By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Tarifaço de Trump começa a valer neste sábado (5) com taxas de 10% 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Tarifaço de Trump começa a valer neste sábado (5) com taxas de 10% 
outros

Tarifaço de Trump começa a valer neste sábado (5) com taxas de 10% 

Última atualização: 5 de abril de 2025 08:25
Published 5 de abril de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Na quarta-feira (9), as maiores taxas de 11% a 50% devem entrar em vigor; importações da União Europeia serão atingidas com 20%, enquanto produtos chineses serão atingidos com tarifa de 34%
Este conteúdo foi originalmente publicado em Tarifaço de Trump começa a valer neste sábado (5) com taxas de 10% no site CNN Brasil.  Macroeconomia, Donald Trump, Estados Unidos, EUA, tarifaço, tarifaço de Trump, Tarifas CNN Brasil

Contents
Leia mais:China busca novos mercados após tarifas de Donald TrumpIbovespa despenca 3,5% na semana com guerra comercial; dólar sobe 1,3%Entenda a guerra comercial que afeta a economia mundial

Nos Estados Unidos, agentes alfandegários começaram a cobrar a tarifa unilateral de 10% do presidente Donald Trump sobre todas as importações de muitos países, neste sábado (5). O Brasil está entre os afetados.

As taxas mais altas que afetarão produtos de 57 grandes parceiros comerciais dos EUA estão previstas para começar na semana que vem.

A taxação inicial de 10% entrou em vigor nos portos marítimos, aeroportos e armazéns alfandegários dos EUA às 00h01, no horário da Costa Leste dos EUA (1h, no horário de Brasília), marcando a rejeição total de Trump ao sistema de tarifas mutuamente acordadas do pós-Segunda Guerra Mundial.

“Esta é a maior ação comercial de nossas vidas”, disse Kelly Ann Shaw, advogada comercial da Hogan Lovells e ex-assessora comercial da Casa Branca durante o primeiro mandato de Trump.

Leia mais:

  • China busca novos mercados após tarifas de Donald Trump

    China busca novos mercados após tarifas de Donald Trump

  • Ibovespa despenca 3,5% na semana com guerra comercial; dólar sobe 1,3%

    Ibovespa despenca 3,5% na semana com guerra comercial; dólar sobe 1,3%

  • Entenda a guerra comercial que afeta a economia mundial

    Entenda a guerra comercial que afeta a economia mundial

Shaw disse em um evento da Brookings Institution na quinta-feira que ela esperava que as tarifas evoluíssem ao longo do tempo, à medida que os países buscassem negociar taxas mais baixas. “Mas isso é enorme. Esta é uma mudança bastante sísmica e significativa na maneira como negociamos com todos os países da Terra”, ela acrescentou.

O anúncio de tarifas de Trump na última quarta-feira (2) abalou profundamente os mercados de ações globais, eliminando US$ 5 trilhões em valor de mercado de ações para empresas do S&P 500 até o fechamento de sexta-feira (4) – uma queda recorde de dois dias.

Os preços do petróleo e das commodities despencaram, enquanto os investidores fugiram para a segurança dos títulos do governo.

Entre os primeiros países atingidos pela tarifa de 10% estão Brasil, Austrália, Reino Unido, Colômbia, Argentina, Egito e Arábia Saudita. Um boletim da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP, na sigla em inglês) para embarcadores indica que não há período de carência para cargas na água à meia-noite de sábado.

table visualization

Mas um boletim da CBP forneceu um período de carência de 51 dias para cargas carregadas em navios ou aviões e em trânsito para os EUA antes das meia-noite de sábado. Essas cargas precisam chegar até as 00h01, no horário da Costa Leste dos EUA (1h01, no horário de Brasília), de 27 de maio para evitar a taxa de 10%.

Neste mesmo horário, na quarta-feira (9), as maiores taxas de tarifas “recíprocas” de Trump de 11% a 50% devem entrar em vigor.

As importações da União Europeia serão atingidas com uma tarifa de 20%, enquanto os produtos chineses serão atingidos com uma tarifa de 34%, elevando o total de novas taxas de Trump sobre a China para 54%.

O Vietnã, que se beneficiou da mudança das cadeias de suprimentos dos EUA para longe da China após a guerra comercial do primeiro mandato de Trump com Pequim, será atingido por uma tarifa de 46% e concordou na sexta-feira (4) em discutir um acordo com Trump.

O Canadá e o México foram isentos das últimas taxas de Trump porque ainda estão sujeitos a uma tarifa de 25% relacionada à crise do fentanil nos EUA para produtos que não cumprem as regras de origem EUA-México-Canadá.

Trump está excluindo das tarifas produtos sujeitos a taxação separada de segurança nacional de 25%, incluindo aço e alumínio, carros, caminhões e autopeças.

O governo republicano também divulgou uma lista de mais de 1.000 categorias de produtos isentas das tarifas.

Avaliadas em US$ 645 bilhões em importações de 2024, elas incluem petróleo bruto, produtos petrolíferos e outras importações de energia, produtos farmacêuticos, urânio, titânio, madeira e semicondutores e cobre. Exceto por energia, a administração Trump está investigando vários desses setores para novas tarifas de segurança nacional.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tarifaço de Trump começa a valer neste sábado (5) com taxas de 10% no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

“Patinho feio”, Fluminense encara o Chelsea pela semi do Mundial de Clubes 

STJ mantém Cofins sobre repasses de plano de saúde a credenciados

Cena icônica de Raquel rasgando vestido de Maria de Fátima em ‘Vale Tudo’ agita a web; assista

Nova rota: megaoperação combate grupo que abastece DF com drogas

Governo russo se diz chocado com morte de ex-ministro demitido por Putin 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Justiça condena deputado por incentivar atos antidemocráticos após eleições de 2022 

11 de janeiro de 2025
Vazamento expõe bilhões de senhas do Google, Apple e meta, diz site 
Enem 2025: saiba como consultar as provas antigas 
Presidente de Israel visita prédio residencial atacado pelo Irã 
Barroso nega influência de lobbies empresariais, mas sua agenda mostra o contrário
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?