereiro de 2025
Piloto automático pode aumentar riscos de acidentes, revela estudo
Favela do Moinho é “QG do crime” com milhares de famílias, diz promotor 
Corte IDH estabelece obrigações estatais para enfrentar a crise climática
CLDF: youtuber se reúne com deputado e promete novo ato após bate-boca
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?