By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Fórmula 1: Rubinho revela detalhes de polêmica com Schumacher na Ferrari 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Fórmula 1: Rubinho revela detalhes de polêmica com Schumacher na Ferrari 
outros

Fórmula 1: Rubinho revela detalhes de polêmica com Schumacher na Ferrari 

Última atualização: 3 de abril de 2025 14:39
Published 3 de abril de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Em 2002, piloto brasileiro protagonizou momento controverso com o alemão no GP da Áustria
Este conteúdo foi originalmente publicado em Fórmula 1: Rubinho revela detalhes de polêmica com Schumacher na Ferrari no site CNN Brasil.  Automobilismo, -itatiaia-esportes-, CNN Esportes, Fórmula 1, Michael Schumacher, outros esportes CNN Brasil

Contents
Leia MaisVerstappen confirma curtida criticando saída de Lawson: “Não foi um erro”Hamilton reafirma confiança na Ferrari após desclassificação na ChinaFórmula 1: horário e onde assistir ao Grande Prêmio do JapãoCarta com detalhes da conversaReação após controvérsiaCarreira

Rubens Barrichello, ex-piloto de Fórmula 1, relembrou episódio polêmico vivido com Michael Schumacher durante o Grande Prêmio da Áustria de 2002. À época, ambos os pilotos guiavam pela Ferrari. As declarações foram dadas ao podcast 100 MiMiMi.

A controvérsia se deu por uma ordem da equipe dada a Rubinho para que ele permitisse a ultrapassagem do alemão, que conquistou a vitória naquela etapa.

O brasileiro revelou que algo semelhante havia acontecido no ano anterior, também no Grande Prêmio da Áustria. Na ocasião, Rubens teve que ceder a segunda colocação para Schumacher após ordens da equipe.

“No ano anterior àquele (2002) aconteceu a mesma coisa, pelo segundo lugar. Quando eu cheguei no box, eu falei para eles sobre isso. Falei: ‘Olha, se fosse para primeiro aconteceria a mesma coisa? (Deixar Schumacher passar) Porque tá errado isso aí’. Eles falaram: ‘Não, não, não, se fosse para primeiro a gente nunca é pedir”, iniciou Rubens.

Barrichello relatou que chegou a “bater boca” com o então chefe de equipe da Ferrari, Jean Todt.

“Então foi por isso que eu fiquei em oito voltas de argumento. Não era trocando ideia, era bater boca. Falei: ‘eu não vou fazer, não vou fazer”, concluiu.

Naquela etapa, Rubinho havia feito uma apresentação memorável. O brasileiro largou na primeira posição do grid e liderou 69 de 71 voltas.

Leia Mais

  • Verstappen confirma curtida criticando saída de Lawson: "Não foi um erro"

    Verstappen confirma curtida criticando saída de Lawson: “Não foi um erro”

  • Hamilton reafirma confiança na Ferrari após desclassificação na China

    Hamilton reafirma confiança na Ferrari após desclassificação na China

  • Fórmula 1: horário e onde assistir ao Grande Prêmio do Japão

    Fórmula 1: horário e onde assistir ao Grande Prêmio do Japão

Contudo, as ordens da equipe para favorecer Schumacher visavam garantir o alemão na liderança do Mundial de Pilotos. Antes da prova, o alemão liderava o campeonato com 44 pontos, 21 a mais que o segundo colocado, Juan Pablo Montoya.

Carta com detalhes da conversa

O brasileiro revelou ter uma carta com a transcrição completa da discussão com Jean Todt. Rubens disse ter planos para publicar toda a conversa em um livro ou documentário.

“Eu obedeci (a ordem) porque ficou naquela coisa assim, e era mais argumento, mais argumento. Eu não conto tudo isso porque eu tenho essa carta da conversa. Entendeu? Isso aí tem que sair ou num documentário, ou num livro qualquer hora”, concluiu.


  • 1 de 10

    Michael Schumacher vestindo macacão amarelo, sorrindo enquanto se abaixa na cabine de seu carro durante o Campeonato Mundial de Fórmula 1 em maio de 1992. • Bongarts/Getty Images


  • 2 de 10

    Michael Schumacher antes do Grande Prêmio da Bélgica, realizado no Circuito de Spa-Francorchamps, em Francorchamps, Valônia, Bélgica, no dia 28 de agosto de 1994. Schumacher, que foi desclassificado após terminar primeiro, dirigiu um Benetton B194 com motor Ford Zetec-R 3 5 V8 para a equipe Mild Seven Benetton Ford. • Alexander Hassenstein/Bongarts/Getty Images


  • 3 de 10

    Michael Schumacher assistindo a uma reprise na televisão da corrida final do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 1994, edição em que o alemão foi campeão pela primeira vez. A decisão foi no Grande Prêmio da Austrália, realizado no Circuito de Rua de Adelaide, em Adelaide, no dia 13 de novembro de 1994. Schumacher, que não terminou a corrida, dirigiu um Benetton B194 com motor Ford Zetec-R 3 5 V8 para a equipe Mild Seven Benetton Ford. • Alexander Hassenstein/Bongarts/Getty Images


  • 4 de 10

    Os pilotos Bertrand Gachot, Ayrton Senna, Michael Schumacher, Rubinho Barrichello, Michele Alboreto, Olivier Panis, Christian Fittipaldi e Jean Alesi em São Paulo no dia 27 de março de 1994 durante o Grande Prêmio do Brasil. • Jean-Marc LOUBAT/Gamma-Rapho via Getty Images


  • 5 de 10

    Michael Schumacher enquanto fala com os dirigentes da equipe antes do Grande Prêmio da Argentina, realizado no Autódromo Oscar Alfredo Galvez, em Buenos Aires, Argentina, no dia 9 de abril de 1995. O alemão terminou a corrida em terceiro lugar, pilotou um Benetton B195 com motor Renault RS7 3 V10 para a equipe Mild Seven Benetton Renault. • Alexander Hassenstein/Bongarts/Getty Images


  • 6 de 10

    Michael Schumacher posa para fotógrafos antes do Grande Prêmio da Alemanha, realizado em Hockenheimring, Alemanha, no dia 28 de julho de 1996. Schumacher terminou a corrida em quarto lugar e pilotou um carro Ferrari F310 com motor Ferrari 046 3 V10 para a equipe Ferrari. • Marcus Brandt/Bongarts/Getty Images


  • 7 de 10

    Michael Schumacher conversando com um oficial da equipe antes do Grande Prêmio da Hungria, realizado em Hungaroring, em Mogyorod, Hungria, no dia 10 de agosto de 1997. Schumacher terminou a corrida em quinto lugar e pilotou uma Ferrari F310B carro com motor Ferrari 046/2 3 V10 para a equipe Ferrari • Marcus Brandt/Bongarts/Getty Images


  • 8 de 10

    Michael Schumacher posa ao lado de seu carro Ferrari F310B com motor Ferrari 046/2 3 V10 antes do Grande Prêmio da Europa, realizado no Circuito Permanente de Jerez, em Jerez de la Frontera, Espanha, no dia 26 de outubro de 1997. Schumacher não terminou a corrida. • Marcus Brandt/Bongarts/Getty Images


  • 9 de 10

    Michael Schumacher é parabenizado por sua equipe após o Grande Prêmio da Alemanha, realizado em Hockenheim, na Alemanha, no dia 27 de julho de 1997. Schumacher terminou a corrida em segundo lugar e dirigiu um carro Ferrari F310B com motor Ferrari 046/2 3 V10 para a equipe Ferrari • Bongarts/Getty Images


  • 10 de 10

    Michael Schumacher no pódio com o vencedor da corrida, o piloto austríaco Gerhard Berger à direita do quadro, no Grande Prêmio da Alemanha, realizado em Hockenheim, na Alemanha, no dia 27 de julho de 1997. Schumacher terminou a corrida em segundo lugar e pilotou um carro Ferrari F310B com motor Ferrari 046/2 3 V10 para a equipe Ferrari. Berger dirigiu um carro Benetton B197 com motor Renault RS9 3 V10 para a equipe Mild Seven Benetton Renault. • Foto de Bongarts/Getty Images



Reação após controvérsia

Durante a cerimônia de premiação da prova, Schumacher deu o troféu de vencedor para Rubens. Ainda assim, a atitude não foi suficiente para conter a insatisfação do público, que vaiou o alemão.

Rubens expôs o sentimento após a controvérsia e disse ter passado mal depois do ocorrido.

“Assim, acabou a corrida e eu fiquei olhando (para o público) e pensei assim: ‘Cara, eu fiz a coisa certa?’ Porque você olha para o público, o público tava passado, né, vaiando. As equipes inteiras vaiando, e o Schumacher se sentiu mal nesse momento”, iniciou.

“Depois que acabou o pódio, antes de ir para a conferência de imprensa, eu pedi para ir ao banheiro e passei mal. Muito mal. Eu estava incomodado, precisava de um telefone para ligar para o meu pai. Era esse cara (pai), minha mãe, as pessoas que trabalham por mim, que deram tudo por mim”, concluiu.

Carreira

Barrichello disputou 323 Grandes Prêmios em sua carreira na Fórmula 1. Com passagens pelas equipes Jordan, Stewart, Ferrari, Honda, Brown GP e Williams, o brasileiro conquistou 14 pole positions e 11 vitórias.

Rubinho tem como melhores resultados em Mundiais de Pilotos dois vices-campeonatos, em 2002 e 2004.

Ayrton Senna e Xuxa: relembre por que o namoro acabou

Este conteúdo foi originalmente publicado em Fórmula 1: Rubinho revela detalhes de polêmica com Schumacher na Ferrari no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Son Heung-min anuncia saída do Tottenham após 10 anos: “Decisão mais difícil da minha carreira”

Brasil x Colômbia: escalações e onde assistir a final da Copa América 

Mesmo proibido por Alexandre de Moraes, Bolsonaro reaparece nas redes sociais; veja

Autoridades do setor elétrico reduzem previsão na carga de energia em 2025 

Exposição em SP explora a palavra como imagem e gesto artístico 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Dalai Lama completa 90 anos e seguidores se reúnem na Índia para comemorar 

6 de julho de 2025
Mar invade cidade no RS após ciclone e morador encontra golfinho no asfalto 
Senadores alertam que EUA vão taxar países que negociam com a Rússia 
Advogado de Garro comenta acidente e admite uso de álcool: “Uma ou duas taças” 
EUA sinalizam disposição a dar linha de crédito à Argentina, diz Bloomberg 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?